quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PAIGC CONGRATULA COM O REGRESSO DE CARLOS GOMES JÚNIOR A GUINÉ-BISSAU

O Líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) congratulou-se esta quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018, com a intenção do antigo primeiro-ministro e o ex- presidente do partido, Carlos Gomes Júnior de regressar a Guiné-Bissau.

“Nós saudamos o regresso, porque é um cidadão nacional que regressa ao seu país, esperemos que as entidades que trabalharam neste sentido tenham criado todas as condições necessárias para garantir a sua segurança e da sua família”, declarou Domingos Simões Pereira.

Gomes Júnior foi afastado do Executivo na sequência do golpe de Estado militar de 12 de Abril de 2012, na noite da véspera da segunda volta das eleições presidênciais na altura, a que se apresentava contra Kumba Ialá, o carismático líder do Partido da Renovação Social (PRS).

Em declaração a imprensa momento depois de receber cumprimento de novo ano por algumas estruturas do partido, incluindo a Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), Domingos Simões Pereira, mostrou-se confiante no trabalho das entidades que estão a trabalhar para vinda do político.

Questionado pela imprensa se o regresso do antigo líder do partido não irá perturbar a realização do IX congresso do PAIGC a realizar-se entre 30 de Janeiro e 04 de Fevereiro, o líder dos libertadores refutou esta ideia.

“Eu penso que não, o PAIGC é uma entidade firme, coesa que gere os assuntos na base, nos seus órgãos estatuários e não consigo ver nenhuma relação entre estes dois momentos”, argumentou Simões Pereira ladeado de alguns dirigentes do partido na sede principal do partido em Bissau.

Na opinião do líder do Partido da Unidade Nacional (PUN), partido sem representação parlamentar, o momento não é oportuno para vinda de Carlos Gomes Júnior devido à situação vigente no país, que mergulhou numa crise politica há mais de dois anos.

Numa entrevista exclusiva concedida esta quarta-feira a Rádio Jovem, Idrissa Djaló, relembra que paira varias acusações a volta do antigo primeiro-ministro sobre assassinatos de algumas personalidades do país, nomeadamente João Bernardo Vieira.

“A decisão de regressar ao país cabe ao Carlos Gomes Júnior, porque ele é soberano a tomar esta decisão, mas a meu ver o momento não é oportuno, porque na governação de Gomes Júnior muitas pessoas foram assassinadas, é uma situação por si só muito grave”, explicou Djaló a nossa estação emissora.

Com “Cadogo” como é conhecido no país, caíram também o Chefe de Estado interino, Raimundo Pereira e o antigo chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Zamora Induta, na altura. Desde essa altura, Carlos Gomes Júnior tem residido entre Portugal e Cabo Verde.

De referir que, o coordenador do Movimento Nacional Cívico “No DJUNTA MOM PA FIDJUS DI TCHOM RIBA CASA”, disse que o antigo primeiro-ministro, Gomes Júnior, vai regressar a Guiné-Bissau no próximo dia 18 do mês em curso.

Em conferência de imprensa na última terça-feira, Fernando Gomes, afirmou que já existem todas as condições necessárias para o regresso de Gomes Júnior a Guiné-Bissau.

De referir que desde 2012, o regresso de Carlos Gomes Júnior a Guiné-Bissau tem sido tema de destaque na imprensa nacional e internacional. Vários intervenientes políticos aconselham o militante do PAIGC a abdicar desta intenção e a pensar seriamente na sua segurança.

// Alison Cabral
Radiojovem

ENTRE A LIBERDADE DE VOTO DOS DIPUTADOS E AS DISCIPLINAS DE VOTO DOS PARTIDOS GUINEENSES

A liberdade de voto dos deputados é a base da democracia representativa. Se a maquinarias dos partidos políticos, conseguir anular aos nossos parlamentares portanto, estaríamos em frente duma ditadura partidários, já que os representantes de povo converterão-se-ia exclusivamente em meros servidores dos seus respectivos partidos.

Para evitar essa contradição surrealista entre a democracia representativa e a opressão por conveniência dos partidos políticos, a nossa Carta Magna adopta o modelo conhecido como mandato representativo (ver artigos 2.2 e artigo 78.2 e .3). No qual, os representantes do povo vulgo deputados, não estão ligados a nenhum mandato e estão sujeitos unicamente a sua consciência, tal liberdade está amparado pelo artigo 82.1. da nossa lei suprema (a constituição).

Contudo isto, segundo estatutos de alguns partidos guineenses, há suposições interdisciplinares, cujo o objetivo é, marcar a pauta de atuação dos seus deputados, quer dizer, sobre o cumprimento das disciplinas internas dos partidos, daí a famosa disciplina de voto.

É certo que, os partido podem adoptar algumas medidas corretivas internas no caso dos deputados dissidentes basada nos estatutos aprovados pelos órgãos do partido, más essas medidas devem estar sempre en coerência com a constituição. Em nenhum caso, as medidas corretivas podem contrariar a nossa lei suprema como por exemplo declarar a perda de mandato de um deputado, sabendo que um partido não pode destituir um diputado, já que os partidos são associações privadas investidas de funções públicas e não têm competência para nomear, nem destituir formalmente aos titulares de cargos estatais.

Defendamos a DEMOCRACIA REPRESENTATIVA REAL no nosso país, com a mesma revolta que tinha o sangue dos nossos saudosos camaradas combatentes da patria, com a mesma determinação pela verdade e pelo respeito com que Amilcar cabral, Titina Syla, Domingos Ramos...ão se bateram em cheio pela honra e dignidade, em defesa de valores que temos aprendido desde da infância. JAIMAIS AO TOTALARISMO PARTIDARIOS CAMUFLADOS DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.

Barcelona, 29 de Agosto 2017
Jean Luc Mendes

Saúde/SIDA - SNLS beneficiou de sete milhões de Euros em 2017 para combater a doença

Bissau, 10 Jan 18 (ANG) – O secretário executivo do Secretariado Nacional de Luta contra. Sida (SNLS) revelou hoje à ANG que a instituição beneficiou , em 2017, de sete milhões de Euros do Fundo Mundial para combater a doença na Guiné-Bissau. 

Califa Soares Cassamá disse que foi graças a referida verba que o SNLS obeteve muitos êxitos no âmbito da luta contra o flagelo no pais.

“O SNLS que foi o recipiente principal da verba trabalhou com outras Ongs parceiras sub-recipientes nomeadamente a Enda-Saúde, Acção Ajuda e a Célula de Gestão de Programa Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS)” explicou.

Outras ONGs sub-beneficiários nomeadamente a Associação Guineense do Bem Estar Familiar(AGUIBEF), ONG Pró-Bolama, a Rede das Pessoas com VIH entre outras igualmente trabalharam com a SNLS.,

Cassamá afirmou ainda que, como prestadores de serviço, o SNLS trabalhou com várias outras ONGs e algumas instituições estatais casos do Hospital de Cumura, Ong Cêu e Terra, Instituto Nacional de Saúde(Inasa), Centro de Comercialização de Medicamentos Essenciais(Cecomes), o Programa da ONU para o Desenvolvimento entre outros.

Sublinhou que no ano passado o SNLS encomendou cinco estudos diferentes que irão permitir a actualização dos dados sobre a real situação da VIH/Sida na Guiné-Bissau.

Questionado sobre o que está por detrás da transferência  da gestão dos fundos da Sida doados pelo Fundo Mundial à Célula do Programa Nacional de Desenvolvimento Sanitário, Cassamá respondeu que não há motivos para o alarme nesta situação.

“Antes da minha vinda para o SNLS já tinha havido um esfriar de relações entre o Secretariado e o financiador. Depois do início das minhas funções a situação melhorou consideravelmente, mas a decisão de transferir a gestão já tinha sido tomada. Mas isso é somente gerir os fundos as actividades vão continuar  a serem coordenadas pelo SNLS”, disse.

Disse entretanto que  estão a trabalhar para que, no futuro, o SNLS voltasse a gerir  os fundos alocados pelo Fundo Mundial ao país para o combate a sida.

“O que estamos a fazer é igualmente trabalhar no sentido de beneficiar de fundos dos outros parceiros do sector. Temos de trabalhar nesse sentido porque só com a diversificação as fontes de financiamento é que, de facto, poderemos dar resposta à luta contra sida no país”, explicou.

Califa Cassamá afirmou  que as relações entre o SNLS e o Fundo Mundial estão agora muito melhor e num bom caminho, acrescentando que a taxa de absorção dos fundos que outrora constitui problemas,  deixou de  ser problemas.

“Vocês podem testemunhar as obras em curso na sede do SNLS, que falam por si. Estamos tranquilos e vamos continuar a trabalhar”, referiu.

Califa Soares Cassamá disse que a taxa de prevalência de sida actualmente na Guiné-Bissau é de 3.3 por cento em todo o país.

 Acrescentou  que cada região tem a sua especificidade, e  a título de exemplo, indica  a capital Bissau, como sendo a região com a  taxa mais alta de seropositivos, seguida da região de Oio e de Bafatá.

“Estas duas regiões têm factores culturais que estão a navegar contra a maré no combate à sida. Por exemplo factor poligamia, em que um homem tem várias mulheres e ter relações sexuais com estas mulheres tem sempre probabilidade de contrair a doença, para além da possiblidade de ter amigas fora do casamento”, explicou.

Disse que por exemplo ,na região de Oio, onde  há um determinado etnia com uma prática denominada “Bnanhá”, que significa um chefe de família quando se desloca  para uma determinada tabanca para assistir cerimónias de circuncisão ou funeral é-lhe  dado  uma mulher para pernoitar.

ANG/ÂC/SG

DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE TERÁ MAIOR PRECISÃO E RAPIDEZ NA GUINÉ-BISSAU


Mais de 20 técnicos nacionais do hospital “Raoul Follereau”, principal centro de tratamento da tuberculose da Guiné-Bissau, estão ser capacitados sobre novos aparelhos de diagnósticos da doença, constatou terça-feira, 09 de Janeiro de 2018, uma equipa de reportagem da Rádio Jovem.

O novo equipamento instalado no hospital irá permitir aos profissionais de laboratório fazer teste rápido para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detetar a presença do bacilo causador da doença em 80 minutos, segundo a indicação do técnico que está a ministrar a formação.

Para Mamadu Saliu Sanha, representante da “Ahead”, a ONG que gere o hospital “Raoul Follereau”, com a implantação desta nova tecnologia, conhecido por “Gene Xpert” o diagnóstico da tuberculose será mais eficiente.

“Podemos falar que é uma tecnologia altamente avançada, sobretudo em África, porque poucos hospitais têm estes aparelhos que podem testar os bacilos causadores da doença, por isso, esta tecnologia é muito importante para testar os pacientes com a tuberculose, porque anteriormente tínhamos muitas dificuldades, mas agora utilizando estes aparelhos da última geração, o diagnóstico vai ser muito eficiente”, explicou Saliu Sanha.

A ação de formação destinada aos profissionais do laboratório do principal centro de tratamento da tuberculose do país está ser ministrado por um biólogo italiano e especialista em microbiologia, Renzo Cristofoli.

Durante cinco dias, o biólogo italiano para além de capacitar os profissionais da saúde, vai ainda capacitar os utilizadores destes novos aparelhos na forma de interpretar com precisão todos os dados obtidos, através deste aparelho de nova tecnologia que está copulada a um sistema informativo.

Em declaração a imprensa, Renzo Cristofoli, realçou as vantagens destas tecnologias, contudo referiu que o fundamental é ter capacidade para utilizar estes aparelhos.

“Não é muito complicado utilizar estes aparelhos, mas quando os profissionais de saúde vão trabalhar com este apareho de alta tecnologia é preciso ter conhecimentos adequados”, alertou biólogo e especialista em microbiologia.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa e é propagada pelo ar. Um doente, sem tratamento, pode infectar de 10 a 15 pessoas por ano.

Segundo especialistas da saúde, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e do tabaco associado à fraca alimentação são também outros dos fatores para este recrescimento da doença.

De referir que a Organização Não Governamental Italiana, Ajuda a Saúde e Desenvolvimento (AHEAD), que assumiu administração do hospital “Raoul Follereau”, tem estado a investir muitos recursos financeiros na assistência aos doentes de tuberculose internados no centro.

// Alison Cabral

Fotos: Alison Cabral
Radiojovem

IIº Congresso da Sociedade Civil - Comissão Organizadora confirma acto para 13 e 14 deste mês

Bissau, 10 Jan 18 (ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora do IIº Congresso do Movimento Nacional da Sociedade Civil (MNSC), disse hoje que a reunião magna daquela organização vai ter lugar nos dias 13 e 14 de Janeiro, com a participação de  122 delegados vindos de todo o pais.

Iúri Bigna Nafantchamna, em entrevista exclusiva à ANG disse que no momento, a comissão está a últimar os trabalhos e hoje mesmo será publicado a lista definitiva dos candidatos e depois cada delegação vai mandar os nomes dos seus delegados que vão tomar parte no congresso.

Questionado se a comissão que dirige vai mesmo ser capaz de realizar o acto na data prevista, uma vez que a outra extinta teve dificuldades para o fazer, Nafantchamna disse que isso vai depender de todos os envolvidos começando pela Direcção Cessante do MNSC e os delegados.

“Pensamos que não vai ser adiada porque os preparativos estão num bom caminho e os trabalhos estão a ser feito na base do regulamento e no estatuto do Movimento. Vamos tudo fazer para que haja transparência”, explicou.

Para a liderança da organização, concorrem três candidatos nomeadamente  Fodé Mané, Osvaldo Nanque e Fodé Caramba Sanhá, e o Presidente da Comissão Organizadora apelou a presença de todos os delegados ao Congresso pedindo-os que façam a escolha de forma livre e consciente do novo líder do Movimento.

A realização do congresso foi, por varias vezes, adiado, acabando a então comissão organizadora por ser destituida, com acusação de incumprimento dos estatutos da organização.  

ANG/MSC/ÂC/SG

Norberto Canha opera 20 doentes com elefantíase na Guiné


Na quinta-feira (dia 11), Norberto Canha, médico e antigo professor universitário de Coimbra, desloca-se à Guiné Bissau para operar cerca de 20 doentes com elefantíase ou filariose linfática.

O ortopedista, que foi presidente dos Hospitais da Universidade de Coimbra, será acompanhado por Celso Cruz, cirurgião plástico que dirigiu a Cirurgia Plástica e Reconstructiva dos HUC.

Há mais de um ano que a equipa organizadora liderada por Norberto Canha, que inclui Carlos Lobo (Água Triangular) e Miguel Silva (Associação Union Fraternelle Portugal – AUFP), prepara esta viagem, com o médico de Coimbra a salientar a colaboração de Carlos Lobo como “verdadeiro coordenador da Missão Catimbó.

Um dos objectivos da missão será “transmitir os conhecimentos do tratamento da doença, pelo que as intervenções contarão com a participação de médicos locais”, sublinha Norberto Canha.

