sábado, 24 de fevereiro de 2018

ADIS ABEBA - Estado de emergência na Etiópia vai durar 6 meses


ADIS ABEBA (Reuters) - O estado de emergência decretado na Etiópia um dia após o primeiro-ministro renunciar ao cargo vai durar seis meses, disse o ministro da Defesa neste sábado, enquanto autoridades tentam acalmar a situação na segunda nação mais populosa da África.

Surtos de violência prosseguem em algumas regiões do país e o governo está proibindo manifestações e a divulgação de publicações “que podem incitar e semear a discórdia”, disse o ministro Siraj Fegessa a jornalistas.

O governo já tomou várias medidas para reduzir a violência, mas vidas continuam sendo perdidas. Muitas pessoas foram desalojadas e a infraestrutura econômica foi danificada.

Novas medidas serão anunciadas até o fim do dia, disse ele.

O primeiro-ministro Hailemariam Desalegn anunciou sua saída surpresa em discurso televisionado na quinta-feira, na primeira vez na história etíope moderna que um primeiro-ministro renuncia. Ele argumentou que queria abrir caminho para reformas.

O governo decretou estado de emergência em seguida. O Parlamento -com a coalizão governamental controlando todos os 547 assentos - deve ratificá-lo em duas semanas.

A Etiópia é a maior e mais crescente economia do leste africano e aliada do Ocidente contra a militantes islâmicos. Mas grupos de direitos humanos já criticaram muitas vezes o governo por pressionar opositores políticos e a imprensa.

Desde janeiro, a Etiópia já libertou mais de 6 mil prisioneiros acusados ​​de participar de protestos em massa e, em alguns casos, de ofensas contra o Estado. Também fechou uma penitenciária onde, diziam ativistas, ocorria tortura.

Muitos dos prisioneiros participaram de protestos anti-governo em 2015 e 2016 nas duas províncias mais populosas do país, cujas etnias Oromo e Amharic se queixam de sub-representação na política etíope.

As manifestações começaram contra um plano do governo de expandir a capital Adis Abeba, mas se transformou em atos por mais direitos civis.

O governo anteriormente implantou estado de emergência em outubro de 2016, que vigorou até agosto de 2017. Nesse período, os toques de recolher foram frequentes, havia restrições ao direito de ir e vir e cerca de 29 mil pessoas foram detidas.

por Aaron Maasho
Redação Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário