sexta-feira, 29 de maio de 2020

Oficial: RENAJ-GB ACONSELHA PARA URGENTE NECESSIDADE DE HAVER CONSENSO POLÍTICO DENTRO NO PARLAMENTO.


A Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau foi convidada pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular para uma audiência de auscultação, no âmbito da procura de mecanismos de saída para a crise política persistente na Guiné-Bissau.

No encontro, a Direção da RENAJ-GB, pela voz do Presidente, Seco Duarte Nhaga, aconselhou Cipriano Cassamá a patrocinar o "consenso político-governativo", através de diálogo entre os partidos que compõem ANP, como uma das soluções para o impasse político.

Líder juvenil transmitiu o desejo da RENAJ-GB de, em como o "debete político deve-se fazer no Parlamento, sendo maior órgão de exercício democrático do país..."

Obs: confira o vídeo!

By: Departamento de Comumicação.
29.05.2020

Tema de hoje paigc em desespero total no governo so daqui à 130 anos - V...

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira em mensagem de vídeo revela a preocupação com a actual situação na Guiné-Bissau e explica os passos recentes em busca da estabilidade política e defesa das soberanias nacional e popular.



PAIGC 2020

Guiné-Bissau: Centrais sindicais afirmam que a população é a maior vítima desta crise política e, defendem uma solução urgente em defesa dos superiores interesses e dos trabalhadores.

Júlio Mendonça, Secretário Geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) frisou que a solução para a crise passa necessariamente por priorizar o entendimento e respeitar o que é legal e constitucional, não defender o interesse particular. Nesse sentido, Mendonça pediu ao presidente da ANP a usar mais a cabeça e pensar mais no povo e não no interesse dos políticos, porque “quem paga com essa situação é o povo”


Fonte: Aliu Cande

Fode Caramba Sanha- Formar novo governo que integra partidos com assento parlamentar, sob a liderança do Paigc para garantir a implementação das reformas no âmbito do Acordo de Conacry.


A opinião é do Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Fode Caramba Sanha e, já foi transmitida ao Presidente do Parlamento Cipriano Cassama.


O presidente do Movimento Nacional de Sociedade Civil, Fode Caramba Sanhá, defendeu esta sexta-feira, 29 de maio de 2020, a instituição de um governo inclusivo na Guiné-Bissau, envolvendo todos os partidos com assento parlamentar. 

A organização da Sociedade Civil quer que seja dada oportunidade ao Partido Africano da Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC), para indicar a figura do primeiro-ministro, como vencedor das legislativas de 10 de março de 2019.

Fode Caramba Sanhá falava aos jornalistas à saída do encontro com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, no quadro das auscultações para encontrar soluções favoráveis ao fim do impasse político na Guiné-Bissau.

Sanhá diz esperar que a nomeação do novo governo seja uma realidade e que os partidos políticos com assentos no parlamento tenham vontade e determinação política e colocar a Guiné-Bissau acima de todo os interesses.

Vídeo: Aliu Cande

ESTADOS UNIDOS - Donald Trump anuncia saída dos Estados Unidos da OMS

Presidente dos EUA confirmou informação em conferência de imprensa, esta sexta-feira.


Donald Trump anunciou, esta sexta-feira em conferência de imprensa, a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Vamos terminar a nossa relação com a Organização Mundial da Saúde" e "redirecionar esses fundos para outras necessidades urgentes de saúde pública", afirmou. 

Numa declaração feita nos jardins da Casa Branca, o presidente norte-americano declarou que a China tem  controlo sobre a Organização, e que "o mundo está agora a sofrer como resultado da má conduta do governo chinês", referindo-se à pandemia da Covid-19. 

Para Trump, aquele país "instigou uma pandemia global" que já levou à morte de "100 mil vidas americanas" e "pressionou a Organização Mundial da Saúde para enganar o mundo sobre o vírus". 



BREAKING: Trump announced the U.S. is officially leaving the World Health Organization in the middle of a pandemic. WHO is currently coordinating international vaccine and drug trials to fight #Covid19
967.1K views
0:06 / 4:08
1.5K
4.2K
6.3K


No início deste mês, o Presidente norte-americano tinha feito um ultimato à OMS, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu 'modus operandi'.

Nessa altura, Trump suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.

Trump acusou a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de covid-19 e de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, que aumentou os riscos da crise sanitária global.

Recorde-se que os Estados Unidos registaram 1.297 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 101.573 o total de óbitos no país desde o início da epidemia, indicou um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos contam mais de 1,7 milhões de casos confirmados, desde final de fevereiro, altura em que se registou a primeira morte no país.

NOTÍCIAS AO MINUTO