Fonte: Carlos Santiago
POR: Mamadu War
Sem pretender discutir agora sobre o título do DECRETO a minha nota incide sobre duas coisas: EXAGERO sobre as RESTRIÇÕES e a sua INCONSTITUCIONALIDADE.
É EXAGERO, sobre as RESTRIÇÕES de DIREITOS, LIBERDADES e garantias, constantes no Decreto de ESTADO DE CALAMIDADE decretado pelas autoridades da GUINÉ-BISSAU, visto que as restrições são inconcebíveis. Porque pretende proibir as restrições aos Direitos, Liberdades e Garantias não expressamente previstas na lei da Base de Protecção civil que regula o Estado de Exceção. E mesmo que supomos que havia sustentabilidade na lei da Base de Protecção Civil também, seria a INCONSTITUCIONAL.
Para ser sincero, estas medidas não foram bem pensadas não só por causa da sua eficácia mas sim porque ela é INCONSTITUCIONAL.
Falando da sua eficácia estou a crer que vai haver contornos sobre as restringibilidades impostas no Decreto, deveria haver a ponderação, porém, isto vai suscitar uso da força por partes das AUTORIDADES. Logo, estaremos novamente nas violações de direitos humanos, pese embora que é modus operandi dessa autoridade, por conseguinte, isto nos faz figurar no RANKING dos países com índices de violação muito elevados.
Bissau, 27 de Agosto de 2021
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar