Pyongyang, 21 de setembro (ACNC) - A uma pergunta feita pela KCNA em 20 de setembro sobre a decisão dos Estados Unidos de transferir a tecnologia de construção de submarino movido a energia nuclear para a Austrália, chefe da Divisão de Comunicação Estrangeira do Departamento de Comunicação do Ministério de Relações Exteriores da R. P. D. da Coreia deu a seguinte resposta:
Os Estados Unidos recentemente firmaram uma parceria trilateral de segurança com a Grã-Bretanha e a Austrália e decidiram transferir a tecnologia de construção de submarino movido a energia nuclear para a Austrália. Esses são atos extremamente indesejáveis e perigosos que irão perturbar o equilíbrio estratégico na região da Ásia-Pacífico e desencadear uma cadeia de corrida armamentista nuclear.
É natural que os países vizinhos, incluindo a China, tenham condenado essas ações como irresponsáveis para destruir a paz e a estabilidade da região e o sistema internacional de não proliferação nuclear e para catalisar a corrida armamentista.
Que o porta-voz da Casa Branca tenha dito que a decisão é pela `` segurança da região Indo-Pacífico '' é como dizer que qualquer país pode espalhar tecnologia nuclear se for de seus melhores interesses, e mostra que os Estados Unidos são os principais culpado de derrubar o sistema internacional de não proliferação nuclear.
A atitude dúbia dos Estados Unidos, tornando-se ainda mais pronunciada após o surgimento da nova administração, está corroendo a norma e a ordem internacionalmente aceitas e ameaçando seriamente a paz e a estabilidade mundiais.
Estamos examinando atentamente o contexto da recente decisão dos Estados Unidos e suas perspectivas e, certamente, tomaremos as medidas cabíveis caso tenha um pequeno impacto negativo sobre a segurança de nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário