4 de junho de 2017

51 Cimeira da CEDEAO - Umaro Sissoco nota a similaridade das “circunstâncias política” entre Guiné-Bissau e Portugal

Bissau, 04 Jun 17 (ANG) – O Primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embalo defendeu no Sábado que o seu governo possui legitimidade para governa, uma vez que este reúne “o consenso de maioria, tal como recomenda as regras democráticas”.

“Em Portugal foi Passos Coelho quem ganhou as legislativas, mas é o António Costa que esta a governar graças a engenharia política que fez com outras forcas para conseguir a maioria no parlamento”, disse o chefe do governo evocando a similaridade do sistema e das circunstâncias política entre os dois países.

O primeiro-ministro reagia assim ao partir para a 51 Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de onde se aguarda sanções contra políticos e instituições guineenses em que estariam a bloquear a implementação do acordo de Conacri para a saída da crise que assola o país a mais de 2 anos.

Sobre este particular, Umaro Sissoco Embalo afirmou que o documento assinado pelos protagonistas da crise política na capital do país vizinho eh muito claro, infelizmente “alguns partidos” aos quais não citou eh que estarão a interpreta-lo mal.

“Diz claramente que o primeiro-ministro deve reunir consenso e ser da confiança política do Presidente da República”, esclareceu lembrando que eh o que se passa neste momento uma vez que a sua nomeação reuniu o beneplácito da maioria.

Segundo o chefe do executivo a solução para a saída deste imbróglio político apenas pode ser encontrada pelos guineenses, nomeadamente se os actores políticos renunciarem a arrogância e prepotência e sentarem-se a mesma mesa para o diálogo.

Questionado se não se sente com receio de eventuais sanções, o primeiro-ministro respondeu que a luz do concerto das nações, a CEDEAO não pode fazer nada e além do mais esta organização sub-regional já disse ter tomado boa nota das iniciativas do governo para a saída da crise política, ao convidar, sem sucesso, o PAIGC para o diálogo.

Em finais de Abril, uma missão da CEDEAO visitou a Guiné-Bissau tendo no final deixado advertência aos protagonistas da crise para no prazo de 30 dias implementarem o acordo de Conacri ou seriam alvos de sanções da organização comunitária. O prazo terminou dia 25 de Maio passado.

O acordo de Conacri recomenda entre outros pontos a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e formação de um governo entre os partidos políticos com base nas proporções das suas representações na Assembleia Nacional Popular e ainda a reintegração dos 15 deputados expulsos pelo PAIGC.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário