terça-feira, 13 de novembro de 2018

Presidente da República desloca-se quarta-feira a Nigéria

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, desloca-se quarta-feira, 14 de Novembro de 2018, a Nigéria, a fim de encontrar com seu homólogo nigeriano Muhammadu Buhari, presidente em exercício da Conferencia de Chefes de Estados e do governo da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Segundo uma nota de imprensa do gabinete da assessoria de imprensa da presidência guineense, entregue à Rádio Jovem, a visita do Chefe de Estado guineense Abuja, Nigeria, visa debater a situação política do país, nomeadamente o processo eleitoral em curso.

“Esta deslocação terá duração de 24 horas e o Presidente da Guiné-Bissau far-se-á acompanhar pelo ministro dos Negócios, da Cooperação Internacional e das Comunidades, João Ribeiro Butiam Có e pelos conselheiros”, lê-se ainda na mesma nota.

A deslocação a Nigéria acontecerá uma semana depois da visita a Guiné-Bissau de uma missão da CEDEAO, para avaliar o processo eleitoral, onde alertou autoridades guineenses de que a organização sub-regional quer que as eleições legislativas na Guiné-Bissau se realizem ainda este ano.

A missão que foi chefiado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, avistou-se com por duas vezes, com o Presidente da Republica, José Mário Vaz, com o primeiro-ministro, Aristides Gomes, partidos políticos e ainda com representantes da comunidade internacional, o chamado P5.

Segundo apurou a Radio Jovem, antes de deslocar Abuja, o Chefe de Estado guineense, deverá reunir-se com partidos políticos e o Conselho de Estado, órgão de consulta não vinculativa do Presidente guineense, tentando definir uma nova data consensual para a ida às urnas no país.

As eleições legislativas no país estavam inicialmente marcadas para dia 18 deste mês, mas dificuldades na preparação do processo, nomeadamente atrasos no recenseamento eleitoral, levam a que o escrutínio seja adiado para uma data ainda por marcar.

Os atores políticos ainda não alcançaram um entendimento quanto à nova data, com alguns a pedirem mesmo a mudança do atual Governo, que acusam de incapacidade para organizar as eleições.


Por: Alison Cabral

Fonte: Lusa

Por radiojovem.info

Sem comentários:

Enviar um comentário