quarta-feira, 18 de junho de 2025

Países Baixos devolvem 'Bronzes do Benim' à Nigéria (120 anos depois)

Por LUSA 

Quase 120 estátuas de bronze chegaram à Nigéria, saqueados pelos britânicos há mais de 120 anos, anunciaram hoje a embaixada dos Países Baixos e a Comissão Nacional de Museus e Monumentos Nacionais da Nigéria (NCMM).

"Esta semana marca o regresso histórico de 119 bronzes do Benim dos Países Baixos para a Nigéria", declararam as duas entidades num comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

"A devolução é incondicional, reconhecendo que os objetos foram saqueados durante o ataque britânico a Benin City [uma cidade na Nigéria] em 1897 e nunca deveriam ter ido parar aos Países Baixos", lê-se ainda no texto referente ao conjunto de obras conhecidas como 'os bronzes do Benim'.

Os 119 bronzes constituem "a maior restituição" de objetos saqueados nessa época, de acordo com o comunicado, que precisa que 113 pertenciam à coleção do Estado holandês e seis ao município de Roterdão.

"Nunca é demais insistir no significado simbólico deste evento e no que ele representa para o orgulho e a dignidade, não só do povo beninês, mas também de toda a Nigéria", afirmou no comunicado o diretor-geral da NCMM, Olugbile Holloway.

Uma cerimónia oficial de restituição será organizada no sábado em Lagos, a capital económica da Nigéria.

A prazo, os bronzes serão expostos num museu em Benin City.

Em 2022, a Alemanha começou a devolver à Nigéria peças das suas próprias coleções de bronzes do Benim, ao contrário do Museu Britânico de Londres, que se recusou a devolver parte da sua famosa coleção, invocando uma lei aprovada em 1963 que impede o museu de devolver os tesouros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.