quinta-feira, 3 de outubro de 2024

MINISTÉIO PÚBLICO DESMENTE DECLARAÇÕES DO LÍDER DO PAIGC E ESCLARECE SOBRE PROCESSO DE SEIS BILHÕES

O Ministério Público esclarece e manifesta-se a sua abertura de fornecer cópias de autos do caso seis bilhões de francos cfa que envolve o ex-ministro das Finanças, Suleimane Seide a qualquer interessado sobre este processo. Já que, o mesmo não se encontra no segredo da justiça.

Ainda, PGR afirma que, As declarações feitas recentemente pelo líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira não correspondem minimamente a realidade dos fatos.

Confira o comunicado👇


 Notabanca; 03.10.2024

Leia Também:
𝗚𝘂𝗶𝗻é-𝗕𝗶𝘀𝘀𝗮𝘂: 𝗣𝗚𝗥 𝗱𝗶𝘃𝘂𝗹𝗴𝗮 𝗯𝗲𝗻𝗲𝗳𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗼𝘀 "𝘀𝗲𝗶𝘀 𝗯𝗶𝗹𝗶õ𝗲𝘀"

A Procuradoria Geral da República (PGR) publicou uma nota de esclarecimento sobre o caso que levou à queda do Governo, em dezembro de 2023, na sequência da denúncia do líder da coligação e presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, de que o dinheiro terá ido para um assessor e um empresário próximo do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

"Tais afirmações não correspondem minimamente à verdade dos factos e, enquanto instituição pública, é nossa obrigação fazer alguns esclarecimentos", referiu a PGR.

O Ministério Público começou por garantir, no comunicado, que "a realidade factual dos autos demonstra" que nenhum dos beneficiários singulares e coletivos recebeu três mil milhões de euros, o valor que Domingos Simões Pereira disse ter ido para um assessor do Presidente.

Segundo a PGR, a empresa que recebeu o valor mais alto, mais de 1,6 mil milhões (quase 2,4 milhões de euros) de francos cfa, foi a Forsben Tradin Guibis, filial da Forsban Trading, com sede no Panamá, gerida pelo deputado da PAI-Terra Ranka Almame Cassamá.

Acrescenta que as empresas unipessoais de outro deputado suplente da coligação, Armando Correia Dias, nomeadamente o Hotel Império e o grupo ACD, receberam também mais de 1,6 mil milhões de francos cfa (quase 2,5 milhões de euros).

Ex-secretário de Estado do Tesouro
PGR adiantou ainda que o ex-secretário de Estado do Tesouro António Monteiro, visado no processo judicial dos "seis biliões", "pagou a si mesmo" quase 600 milhões de francos cfa (900 mil euros), através de transferência para a conta da sua empresa Connecting LDA.

De acordo com a Procuradoria, o antigo secretário de Estado pagou ainda 50 milhões de francos cfa (76 mil euros) a Vicente Fernandes, do PCD, partido da coligação PAI-Terra Ranka.

A PGR não se refere, no comunicado, aos restantes mais de dois mil milhões de euros (três milhões de euros) que, nos últimos meses foi anunciado terem sido recuperados, no âmbito do processo judicial.

A Procuradoria concluiu manifestando "total abertura" para permitir a "qualquer interessado" consultar os autos, já que o processo se encontra em fase de julgamento e deixou de estar em segredo de justiça.

O processo foi desencadeado por um empréstimo contraído pelo Governo na banca para pagar dívidas a seis empresas e empresários da Guiné-Bissau.

Lusa/DW

Veja Também: AVIÃO DA DROGA👇

O Irão convocou hoje os embaixadores da Alemanha e da Áustria, depois de os respetivos Governos terem protestado contra o ataque com mísseis lançado na terça-feira pela República Islâmica contra Israel, noticiou a imprensa estatal iraniana.

© Reuters   Por Lusa   03/10/24  

 Irão convoca embaixadores europeus por criticarem ataque a Israel

O Irão convocou hoje os embaixadores da Alemanha e da Áustria, depois de os respetivos Governos terem protestado contra o ataque com mísseis lançado na terça-feira pela República Islâmica contra Israel, noticiou a imprensa estatal iraniana.

