sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Jorge Herbert- DE KABUNKA A MANDJAKUS

Por Jorge Herbert

O grave incidente que envolveu um ilustre guineense Dr. Jorge Fernandes, num Aeroporto Caboverdeano, não é um caso isolado, nem será o último em Cabo-Verde, nem em qualquer parte do mundo civilizado. Teve o impacto que teve, por se tratar de uma pessoa esclarecida dos seus direitos e soube comportar-se na legalidade, apesar de ter visto espezinhado todos os seus direitos mais básicos...

Não restam dúvidas que há um maior sentimento de revolta quando se trata de Cabo-Verde, por razões históricas de irmandade que motivou uma luta de libertação conjunta e por a Guiné-Bissau assim como São-Tomé e Angola terem sido destinos de acolhimento de Caboverdeanos, nos tempos em que a fome assolava esse arquipélago.

Mas, este problema que afeta o fluxo migratório dos guineenses em direção à Cabo-Verde, ou usando o arquipélago apenas como ponto de passagem para atingir a sonhada Europa, deve ser olhado não só na óptica de uma ingratidão caboverdeana pela sua história, de que não nego existir e que já denunciei noutros textos, essa dualidade ou dicotomia do posicionamento caboverdeano que deseja ser europeu mas não chega a sê-lo de pleno direito porque é tratado pelos ex-colonialistas como europeus de quarta, a seguir às populações das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, mas também não assume as suas origens africanas, por complexo do colonizado que acha que ser igual ou parecido ao colonizador é que é ser civilizado e ser próximos da cultura africana é ser-se gentio! 

Sem qualquer intenção de ofender aos meus amigos e familiares caboverdeanos, julgo que esse complexo é quase genético e histórico, por esses arquipélagos terem sido povoados pelos filhos do patrão branco com a escrava negra. Um filho gerado e criado nesse conceito não pode aceitar e adoptar com orgulho a cultura da mãe escrava, o que fará com facilidade em relação à cultura do pai patrão... Em todo o caso, também não podemos ser tão hipócritas ao ponto de esquecermos que, aqueles guineenses que hoje reclamam por um trato diferente no território caboverdeano, alegando laços históricos antigos, muitos são os que na década de oitenta na Guiné-Bissau enchiam o peito para dizer à qualquer indivíduo de tez clara, “kabrianu ou kabunka, bai pa bu terra”! 

Infelizmente a ignorância evoluiu de “kabunka a mandjaku”, os complexos se exaltaram e os laços históricos foram esquecidos!
Mas, o objetivo principal deste texto era alertar que, o cerne deste problema do trato não está só nos complexos caboverdeanos, mas sim no obscurantismo, no atraso económico e social e essencialmente na corrupção a que o PAIGC remeteu a Guiné-Bissau nestas últimas quatro décadas e meia! 

O guineense hoje é menos respeitado no estrangeiro, porque estamos na lista dos países mais pobres do mundo. Os nossos documentos não têm peso nem valor, nem respeito, em qualquer país do mundo, porque os nossos sucessivos governos e Embaixadas transformaram os nossos documentos (de passaporte à cartas de condução) em autênticas mercadorias a ser negociadas no mercado negro e em apoio ao tráfico de substâncias ilícitas! 

Perante um passaporte guineense, qualquer autoridade, de qualquer país do mundo, fica automaticamente alerta e de pé atrás, a procura de rotas de algum negócio ilícito! E, se juntarmos a isso um polícia com forte complexo de colonizado, com um intelectual cuja aparência foge aos ditames daquilo que o colonizador ensinou-lhe (ao polícia complexado) de como são os intelectuais, tem tudo para dar asneira e creio que foi o que aconteceu com o nosso conterrâneo num aeroporto em Cabo-Verde.

Mas, julgo essencial, antes de exigirmos respeito aos outros povos, arrumarmos a nossa casa, respeitarmo-nos primeiro para podermos exigir respeito aos outros e sermos efetivamente respeitados! 

Não podemos ter governantes e Embaixadas comprometidos com tráficos de passaportes de serviço, diplomáticos e outros e continuamos a aplaudi-los e a votar neles! 

Não podemos aceitar a banalização da nossa soberania por políticos comprometidos com uma estratégia neocolonializadora com base numa ditadura económica e queremos continuar a sermos respeitados por esse mundo fora!

Abaixo vendedores dos passaportes.
Abaixo os Kulkaduris di terra.
Abaixo os Honórios Barretos dos tempos modernos.

Jorge Herbert

Sem comentários:

Enviar um comentário