quarta-feira, 18 de junho de 2025

Ministro da Defesa israelita diz que ataques farão cair regime iraniano

Por LUSA 

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, disse hoje que os símbolos do regime iraniano estão a ser destruídos, acrescentando que os ataques contra Teerão vão fazer cair o regime. 

"Um tornado sobrevoa Teerão. Símbolos do regime iraniano são bombardeados e destruídos, desde a Autoridade de Radiodifusão [televisão estatal] a outros alvos. Multidões de residentes fogem. É assim que as ditaduras caem", disse Katz, numa mensagem difundida através das redes sociais.

Na segunda-feira, Israel bombardeou os estúdios da emissora estatal iraniana IRIB.

Para Jerusalém, trata-se de um canal de propaganda e de incitamento à violência.

O ataque contra a estação de televisão matou três pessoas, tendo sido transmitido em direto o momento do impacto, quando a apresentadora Sahar Emami se encontrava em estúdio.

O Exército israelita afirmou ter alertado os civis antes do ataque.

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, muitos habitantes de Teerão abandonaram a cidade em direção ao norte do Irão. 

Até ao terceiro dia do conflito, ainda era visível a atividade nas ruas da capital, que foi diminuindo à medida que avançavam os ataques israelitas às instalações militares e de energia da capital, bem como contra zonas residenciais.

Israel tem levado a cabo uma campanha de bombardeamentos contra diferentes zonas do Irão desde sexta-feira passada.

Os ataques de Israel mataram pelo menos 232 pessoas e feriram cerca de 1.800, na maioria civis.

Em Israel, pelo menos 24 pessoas foram mortas na sequência dos disparos de mísseis iranianos.


Leia Também: Irão ultrapassou "linhas vermelhas" ao atacar centros urbanos, diz Katz 

Leia Também: A China afirmou hoje estar "profundamente preocupada com a situação" no Médio Oriente, reagindo às declarações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afastou a hipótese de ordenar a morte do líder supremo do Irão, Ali Khamenei 

Sem comentários:

Enviar um comentário