quinta-feira, 31 de outubro de 2019

GUINE-BISSAU, OS RISCOS DE NEOCOLONIZACAO

Fonte: O PAÍS

GUINE-BISSAU: UM PROJETO SUB-REGIONAL DE NEOCOLONIZAÇÃO

Cada dia que passa, faz-se luz sobre os contornos e planos que estão subjacentes às acções e posições que têm sido assumidas pela CEDEAO, relativamente ao conflito político-institucional que assola a Guiné-Bissau.

Num primeiro tempo, depois de terem neutralizado cirúrgicamente o Presidente da República, José Mário Vaz (JOMAV) que, incautamente caiu no engodo da mediação assumidamente parcial da CEDEAO, permitindo ingénuamente, ser-se “despido” de todos os seus poderes constitucionais e ser transformado num antêntico refém e figura anedótica de presidencialismo na sub-região.

Também, foi sob pressão e injunções tutelares, desrespeitosas e ditatoriais que, a CEDEAO impôs aos guineenses a sua agenda eleitoral e os moldes da realização das legislativas que, apesar das falcatruas e manigâncias engendradas reservaram uma surpresa madrasta para o partido da sua preferência, o PAIGC. Porém, para que o poder não fugisse fora do radar do seus parceiros e cumplices no sombrio projeto de neocolonização da Guiné-Bissau, a CEDEAO não se coíbiu, mais uma vez, de vir em socorro dos seus protegidos, aconselhando-os e apadrinhando o selar da apressada coligação de incidência parlamentar entre o PAIGC/APU-PDG/UM/PND.

De seguida, veio a imposisão com privilégios de inamovibílidade e intocabilidade, a nomeação de Aristides Gomes (agente de confiança e representante dos interesses e lobbys franceses na Guiné-Bissau), dando assim, seguimento ao projeto de colocar o país e as suas imensas riquezas (petróleo, gaz, uránio, fosfato, bauxite etc...) sob a alçada e controlo do colon françês (sempre ávido das nossas riquezas). Essa estratégia, visa garantir a futura exploração das nossas riquezas em proveito próprio, passando pela fachada do proteccionismo-intervencionismo sub-regional ao impôr um PM da conveniência da França. Por isso, entende-se agora melhor, o estatuto de inamovibilidade atribuido pela CEDEAO ao seu PM Aristides Gomes (AG) até a realização das presidenciais, pois basta, prestarmos atenção particular à atuação das forças da escolta da Ecomig em postura de alerta de guerra assumida na protecção de AG, como que, a querer intimidar qualquer pretensão ou veleidades de impedi-lo de exercer as suas funções.

Também não se deve deixar em claro as declarações em tempos feitas por DSP, quando afirmou que, o governo de Aristides Gomes, é um governo à prazo, um prazo limite que vai até a realização das eleições presidenciais previstas para 24 de novembro. Na realidade, esta afirmação não tem nada de inocente, pelas razões que de seguida, passamos a expôr.

DSP engendrou com cumplicidade da CEDEAO/GETAPE/CNE, todo um esquema para levar a cabo uma mega-fraude eleitoral que lhe “dá garantias seguras” de vencer as presidenciais de 24 de novembro 2019, logo à primeira volta e para isso, fez mexidas cirúrgicas operadas na GETAPE, criou estratégicamente da Secretaria de Estado da Gestão Eleitoral para neutralizar a CNE nos aspectos operacionais e de supervisão do processo (esrutura entregue ao cadastrado Justen Nosolini para as trafulhices do costume devidamente coadjuvado por uma equipa de especialistas nigerianos e delinquentes brasileiros em ilicitos eleitorais). Para completar o esquema, DSP conta com cumplicidade assumida e vergonhosa da CNE, assim como a protecção da CEDEAO, para caso necessário, vir a intervir, para consolidar e dar caução ao golpe eleitoral.

Foi no contexto acima que despuradamente, sem dar a devida conta que, o lider do PAIGC “sentiu-se” desmedido na sua ambição e, descuidadamente proclamou-se antecipadamente, como o futuro “presidente” da República da Guiné-Bissau, estando por isso na altura, a prespetivar o seu “mandato” presidencial, tendo já em vista, com um novo Primeiro ministro, aconselhado e escolhido pelos seus padrinhos da CEDEAO para formar o par de “iluminados” que irão governar em dupla, o futuro da Guiné-Bissau..., uma alma gêmea, tipo Puttin/Medvedev guineense. Esse projetado PM, seria Paulo Gomes, o menino bonito dos títeres e déspotas da sub-região, o “prodigio” que irá definitivamente, com sua inteligência, acima dos lusófonos guineenses, franconizar e subjugar, o teimoso apendice luso-guineense que tanto incomôda a quíetude, dos subserventes chefes de Estado da vizinhança regional.

Pergunta-se, será que, o DSP converteu-se à francófonia abandonando o espaço da influência lusófona ?

É bom notar que, DSP há muito mudou o seu chip estratégico-proteccionista para o girão francófono, pois cedo compreendeu que, nem a CPLP, tão pouco Portugal sózinho ou Angola, estarão à altura de conseguir impôr um presidente na Guiné-Bissau, que não seja da “escolha” dos interesses geo-estratégicos que imperam na sub-região (veja-se o caso flagrante de Carlos Gomes Júnior que claramente a CEDEAO não queria que fosse presidente da Guiné-Bissau em 2012... e, na realidade, não o foi...) e, DSP compreendeu bem e muito cedo isso.

Por isso, hoje mais do que nunca, O DSP ASSUME-SE COMO O CANDIDATO PREFERIDO E É CLARAMENTE APOIADO PELA CEDEAO.

Enfim, tudo está preparado e delineado e só um milagre abortara os intentos da CEDEAO de impôr a sua ordem e ter os cordelinhos da Guiné-Bissau nas suas mãos e sob presidência e governo dos seus homens de mão, respetivamente : DSP para Presidente e PG para PM.

E assim, se nada fôr atempadamente feito, queiramos ou não :
Aristides Gomes será o PM da Guiné-Bissau e será ele e o seu governo a organizará estas eleições como be entender e a CEDEAO mandar..., para mais uma humilhação para o Povo guineense ;
DSP irá ganhar as eleições presidenciais, as mais fraudulentas do país, logo à primeira volta por maioria absoluta e, caso houver contestação a CEDEAO irá intervir e consolidar a fraude ;
Paulo Gomes será o prôximo o PM da Guiné-Bissau e, o nosso país, a província mais ao Sul do Senegal, depois da Casamansa.

Pelo Coletivo, "Honra e Patriotismo 1973"

Sem comentários:

Enviar um comentário