quarta-feira, 7 de setembro de 2022

GUINÉ-BISSAU ACOLHE EM NOVEMBRO CONFERENCIA SOBRE ALBINISMO

Por: Bíbia Mariza Pereira radiosolmansi.net  07/09/22

A Guiné-Bissau acolhe entre os dias 22 a 27 de novembro próximo a primeira Conferencia Africana de Pessoas com Albinismo, onde se espera a presença de mais 400 participantes.

No lançamento, hoje, desta conferência que tem como objectivo facilitar a promoção e divulgação da iniciativa, Simão Carlos Com-nó, coordenador da Plataforma Internacional de Pessoas com Albinismo, defendeu que esta vai trazer para o país um grande benefício, no despertar de atenção da comunidade internacional sobre a situação de albinismo no país.

A Conferencia vai permitir ainda uma maior integração das pessoas com albinismo na sociedade

“Primeiro vai despertar mais atenção de Comunidade internacional sobretudo para a Guiné-Bissau, para que a Comunidade Internacional possa saber que a Guiné-Bissau está a afirmar a sua própria presença a nível da questão ligada à inclusão. A Guiné-Bissau vai acolher mais de que 120 Albinos que virão de diferentes partes do mundo, a Guiné-Bissau está numa linha muito positiva na questão ligada à inclusão em relação aos outros países que não posso mencionar aqui”, explica Simão adiantando que querem passar a imagem de que na Guiné-Bissau as pessoas com albinismo são livres e não existem raptos e nem espancamentos.

O Presidente da Associação de Pessoas com Albinismo no país, Alberto Siga, disse que a realização da conferência na Guiné-Bissau vai ter um “grande impacto” e vai ajudar o próprio país sendo que a Guiné-Bissau foi escolhida como um país da realização da conferência e vão ser abordadas as questões de albinismo.

“Vamos mostrar a nossa ideia e apreender também com deles e depois faremos a comparação e qual tipo de deficiência que muitas das vezes os albinos na Guiné-Bissau sofrem”, explica.

Ainda no decorrer da Conferência serão realizados trabalhos de elaboração, apresentação do plano estratégico e de desenvolvimento da plataforma visão global.

Sem comentários:

Enviar um comentário