Os diplomatas europeus em Teerão foram convocados em resposta às "medidas inaceitáveis" tomadas pela Alemanha e pela Áustria, que chamaram os representantes iranianos na sequência do ataque iraniano de terça-feira a Israel, indicou a agência oficial Irna.

Na terça-feira à noite, a República Islâmica lançou cerca de 200 mísseis em direção a Israel, no segundo ataque direto contra o seu inimigo declarado, após os ataques com mísseis e 'drones' (aeronaves não-tripuladas) em abril.

Os Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, declararam que o ataque foi uma retaliação pelos assassínios do líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, e de um dos seus comandantes, Abbas Nilforushan, num ataque israelita em Beirute, a 27 de setembro, e do líder do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerão, a 31 de julho, num ataque atribuído a Israel.

A operação iraniana foi amplamente condenada a nível internacional.

O novo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) iraniano, Esmaïl Baghaei, rejeitou hoje a "persistente abordagem tendenciosa e irresponsável" do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo), depois de, segundo a Casa Branca, o grupo ter condenado o ataque iraniano e considerado a possibilidade de impor novas sanções a Teerão.

De acordo com um comunicado do MNE iraniano, o ataque foi uma "resposta legítima, responsável e eficaz para punir o regime sionista agressor (Israel)".


Visita do Presidente Umaro Sissoco Embaló à sede da UNESCO em Paris, França.

Um momento de grande significado, reforçando nosso compromisso com a educação, cultura e preservação.

Presidente da República manteve encontro com a Diretora de UNESCO. @Gaitu Baldé

 Presidência da República da Guiné-Bissau

10 de Outubro de 2024 - Lançamento do livro “Missão Dimix” de Mirian de Deus na UCCLA

Lançamento do livro “Missão Dimix” na UCCLA

Com o objetivo de dar maior visibilidade e apoio à Missão Dimix - que tem por objeto a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens em São Tomé e Príncipe - a escritora Mirian de Deus vai lançar, no dia 10 de outubro, às 17 horas, o livro “Missão Dimix - As crianças salvam e protegem a vida marinha”, no auditório da UCCLA.

A Missão Dimix transforma a vida de crianças e jovens, preparando-os para serem verdadeiros agentes de mudança na nossa sociedade. Este evento será uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho da Missão Dimix, assim como reunir apoiantes, parceiros e a comunidade em geral em torno desta causa tão nobre. Alem disso, 50% do valor do livro será enviada para a Missão Dimix para que os meninos da Água-Izé - São Tomé e Príncipe possam dar continuidade aos estudos.

O lançamento do livro terá transmissão, em direto, através da página do Facebook da UCCLA através do link https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa 

Sinopse do Livro: 

A produção em massa e o consumo excessivo desencadearam uma grande onda de poluição das águas, o que pode afetar a saúde humana, a vida marinha, e comprometer a biodiversidade. Como terá a Missão Dimix contribuído para salvar a vida marinha?

Biografia: 

Nasceu em São Tomé e Príncipe, dia 1 de setembro de 2000. Filha de Maria Izilda Cabral Gomes Duarte e de Manuel Argentino da Madre de Deus, natural de São Tomé. Ficou órfã dos pais aos 5 anos, em julho de 2006, vítimas de acidente de viação. Foi criada pelos familiares maternos e num colégio de Madres onde aprendeu muito sobre viver em comunidade. É licenciada e mestre em Bioquímica. Em 2021, lançou a sua primeira obra poética intitulada “Pérolas Soltas”. Em 2022, lançou a sua segunda obra “Os Tesouros do Pico Cão Grande”.

Missão Dimix:

A ASSOCIAÇÃO MISSÃO DIMIX é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2016 a partir do desafio de Sónia Pessoa aos seus amigos, unidos por uma causa para criar um projeto de partilha e juntos darem as mãos a crianças e jovens de São Tomé e Príncipe. Tem, desde 2017, o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A Missão Dimix tem por objetivo a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens, apoio ao desenvolvimento nas áreas da Educação, Ambiente, Saúde e Igualdade. 

Site: https://www.missaodimix.org/ 

Com os melhores cumprimentos,

Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt Facebook Linkedin | Youtube | Instagram | Twitter |ISSUU

Faladepapagaio

Eu defendo (a pena de morte e prisão perpétua para Corrupção na Guiné Bissau).