A filariose linfática (doença) e elefantíase (deformidades) são doenças endémicas que ocorrem nos países tropicais e subtropicais e que, de acordo com a OMS, atingem cerca de 100 milhões de pessoas nestas regiões por todo o mundo.

Trata-se de uma doença epidémica que é transmitida por um mosquito e o seu agente é uma filária que obstrui os vasos linfáticos e provoca o aumento de volume dos membros inferiores (elefantíase).

A descoberta da cura da doença e do tratamento das deformidades terá sido feita por Norberto Canha, como cirurgião militar mobilizado entre 1961 e 1963, na Guiné.

As intervenções que agora irão decorrer no Hospital Simão Mendes, em Bissau, decorrem no âmbito de um projeto realizado em parceria com as ONGD Água Triangular e Associação Union Fraternelle Portugal (AUFP), contando com o apoio da Fundação Lions de Coimbra.

A Missão Catimbó terá cobertura da televisão guineense RGB.

Campeaoprovincias.pt
RIP: Faleceu esta madrugada em Bissau, a Deputada da Nação Adja Aminta Baba, mãe do jornalista Muniro Konte. Os restos mortais da malograda encontram-se na casa grande no Bairro de Ajuda, e o funeral acontece ainda hoje, em Farim. AAS

Úmaro El-Moktar Sissoco Embaló: “GUINÉ-BISSAU É UM PAÍS DE DESINFORMAÇÃO E DE TRAIÇÃO”

[ENTREVISTA] O Primeiro-ministro, Úmaro Sissoco Embaló, afirmou durante uma entrevista exclusiva ao semanário O Democrata que a “Guiné-Bissau é um país de desinformação e de traição”. Para Sissoco Embaló, a traição é algo que caracteriza a sociedade guineense. Quanto à desinformação, assegurou que os guineenses herdaram-na da república vizinha da Guiné-Conacri onde o PAIGC tinha a sua base durante a guerra de libertação.

Relativamente ao Acordo de Conacri, Sissoco Embaló considera o documento um “Acordo lionbrandi” (de Lion Brand, conhecido espiral anti mosquitos), sem justificar a razão. Acrescentou que o seu nome conseguiu angariar mais consenso dos signatários, ou seja, reuniu a maioria de deputados no Parlamento.

Relativamente à negociação com a União Europeia para o acordo de pescas, disse que já foram realizadas muitas rondas de negociações, mas que pela primeira vez os parceiros sentiram que estão a lidar com pessoas honestas e patriotas.

“Recebíamos nove milhões de Euros no âmbito de acordo de compensação das pescas, mas nós exigimos que o valor seja aumentado. Mesmo que não atinjamos a quantia dos 60 milhões concedidos aos outros países, queremos metade, isto é, 30 milhões de Euros. A União Europeia alega que não pode subir o valor para os 30 milhões, mas para 11 (onze). Nós recusamos. Essa é a razão das dificuldades na assinatura do acordo até este momento”, contou.

O Democrata (OD): Senhor Primeiro-ministro, como avalia o seu governo? Pode fazer uma avaliação política da sua travessia do ‘deserto’ até este momento?

Úmaro Sissoco Embaló: Quero começar por dizer que existem dados ou provas que falam por si, sobre o desempenho do executivo que lidero, que demostrou boas performances, elogiadas pelas instituições financeiras internacionais. Sou o Primeiro-ministro escolhido na base da confiança do Presidente da República, do Partido da Renovação Social (PRS) que detém 41 mandatos no Parlamento, do grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC, 2 deputados do Partido da Convergência Democrata (PCD) e 1 do Partido da Nova Democracia (PND) mais o grupo de 18 partidos políticos sem assento no Parlamento.

Quando assumi as funções de chefe do governo, muitas pessoas a nível do país alegavam que eu não conseguiria, ou seja, que não completaria sequer um ano de governação. Recordo que o Primeiro-ministro de São Tome e Príncipe, Patrício Trovoada, disse a uma pessoa próxima: Desta vez é que a Guiné-Bissau vai ter um primeiro-ministro que ficará mais de três meses na governação. É desta vez, é ele quem vai conseguir…

Assumi um país com grandes problemas sociais e com uma situação de relações quase cortadas com várias organizações internacionais, sobretudo com as instituições financeiras internacionais, em particular o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM). Apesar de tudo, aceitei o desafio de ajudar o meu país, ou seja, de tirá-lo daquela situação complexa. Não tínhamos nenhum programa com as instituições de Bretton Woods. Aliás, nem tínhamos uma boa relação com a CEDEAO, a União Africana e inclusive a União Europeia.

Decidi sozinho definir o eixo do trabalho para acertar as coisas. Tomei o compromisso de usar toda a minha influência angariada pelo mundo fora ao longo de muitos anos para o bem-estar do país. As negociações para a formação do executivo foram o momento mais difícil que passei no exercício das minhas funções como Primeiro-ministro! Escrevi cartas às direções dos dois grandes partidos com assento no parlamento (PAIGC e PRS). Havia grande espectativa e vontade demostrada da parte dos libertadores (PAIGC), de fazer parte do meu governo.

Posso afirmar aqui que tinha 90 por cento de certeza que o nosso partido (PAIGC) entraria no executivo. Infelizmente não sei o que aconteceu depois que o levou a desistir… Foi uma promessa que recebera da parte do partido. Mas quero reafirmar mais uma vez que não condeno ninguém do partido por recusar participar no executivo.

OD: Pode explicar de forma sintética a razão da desistência dos libertadores em participar no seu governo?

USE: Prefiro deixar o partido contar aos guineenses a razão que o levou a desistir… O Acordo de Conacri, que o partido reclama a sua implementação… é importante que as pessoas saibam que não foi o PAIGC que apresentou o nome de Augusto Olivais nas negociações. Foi o Presidente José Mário Vaz. Ele indicou o meu nome, o do Mamadu Fadia e o do Olivais vem na terceira posição. Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, levou o nome de Carlos Correia. Cipriano Cassamá apresentou o nome de Mário Cabral…

OD: Não se sentiu traído pelo seu partido (PAIGC) que lhe tinha prometido que faria parte do executivo e nas últimas horas desistiu?

USE: Não gosto de usar a palavra traição. A minha maior virtude é a humildade, que me ajuda a relacionar-me com pessoas de diferentes níveis sociais. Antes da formação do executivo, lembro-me que viajei com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, para o Senegal. Se recordarem bem, aqui no nosso Aeroporto, ele disse: temos que apoiar este governo até ao fim, porque já estamos cansados desta crise. E no Senegal reafirmou a mesma coisa perante o Presidente senegalês, Macky Sall.

Muitas pessoas do partido ficaram mal com a posição de Cipriano. Alguns queriam brigar com ele depois do seu regresso do Senegal. Naquela altura, todos assistimos aqui ataques contra ele. Infelizmente este é o país que temos!…

OD: Acha que a pressão da direção do partido fez o presidente da Assembleia Nacional Popular desistir de apoiá-lo?

USE: Apenas o partido ou o Cipriano Cassamá é que pode explicar. Entendi que não havia boa-fé da parte das pessoas. Mas também as pessoas não foram honestas comigo! A história vai julgá-las por isso. Mas felizmente a história absolveu-me. Apesar de tudo isso, conseguimos formar um governo. Corriam rumores no país que o meu executivo cairia no mês de Março de 2017, porque havia uma reunião importante da União Africana naquele período.

Durante a reunião, interagi com os Chefes de Estados e de Governo de diferentes países, abordei-os sobre a nossa situação. Pedi-lhes apoios para a Guiné-Bissau. Não quero que me ajudem pessoalmente com nada e muito menos em dinheiro. O Presidente da República ordenou-me que fizesse boa gestão da coisa pública. Portanto, não quero nada do tesouro público guineense. E a grande verdade é que tenho os meus recursos próprios.

Tenho várias casas aqui. O prédio mais alto na Guiné-Bissau é meu. Tenho casas em alguns países africanos, em Portugal e França. Residi no hotel Ledger, mas não paguei nenhum franco, porque o edifício onde funciona a Embaixada da Líbia no centro da cidade é minha casa. Tínhamos sérios problemas financeiros e até dificuldades para pagar salários, mas decidi que tínhamos que pagar os funcionários públicos. Por isso, desloquei-me a alguns países árabes, desde o Catar, Sudão, Arábia Saudita e Kwait. Mobilizei fundos da Arabia Saudita e do Kwait, fundo de Abu Dabi incluindo o Banco Árabe de Desenvolvimento mostrou abertura para nos apoiar.

OD: O senhor lidera o governo há mais de um ano, sem aprovação de um programa, nem de um orçamento de governação. Como encarra essa situação?

USE: Lamento muito esta situação e confesso que se eu tivesse estes instrumentos de governação, de facto, estaria em condições de demostrar ao povo guineense a minha capacidade de mobilizar fundos que nos permitiriam trabalhar para desenvolver o nosso país. Os apoios que recebemos são graças aos programas aprovados no Conselho de Ministros, infelizmente! Como sabem, o nosso parlamento não trabalha há muitos anos. Por isso digo: Cipriano Cassamá teve a infelicidade de ser o pior presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau! Hoje, eu tenho uma referência muito positiva da parte da comunidade internacional, dado que lidero um executivo que conseguiu registar um crescimento económico elevado, apesar de todas as dificuldades.

O nosso executivo conseguiu pagar os salários dos funcionários bem como os dos funcionários das nossas representações diplomáticas com recursos internos. Imaginem se eu tivesse um programa e um orçamento aprovados… O que aconteceria? Se tivéssemos esses instrumentos aprovados, podem ter a certeza que electrificaríamos o país todo, asfaltaríamos todas as estradas do país. Mesmo sem esses instrumentos, conseguimos fazer alguma coisa que mereceu elogios tanto a nível interno, mas particularmente das instituições financeiras internacionais que são muitos exigentes.

OD: O seu governo é muito criticado a nível interno, mas em termos da performance económica é elogiado pelas instituições financeiras internacionais. Quer fazer um comentário sobre isso?

USE: Acho que a oposição tem que fazer o seu trabalho. Felizmente alguns opositores felicitaram-me pelo bom trabalho. Nuno Nabiam, líder de APU – PDGB, Domingos Simões Pereira do PAIGC, Idrissa Djaló do PUN e Iaia Djaló do PND elogiaram-me em diversas ocasiões pelo sucesso do meu executivo. Este governo que tenho a honra de dirigir conseguiu marcar uma diferença grande, porque conseguiu resolver problemas financeiros do país com recursos gerados internamente, através de uma gestão rigorosa da coisa pública.

Lembro-me que fazia 20 anos que o governo dos Estados Unidos de América não apoiava os programas dos governos da Guiné-Bissau, apenas abastecia. Desta vez, votou o programa do governo de Umaro Sissoco Embaló, sem chegar ao Conselho de Administração. Portanto, temos que nos orgulhar por esse feito.

OD: Durante a governação, qual é o ministério que lhe causa mais dificuldades?

USE: Como sabem, este é um governo mecânico que exige muita concertação para o seu funcionamento. Estou aqui como treinador para preparar os jogadores. É isso que estou a fazer. Mostrei-lhes que nesta equipa não temos nem ‘Maradona, nem Messi, nem Ronaldo’. Procurei no máximo fazer uma equipa ao estilo da seleção da Alemanha, onde todo o mundo trabalha. Até os suplentes, quando são chamados, dão bons resultados.

Eu, na qualidade do primeiro-ministro, esforço-me para acompanhar as ações ou o trabalho dos ministros, dando os conselhos necessários para corrigir ou melhorar alguns aspectos.

OD: Diz-se que o senhor não tem controlo total da governação, sobretudo dos cargos ministeriais ocupados pelos dirigentes dos renovadores (PRS). Confirma essa informação?

USE: Isso não corresponde a verdade! Porque se há pessoas mais disciplinadas neste executivo, são elementos do Partido da Renovação Social. Quero jurar-lhe que até hoje não registei nenhuma situação de indisciplina ou de desobediência da parte dos elementos do PRS que estão no governo. Eles sabem que eu sou o Primeiro-ministro. Aliás, fizeram parte das pessoas que me escolheram para Chefe do Governo.

OD: Confirma que existe uma relação azeda entre o Senhor e os ministros das Finanças, Mamadu Fadia e do Interior, Botche Candé?

USE: É simples boato. Não posso ter uma relação azeda com nenhum ministro, porque sou o chefe de todos os ministros.

OD: O representante do FMI no país terá confidenciado ao Presidente da ANP, Cipriano Cassamá, que o seu governo é dos piores na história da Guiné-Bissau e que há indícios enormes de corrupção nas pescas e no ministério do Comércio. Quer fazer um comentário sobre isso?

USE: Tenho um documento do Fundo Monetário Internacional que desmente as declarações de Cipriano Cassamá. Ou seja, esse documento acaba por confirmar que o presidente do parlamento faltou à verdade! Nós conhecemos o Cipriano Cassamá, por isso trato-o sempre de ‘lionbrandi’’.

O Conselho de Administração do fundo elogiou a performance económica alcançada por este executivo. Assim sendo, porque é que o seu representante pronunciaria algo contrário? Penso que não é preciso muitas cerimónias para apurar que o presidente do parlamento faltou à verdade nas suas declarações.

Outra coisa mais grave! Em que parte do mundo é que o parlamento faz parceria com o Fundo Monetário Internacional? Se o governador dos fundos de um país é o ministro da Economia e Finanças… Eu lamento e muito as posições assumidas por Cipriano Cassamá. Mas também é compreensível a sua situação! É só na Guiné-Bissau que Cipriano Cassamá pode ser o presidente da Assembleia…

Esta é a primeira vez que a Guiné-Bissau atingiu este nível da performance económica que é elogiada por toda a parte, sobretudo em termos macroeconómicas e em termos da exportação da castanha de cajú, a nível do preço da venda deste produto. Por exemplo, nas pescas registou-se um rendimento em receitas estimadas em mais de onze (11) bilhões de Francos CFA.

Imaginem, até agora não renovamos o contrato de licença com a União Europeia, porque queremos fazer uma coisa séria para o bem-estar do nosso país. Sempre defendo que o dinheiro é deles (União Europeia), mas o mar e os peixes pertencem-nos.

OD: Senhor Primeiro-Ministro, como estão as negociações sobre as pescas com a União Europeia?

USE: Já vamos em nove rondas negociais com a União Europeia. Garanto-vos que é a primeira vez que sentiram que estão a lidar com pessoas honestas e patriotas. Independentemente do ministro que dirige as negociações, também temos na equipa pessoas íntegras e capazes, nomeadamente, o Nelson Dias e um dos meus conselheiros que me representa naquela delegação, o Cacaio. A parte contrária sabe que as pessoas que estão na equipa de negociações não precisam de migalhas para satisfazer as suas necessidades, mas sim estão lá pelo interesse do país.

OD: Qual é o maior ponto de constrangimento que criou as dificuldades para se chegar ao acordo?

USE: Lembram-se que recebíamos 9.000.000€ (nove milhões de Euros) no âmbito do acordo de compensação das pescas. Nós exigimos que o valor seja aumentado. Mesmo que não atinja a quantia de 60.000.000€ (sessenta milhões de Euros) concedidos aos outros países, queremos pelo menos metade, isto é, 30.000.000€ (trinta milhões de Euros). A União Europeia alega que não pode subir o valor para 30 milhões de Euros, mas sim 11 (onze). Nós também recusamos. Essa é a razão das dificuldades para a assinatura do acordo.

OD: O Governo pode conseguir outro parceiro estratégico como a União Europeia para esse setor?

USE: É possível. Mas ainda estamos a negociar com a União Europeia. Como se sabe, é um dos nossos maiores parceiros e existe a possibilidade de conseguirmos um acordo. A verdade é que é possível encontrar um bom parceiro na base de um acordo claro.

OD: Confirma que é o Presidente JOMAV quem coordena as negociações das pescas?

USE: Este é um governo do Presidente José Mário Vaz. Eu não ganhei as eleições e, como se sabe, eu sou um primeiro-ministro do JOMAV. Peço às pessoas que devemos apostar sempre no diálogo até conseguirmos uma solução. Lembro que tivemos um problema sobre o fecho das emissões da RTP/RDP – África. Ouvimos todo o tipo de críticas. Hoje conseguimos ultrapassar essa situação com base no diálogo franco com os portugueses.

OD: Diz-se que um dos segredos do sucesso do seu governo é a regularização das dívidas com as instituições financeiras internacionais, através de “GM Bank” que é parceiro do Banco Mundial…

USE: foi feito um bom trabalho para a regularização das dívidas internas e externas do país, através do Ministério das Finanças. Isso demostra que não existe um Estado pequeno, mas sim, um país pequeno. Um dos exemplos de boa organização e da dinâmica é o setor do turismo que era considerado o setor mais marginalizado a nível da governação.

Hoje é o setor mais importante do país a nível da nossa sub-região. É devido à capacidade organizativa para dinamizar aquele setor, um setor que pode servir de uma das fontes de rendimento do Estado. As instituições internacionais notaram a seriedade nos rostos dos dirigentes deste executivo, começando por mim, Chefe do Governo. Este governo que se critica internamente, para além de regularizar os salários dos funcionários públicos, também conseguiu pagar as dívidas contraídas a nível das organizações em que o país está inserido.

Liquidamos as dívidas à CEDEAO, à União Africana, às Nações Unidas, à CPLP e a outras organizações. Todas as representações diplomáticas do país recebem os seus ordenados a cada mês, graças ao esforço do apertar o cinto.

Mais, conseguimos pagar as dívidas que existiam no setor do ensino, de forma a evitar as constantes greves registadas nos últimos tempos. Se recordarem, desde o início quando assumi essa função, defendi sempre que a minha política é ‘livro nas mãos’. Isto quer dizer que todas as crianças têm o direito de ir à escola como os meninos de Umaro Sissoco Embaló, porque eu sei muito bem qual é a consequência de “um povo que está no envelope”.

OD: Conseguiu essa performance para o executivo, ou seja, apoios da parte das instituições financeiras importantes. Como é que não conseguiu capitalizar esses feitos para o campo político, sobretudo para obter o apoio do povo a nível interno, como homem político?

USE: Eu não gosto de pessoalizar as coisas. Não pretendo ser o melhor primeiro-ministro da história da Guiné-Bissau. Mas quero fazer uma boa história que permita ao povo ter nostalgia do executivo de Umaro Sissoco Embaló, que conseguiu fazer isso e mais aquilo. Acabámos de reunir o Conselho de Ministros para analisar o orçamento do ano 2018. É um documento que será balizado pelos técnicos dos diferentes ministérios.

Já temos a garantia do FMI, que mostrou disponibilidade em emprestar-nos dinheiro. Há países que têm petróleo, mas o fundo recusou emprestar-lhes dinheiro. Nós, por causa da nossa seriedade na gestão rigorosa da coisa pública, o Fundo sentiu-se confiante em conceder-nos um empréstimo. Vejam só a transmissão dos jogos do Campeonato Africano de Futebol. Custou-nos muito dinheiro, um valor estimado em mais de 700 mil Euros. E tivemos apoios dos nossos amigos para conseguirmos as imagens dos jogos.

OD: Viaja sempre em aviões privados. Quem paga os custos de aluguer dos jatos?

USE: Viajei em aviões privados emprestados por países amigos. Em nenhum dia aluguei um avião para viajar. Nigéria, Marrocos, Senegal, Congo, França e muitos outros países emprestaram-me aviões para viajar, a custo zero. O Presidente da República pediu-me para ocupar-me da política externa do país e ele comprometeu-se em trabalhar a nível interno.

OD: Sobre o Acordo de Conacri, ao abrigo do qual foi nomeado Primeiro-Ministro. Tem sido alvo de desacordo entre os seus signatários. Qual é a sua opinião sobre a implementação desse documento?

USE: Os assinantes do acordo sabem o que aconteceu de concreto. Apenas o PAIGC e outros pequenos partidos é que continuam a reclamar a sua implementação.

OD: No universo de cinco partidos signatários do acordo, apenas o PRS é que apoia o seu executivo?

USE: Qual é o número de deputados que este bloco tem hoje? Temos que levar isso em conta. Feitas as contas, tenho o maior número de deputados a apoiar o meu executivo. Tenho os deputados do PRS, o grupo dos 15, 2 deputados do PCD e 1 deputado do PND. Isso significa que há uma maioria de deputados que estarão em condições de viabilizar quaisquer documentos.

OD: Será que existe o Acordo de Conacri?

USE: O Acordo de Conacri é um acordo ‘lionbrandi!… O acordo fala da escolha de uma figura de consenso dos signatários e da confiança do Presidente da República. Eu consegui obter mais do que a maioria dos deputados no parlamento. Lembro que, depois de ter sido nomeado primeiro-ministro, a primeira pessoa que me felicitou foi Cipriano Cassamá, presidente da Assembleia Nacional Popular.

A primeira viajem que fiz ao exterior depois da minha nomeação foi com Cipriano Cassamá, presidente do Parlamento. Viajamos para o Senegal. Aliás, como sabem, o Senegal foi designado pela CEDEAO como Porta-voz da Guiné-Bissau junto da Comunidade Internacional. Então, depois da assinatura do acordo e na qualidade de um dos signatários, viajamos juntos numa ação diplomática com o intuito de ir fazer a restituição sobre acordo ao Presidente Macky Sall.

OD: Há vozes que criticam abertamente o ‘Acordo de Conacri’, devido às falhas cometidas…

USE: Há coisas de que não quero falar. Mas quero deixar claro aqui que a história vai julgar-nos um dia. Garanto-vos que, se o meu nome não tivesse tido consenso no seio dos signatários, podem ter a certeza que jamais aceitaria assumir as funções de Primeiro-ministro. Não vim cá buscar um salário, ou seja, tomar o dinheiro público. Muita gente sabe disso. Fiquem a saber que Cipriano Cassamá, antes de ir a Conacri, ele apoiava-me e chegando a Conacri, fez a sua ‘lionbrandi’ mudando de posição.

OD: O roteiro apresentado recentemente pelo Presidente da República dissipou as dúvidas quanto a sua eventual demissão. Como encarra esta situação da perda de confiança do Chefe de Estado?

USE: O Presidente não perdeu confiança em mim, mas se isso acontecer, na mesma hora demito-me. Há um documento (roteiro) adoptado na última cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, no qual pede-se a reintegração incondicional dos 15 deputados expulsos da bancada parlamentar do PAIGC, bem como de outros militantes e a anulação das conferenciais de base realizadas para a escolha de delegados. Outros pontos, como sabem, são a reabertura da Assembleia Nacional Popular e a nomeação de outro primeiro-ministro na base da maioria parlamentar.

Sendo assim, não sei se o Presidente me reforçou a confiança ou perdeu-a! Quero aproveitar esta entrevista para esclarecer uma coisa importante para mim. Eu tenho uma dívida de três coisas para com o Presidente José Mário Vaz: em primeiro lugar, uma gratidão eterna na vida! Em segundo, o reconhecimento por tudo aquilo que ele fez por mim! Em terceiro e último é o respeito para com ele durante toda a minha vida!

Para já não sou um cidadão normal nesta terra, porque em toda parte por onde passar, serei tratado como o ex-Primeiro-ministro da República da Guiné-Bissau. As pessoas que têm respeito pelos valores da república respeitar-me-ão e reconhecer-me-ão como antigo titular de um órgão de soberania e dar-me-ão um lugar para me sentar! Lembro que um dia o Presidente José Mário Vaz disse-me: Como não era o seu filho, Edson Vaz quem iria nomear, nomear-me-ia sem problemas nenhuns.

OD: O que é que isso significa para si: um conselho ou uma responsabilidade?

USE: Se o Presidente diz-me isso, significa para mim que ele considera-me como seu próprio filho, como também aumentou em mim a responsabilidade de cuidar e andar no caminho certo durante o processo da governação.

OD: Correu muita tinta nas circunstâncias da tua nomeação como Primeiro-Ministro. Muitas vozes admitiam que o Senhor conseguiu o cargo em troca de algo com o Presidente da República. Qual é o seu comentário?

USE: Isso não corresponde à verdade, mas mesmo que houvesse essa troca, para mim só poderia ser a lealdade. Consegui fazer a Guiné-Bissau chegar a um patamar que deixou orgulhoso o Presidente da República. Hoje, no concerto das nações, a Guiné-Bissau é respeitada como qualquer outro Estado do mundo. Tenho um discurso no qual defendo que não somos um pequeno Estado, mas sim pequeno país. Para mim, não existe um pequeno Estado. Qualquer Estado é igual a outro. Por isso deve haver respeito mútuo entre os Estados.

OD: Circulam rumores em como Umaro Sissoco Embaló está preparar-se para ser candidato presidencial em 2019. É esse o motivo principal do divórcio com o Presidente Jomav?

USE: Não é verdade! Eu nunca falei desse assunto e muito menos pensei candidatar-me às próximas eleições. Tenho-vos dito várias vezes que tenho uma “dívida” para com José Mário Vaz, pelo facto de ter confiado em mim para chefiar o governo. Mas compreende-se essa situação de desinformação, porque a Guiné-Bissau é um país de desinformação e de traição. Cada um diz o que quer sobre um determinado assunto que por vezes desconhece, mas apenas para caluniar outro. Eu não faço parte dessa camada e também não levo em conta os rumores da nossa sociedade.

OD: Sentiu-se traído durante este processo ou da parte das pessoas do seu círculo?

USE: Digo que a Guiné-Bissau é um país de desinformação e de traição, porque é uma coisa que carateriza esta sociedade. Isso é verdade, quer queiramos quer não. Aliás, o falecido Presidente Nino, em diversas ocasiões afirmou que a Guiné-Bissau é um país de traição. Eu reafirmo isso, porque senti que a Guiné-Bissau é um país de desinformação e de traição!

OD: Há informações que dão conta que o senhor angariou vários fundos para o país durante a sua estadia na Líbia, sobretudo para o PAIGC, mas hoje o partido considera-o aventureiro?

USE: Sou aventureiro como alguns dizem no partido, porque não sabem. Mas consegui mostrar às pessoas que sou melhor Primeiro-ministro do que a pessoa que eles apoiaram no partido. Não há dúvidas, se fizermos um balanço da minha governação e a do Domingos Simões Pereira.

Será que o governo de Domingos Simões Pereira, com todo respeito que tenho por ele, foi elogiado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial (BM), independentemente do fato de o orçamento e o programa do seu governo terem sido aprovados na Assembleia Nacional Popular. Não conseguiu elogios e muito menos capacidade de alcance diplomático em termos da participação nas cimeiras internacionais.

OD: Diz-se que o PAIGC é responsável pela situação de subdesenvolvimento do nosso país. Concorda?

USE: Concordo. O PAIGC tem 95 por cento de responsabilidades em todos os problemas desta terra. Para mim, é uma questão da liderança do partido e não dos liderados. O PAIGC sempre teve infelicidade de ter líderes que não estão à altura e à expectativa do partido e do próprio país. Mas neste momento é pior. Eu reconheço Domingos como bom técnico, mas não como bom gestor de pessoas. Ele tem tudo, menos ser líder para dirigir um grupo de pessoas ou o país. Prova disso é aquilo que está a acontecer no partido e o que aconteceu durante a sua governação.

Eu nunca apoiei Domingos no congresso. Juntei-me ao projecto de Braima Camará (Ba Kekuto) para a presidência do PAIGC no último congresso realizado em Cacheu.

OD: Esteve no congresso de Cacheu como delegado?

USE: Sim e fui como delegado de pleno direito, porque eu era membro do Comité Central do PAIGC…

OD: Em que congresso foi eleito como membro do Comite Central?

USE: Fui eleito membro do Comite Central no congresso de Gabú. Antes disso, eu fazia parte das estruturas do partido, muito antes do Domingos. Eu tive a oportunidade de estar próximo do Presidente Nino Vieira e do Presidente Malam Bacai Sanhá. Fui a primeira pessoa que o Presidente Malam Bacai Sanhá nomeou como Ministro de Estado. Bacai convidou-me para ocupar as pastas do Interior e de Defesa. Carlos Gomes Júnior está de vida, podem perguntá-lo. Eu gozava de boas relações com os Presidentes Nino Vieira e Bacai Sanhá.

OD: O senhor tinha relações privilegiadas com o ex-Guia líbio, Muammar Kadhafi. Como conseguiu entrar na periferia de confiança daquele que era um grande estadista africano e mundial?

USE: A minha relação com Muammar Kadhafi começou através de Presidente Blaise Campaoré que era o meu amigo. Aliás, considerava-me como seu filho. Conheci o Presidente Blaise em Israel quando estava a estudar. Ele estava de visita àquele país e contaram-lhe que cinco jovens africanos estavam a estudar ali, na escola de formação na área de segurança especializada e inclusive um da África Ocidental. Ele tomou a iniciativa de conhecer o estudante da sua zona. Fomos apresentados. Foi assim que nos conhecemos. Acompanhei-o a uma peregrinação ao ‘Muro das lamentações’. Ele ficou com o meu contacto.

Um dia convidou-me para lhe visitar na sua residência, em Burkina, onde jantamos juntos e ofereceu-me dinheiro. O primeiro apartamento que comprei na minha vida foi com o dinheiro que ele me ofereceu. Um mês depois convidou-me de novo para ir passar férias em Marrocos. Um dia, por iniciativa própria, decidi ir visitá-lo no seu país e dois dias depois chegou Muammar Kadhafi e fomos juntos ao Hotel onde residia o Presidente Líbio. Trocamos impressões e convidou-me para irmos à Líbia. Aceitei o convite e a nossa relação começou. Ganhou confiança em mim, ao ponto de nomear-me para o cargo de relações exteriores. A partir daí comecei a sentir-me como homem fiel de Muammar Kadhafi.

Naquele período ajudei vários presidentes da república e alguns primeiros-ministros da Guiné-Bissau em termos de transporte aéreo para participarem nas cimeiras dos chefes de Estado africanos, com exceção do Presidente Henrique Rosa e Serifo Nhamadjo. Ofereci fardamento, fogão elétrico e viaturas às forças armadas, enquanto guineense.

OD: A sua relação com o Presidente Líbio valeu-lhe influência e relações com vários presidentes africanos, sobretudo a nível da Costa Ocidental. Alguns dizem internamente que essa sua relação com alguns Chefes de Estados fez com que beneficiasse da proteção dos mesmos em relação ao cumprimento ou não do Acordo de Conacri…

USE: Isso não corresponde à verdade. Também sou bom amigo porque não finjo na amizade e sempre fiz questão de ter boas relações com qualquer pessoa, devido a minha educação de base.

OD: O senhor é muito próximo de vários Chefes de Estados africanos, com destaque para El-Bachir do Sudão e Denis S. Nguesso de Congo Brazzaville. Muitos acreditam que Nguesso influenciou muito a sua nomeação como Primeiro-ministro.

USE: Denis S. Nguesso é meu pai, por isso costumo vestir roupas da sua marca. Ele aconselha-me sempre para não tocar no que não me pertence. No caso do El-Bachir, conhecemo-nos na Líbia, por causa da aparente semelhança de nomes, sou Omar e ele também é Omar. Portanto, eu não sou uma pessoa qualquer como algumas pessoas pensam.

OD: Recentemente, o Coletivo dos Partidos Políticos Democráticos guineense acusou-o de ter relações suspeitas com uma rede terrorista, ao ponto de o seu número de telefone ter sido encontrado no telefone de um jiadista morto num dos países africanos…

USE: Foi Nuno Gomes Nabiam quem disse isso, encomendado por Domingos Simões Pereira. Ele nunca teve oportunidade de manter um encontro com altos dirigentes da comunidade internacional, mesmo quando estava a desempenhar as funções de Secretário Executivo da CPLP. Uma pessoa suspeita (de relações) com uma rede terrorista pode viajar para os Estados Unidos da América e Israel e representar o país ao mais alto nível? É má-fé dos dois indivíduos, Domingos Simões Pereira e Nuno Gomes Nabiam, porque eu sou Umaro Sissoco Embaló.

Sou uma pessoa muito pacífica que passou nas forças armadas. Nunca matei nem sequer uma galinha. Nunca na minha vida entrei em relações duvidosas, tal como estão a mencionar o meu nome na rede terrorista. O mais perigoso é acusarem-me de tentar assassinar o ex-chefe de Estado-Maior, o General António Indjai. Isso dá para ver até onde um deslocado como Nuno Gomes Nabiam diz coisas falsas, sem nenhuma prova. Portanto dispenso estas acusações infundadas.

OD: Em diferentes ocasiões públicas, Umaro Sissoco Embaló queixou-se de ser vítima de discriminação por ser da etnia fula ou da religião muçulmana. O senhor acredita de facto que existe segregação tribal na Guiné-Bissau?

USE: Não, referi-me ao Domingos Simões Pereira, que não está preparado para aceitar Umaro Sissoco Embaló. Se é Umaro Sissoco Embaló, então é terrorista!

OD: Então, acredita de facto que existe a segregação tribal e religiosa na Guiné-Bissau?

USE: Não…por causa de uma pessoa, não! A verdade é que Domingos tem esse sentimento de ser antimuçulmano. Se virmos as pessoas que foram expulsas do PAIGC… nós vivemos sempre na relação de amizade neste país entre diferentes grupos étnicos e religiosos.

OD: O senhor cumpriu o serviço militar em 1992. Pode-nos narrar um pouco a sua carreira como militar?

USE: Sim. Estive na Artilharia Terrestre com o falecido General Veríssimo Correia Seabra. Era o meu chefe na altura. Depois fui transferido para o Estado-Maior, onde trabalhei no Gabinete do Chefe de Estado- Maior das Forças Armadas, Saco Soares Cassamá, que foi grande Chefe de Estado-Maior. Também passei no Tribunal Militar, onde consegui uma bolsa de estudos. Depois do meu regresso ao país, trabalhei com Afonso Té e Sandji Fati.

OD: Em que circunstâncias Umaro Sissoco Embaló tornou-se General e quando?

USE: Há muito tempo que eu queria dar essa resposta ao povo guineense. Há um decreto assinado pelo defunto Presidente, Malam Bacai Sanhá. Fui promovido ao patente de general através de um decreto presidencial. É como hoje. Promovi alguns oficiais ao patente do Major-general, entre os quais, João António Monteiro, que era antigo Director Geral de Segurança de Estado e Chefe do Serviço de Contra Inteligência Militar.

OD: Há vozes que alegam que saiu das forças armadas porque tinha um diferendo com o falecido General Ansumane Mané…

USE: Como posso ter tido problemas com Ansumane Mané!? Ele sempre foi meu chefe superior! Ele foi chefe do meu chefe, mas ele tinha uma estima por mim e até brincávamos.

OD: Como vê a situação dos militares guineenses que hoje conseguiram sair, desta vez, da política e transformaram-se numa força completamente republicana?

USE: O Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas Guineense fez um bom trabalho de pedagogia que deu esse resultado elogiado hoje em toda parte do mundo. Há uma coisa que as pessoas não sabem. As forças armadas têm maior número de quadros de diferentes especialidades. Mesmo o ministério do Interior que também tem bons quadros. Isso é assim em qualquer parte do mundo. As forças da defesa e segurança detêm maior número de quadros.

As forças armadas conseguiram mostrar ao povo guineense que os problemas que passaram no país foram provocados por políticos e não por militares, ou seja, os políticos sempre são fator de instabilidade neste país.

OD: Fala-se de uma suposta tentativa de golpe de Estado que resultou na detenção de cinco pessoas, e fez com que os militares sejam obrigados a ficar nos quarteis, em prevenção. O que está a acontecer de concreto?

USE: Eu estava ausente do país no período em que essas pessoas foram detidas. Cheguei e encontrei o processo no fórum judicial militar. Portanto, prefiro evitar falar sobre esse caso. Sabem que ser Primeiro-ministro não é ser magistrado. É, antes de tudo, exercer uma função executiva. Enquanto chefe do governo, nunca vou entrar ou imiscuir-me nos assuntos judiciais.

OD: Pode falar-nos de uma forma sintética do seu percurso académico?

USE: Fiz o décimo segundo ano em Portugal e no mesmo liceu com o nosso Presidente da República, José Mário Vaz, denominado ‘Sã de Bandeira em Santarém’. Sou formado em ‘Relações Expressionais’ e Especialista na Cooperação e Desenvolvimento em Israel. Fiz ainda a licenciatura no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Portugal) e fiz o mestrado na mesma área em Espanha, portanto sou um homem formado.

Eu até queria exibir os meus diplomas para mostrar às pessoas quem sou, mas alguns indivíduos aconselharem-me a não entrar nisso, que consideram de baixaria. Quem não acreditar pode pesquisar o meu nome no ‘Wikipédia’. Vai encontrar dados sobre a minha formação. Temos uma grande arte nesta terra que é a desinformação, mas trazemos isso da Guiné-Conacri, porque era ali que se encontrava a base do partido no período da luta. Nós herdámos isso da Guiné-Conacri.

OD: Qual é sua relação com o Braima Camará que é considerado o promotor da sua nomeação ao cargo de Primeiro-ministro?

USE: Braima Camará é o meu irmão mais velho, mas não sei se foi ele quem me promoveu. Eu fui nomeado pelo Presidente José Mário Vaz. Braima Camará é meu irmão, porque provou-me que é um homem muito honesto na relação. Por isso, no Congresso de Cacheu para a liderança do PAIGC, decidi voluntariamente apoiar a sua candidatura, sem que me tivesse convidado, devido a sua lealdade. Gosto de pessoas que não são falsas na relação, e se ele voltar a candidatar-se para o partido, dar-lhe-ei o meu apoio total.

OD: Tentou integrar o governo de Baciro Dja sem sucesso. A sua nomeação como Primeiro-Ministro foi uma vingança?

USE: Não! Não foi Baciro Dja quem se nomeou para Primeiro-ministro. Baciro Dja é meu irmão mais novo e tenho todo o respeito por ele enquanto ex-Primeiro-ministro da Guiné-Bissau e nunca tive problemas com ele, de maneira que não tenho nada para me vingar dele.

OD: Qual é sua relação com Domingos Simões Pereira e Cipriano Cassamá, para além da política?

USE: Temos boas relações, mas já faz tempo que não me encontro com Domingos Simões Pereira, porque as nossas agendas políticas não são iguais. A última vez que nos encontramos foi na Presidência da República, quando saímos da audiência promovida pelo Chefe de Estado. Com o Cipriano Cassamá sempre tive boas relações. Estivemos juntos na prisão, depois do conflito político militar de 1998, porque fazíamos parte da ala governamental.

OD: Fala-se tanto na sua proximidade com Macky Sall. O que lhe liga ao Presidente senegalês?

USE: Eu residia na casa do Presidente Macky Sall, há vários anos e considero-o como irmão.

OD: Participou na mobilização de fundos para a campanha eleitoral do Macky Sall?

USE: Essa história de mobilização de fundos para campanha eleitoral não corresponde à verdade. As pessoas falam muito, sem certezas. Nunca mobilizei fundos para Macky Sall. Mas o que é verdade é que participei na fundação do seu partido que hoje está no poder. Sou membro fundador.

Por: Assana Sambú, Aguinaldo Ampa e António Nhaga

Fotos: Marcelo Na Ritche
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PGR DA GUINÉ-BISSAU DIZ A PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL PARA “MANDAR APENAS NOS TRIBUNAIS”

O Procurador-geral da República (PGR) da Guiné-Bissau, Bacari Biai, instou hoje, 09 de janeiro de 2018, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Sanhá, a mandar apenas nos tribunais, lembrando-lhe que quem dirige o Ministério Público é o Procurador.

Bacari Biai fez a exortação numa conferência de imprensa em que respondeu ao repto que lhe foi lançado na segunda-feira por Paulo Sanhá num discurso proferido no palácio da Presidência, por ocasião de cumprimentos de Ano Novo do poder judicial ao chefe do Estado guineense.

Sanhá, que é por inerência de funções também presidente do Tribunal Constitucional (TC) guineense, aconselhou Bacari Biai, a ter “maior serenidade” quando se dirige à população através da comunicação social para falar de processos judiciais.

“É preciso pararmos com a confusão. O presidente do STJ não pode continuar a pensar que manda no Procurador-geral da República. Ele cura apenas lá na magistratura judicial aqui também quem manda é o Procurador-Geral da República, ponto final”, defendeu Biai.

As afirmações dos dois responsáveis judiciais prendem-se com um acórdão do TC que determina que os processos em investigação no Ministério Público devem ser acusados ou arquivados, seis meses após o início dos inquéritos.

Segundo a leitura do Procurador Biai, a norma vai obrigar o Ministério Público a ordenar o arquivamento dos processos de inquéritos aos assassínios do ex-Presidente guineense, “Nino” Vieira e do ex-chefe das Forças Armadas, Tagme Na Waié, por determinação do Tribunal Constitucional.

O Procurador diz ser unânime em toda jurisprudência e doutrina portuguesas, “fonte do ordenamento jurídico guineense”, a inexistência de prazos perentórios para acusar ou arquivar processos.

“Surpreendentemente o nosso Supremo Tribunal nas vestes de Tribunal Constitucional diz que são prazos perentórios”, observou Bacari Biai, acusando os juízes daquela magistratura de estarem a “abrir portas para impunidade” no país.

O Procurador guineense estranha ainda o facto de Paulo Sanhá ter aproveitado os cumprimentos ao chefe de Estado para lançar uma questão que, disse, não passa de um debate jurídico. 

Fonte: Lusa

DISCURSO ESTUPIDO? - Discurso de Donald Trump sobre África


Fonte: DOR DA VIDA

Não somos obrigados a demonstrar, especialmente aos negros, que somos (os brancos) pessoas superiores - já experimentadas de mais de 1001 maneiras diferentes. 

A América não foi criada com frases simples. A América foi criada com inteligência, suor e sacrifício.

Temos de admitir que não queremos os negros. Que os negros têm uma forma humana, não os torna humanos. Os lagartos não são crocodilos, mesmo que sejam parecidos.

Se Deus quisesse que os brancos e os negros fossem os mesmos, ele nos teria criado com a mesma cor e inteligência. Deus não é um idiota para nos criar diferentes: Branco, preto, amarelo.

Intelectualmente branco é superior ao preto.

Acho que um branco é uma pessoa honesta, que tem medo de Deus. Todos sabem que os negros não se podem governar sozinhos. Dar-lhes armas e matar-se uns aos outros.

A única coisa que os negros sabem é fazer barulho, dançar, casar com muitas mulheres, consumir álcool, praticar bruxaria destrutiva, abusar do sexo, disfarçar a igreja, querer, lutar e discutir disparates.
Temos de aceitar que o homem negro é um símbolo de pobreza, de inferioridade mental, de pobreza e de incompetência. 

O negro é tão desajeitado que pode fazer tudo para defender a sua estupidez.

Dê dinheiro ao negro para o desenvolvimento e comece a matar, odiar e praticar bruxaria.

Explorar o petróleo para eles nunca será em paz. Tem o caso do Sudão do Sul, da Nigéria, do Congo...

Tudo isto é um teste, até um idiota estúpido, que os negros não sabem o que querem.

Portanto, o homem branco foi cultivado para dirigir o preto. Os Africanos passam a vida a sonhar acordado.

A raça negra é uma criatura que não tem visão a longo prazo. Basta ver o que há ao redor e não sabem o que fazer. Um preto é estúpido, na medida em que não pode planear a sua vida mais de um ano. Como é que um negro pode fingir viver bem sem planear a vida? O negro tem as crianças sendo a mesma coisa com a fome.

Para o homem branco, a pobreza é uma doença, enquanto que para o preto, a pobreza é uma norma.

Os negros cantam e aplaudem os seus líderes corruptos. Adoram os seus líderes religiosos como se fossem deuses.

Então quem nega que o negro nasceu mendigo, cresce como um mendigo, cai doente como um mendigo e morre como um mendigo?

A maioria dos africanos que vão para a classe são alcoólicos, viciados e mulheres grávidas, o que é uma estupidez que exige a chegada imediata de Jesus pela segunda vez para evangelizar os negros.

O corpo dos africanos é um terreno fértil para todos os tipos de doenças no mundo. O preto não tem medo da sida.

Acho que ser negro é uma doença grave e muito difícil de curar, mesmo as orações são insuficientes porque elas realmente não acreditam em Deus.

Os negros têm minerais e vivem mal. Portanto, o trabalho de nós (branco) é ir para África, tomar o que é bom e deixar o que não é bom para os negros.

A pior coisa em África é que se você tentar falar sobre o que é certo, eles vão bater você, você-lo ou desaparecer.

{texto inglês adaptado e traduzido}. Donal Trump é o atual presidente dos Estados Unidos.