quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Nova esperança? Curar o cancro com ondas sonoras pode ser o futuro... A técnica inovadora já está a ser testada nos Estados Unidos e na Europa.

© ShutterStock

Notícias ao Minuto  07/09/22 

Um novo tratamento contra o cancro está a ser testado nos Estados Unidos e na Europa. É uma técnica inovadora que recorre a ondas sonoras. O objetivo passa por estimular o sistema imunológico e evitar que a doença se espalhe para outros órgãos do corpo.

A técnica está a ser testada em ratos para tratar o cancro do fígado. O tratamento foi desenvolvido pela Universidade de Michigan. A equipa de investigadores conseguiu mostrar que o som é capaz de impedir a propagação do cancro na maioria dos casos.

São concentradas ondas de ultrassom e de forma não invasiva são direcionados para o tecido em causa com uma precisão milimétrica. Em alguns casos, o tumor não pode ser tratado devido à massa, tamanho e ao avanço que tinha.

A técnica acabou por ser eficaz ao remover totalmente os tumores de 50% a 75% através das ondas sonoras. Noutros casos, o sistema imunológico dos animais acabou por destruir o restante tumor e não voltou a aparecer.

“Esperemos que este estudo motive futuras investigações com o objetivo desta técnica vir a ser usada no tratamentos de doentes com cancro no fígado”, explicou Zhen Xu, um dos médicos responsáveis por esta pesquisa.


Leia Também: Somos o que comemos. Eis cinco poderosos alimentos anti-cancro

Sem comentários:

Enviar um comentário