Por  O Democrata Osvaldo Osvaldo

É urgente legislarmos para introduzir a pena de morte e prisão perpétua na Constituição da República Guineense, isto é, com objetivo de executar todos os corruptos que vivem roubar permanentemente dinheiro do nosso povo

Os ladrões demagogos querem nos usar eternamente para tomar banho quente nos cofres públicos , por isso, é o imperativo categórico estarmos sempre no ar livre e, pensarmos melhor no mesmo ar livre sobre atual cenário político Nacional, apreciando a paisagem corrupta de sempre que devemos negar ininterruptamente. Ninguém nos prestou muita atenção há décadas e a vida se acalmou na mesma crise infindável. O povo ouviu os últimos relatos, BILHÕES E BILHÕES NO AR … 

Isso não quer dizer que a vida a bordo do cenário corrupto tenha se tornado normal.

Nada era exatamente o que parecia, e havia uma ameaça invisível e uma sensação de perigo a cada passo. Tomemos, por exemplo, os últimos acontecimentos com bilhões e bilhões no ar. Para este grupo de ladrões o tesouro público, é uma 

planta aberta para a tripulação. Na verdade, era apenas uma miscelânea de escrivaninhas corruptas e corruptíveis, os nossos irmãos nas bancadas, arquivos e estantes ainda defendem grupos de ladrões. Tudo neste cenário corrupto é improvisado e amarrado às anteparas com qualquer corda que os corruptos da mesa pudessem encontrar para continuar sem deslizassem dos (cofres públicos) quando voltarem para à cena do crime.

Logo descobri que essa era uma maneira extremamente perigosa de fazer as coisas no nosso país . No final de últimos discursos, cada corrupto decidiu que nada vai mudar, porém, deveriam visitar as Ilhas corruptas depois dessas eleições e depois fazer viagens de volta para Europa , via Madeira, a Portugal continental, onde vão passar o Natal com suas famílias de luxos. Enquanto a isso, o povo Guineense vai enfrentar um enorme tempestade miserável e num Atlântico de corrupção sem igual. 

Eu tenho certeza de que o perigo é real, (embora parecesse assim normal ), mas as coisas vão ficar ainda mais reais quando tenho tempo para escrever artigos com baralhos intermediários. O sistema que funcionava para manter a corrupção interminável hoje virou estável durante as ondas suaves do mar de rosas 🌹 e não funciona na cabeça de alguns corruptos, quando se tratava de uma tempestade corrupta que balançava o navio corrupto de um lado para o outro como se fosse um brinquedo, TUDO ERA NORMAL E NATURAL. Agora, DSP e o PGR não podem mostrar ao país (as provas sobre pagamento de 3 mil milhões a um dos conselheiros do Presidente!!

As cordas se moldaram e, quando o navio corrupto tombou para um lado diferente , os armários corruptos e as mesas corruptas deslizaram e bateram em um lado do convés, agora, só falam em (normalidade Constitucional, Democracia, Constituição da República e os Direitos Humanos), e quando o navio corrupto empinou o País para o outro lado ZAMBRANO, todos eles deslizaran de volta para o outro lado corrupto. A força de um arquivo corrupto cheio colidindo com uma antepara de aço soou como o disparo de um morteiro corrupto sem igual, não tem moral nenhuma para falar sobre Lei e a Justiça. Hoje, maior preocupação para (as forças do atraso) é segurança e Judiciário , onde todos os outros procuraram abrigo, enjoados no fundo do poço, mas frente de perigo. Finalmente chegámos à conclusão que Justiça é importante, e nunca fiquei tão feliz ao ver uma ilha de constrangimento contra (as forças do atraso).

Poder-se-ia pensar que com as condições semelhantes os corruptos não vão responder Justiça um dia, é claro que um dia, o povo vai ouvir prisões agravadas pelos mesmos Ladrões.

Concluindo: Talvez a pena de morte é um assunto muito sério! Porque não, o trabalho forçado que visa a produção de alguma coisa útil para a sociedade que o indivíduo traíu? A questão é: Sobre a pela de morte! Uma vez morto o ladrão, como recuperar esse produto de furto? Um corrupto fuzilado!

E o que de especial tem isso? 

Até porque deviam ser todos esses larápios fuzilados todos eles sem excepção!

Inglaterra- London 

Juvenal Cabi Na Una.