terça-feira, 21 de março de 2023

Líder do grupo Wagner diz que Kyiv planeia "ataque em grande escala"

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Notícias ao Minuto   21/03/23 

Numa conferência de imprensa na segunda-feira, Yevgeny Prigozhin afirmou que uma investida dessa natureza estará a ser planeada para o final deste mês ou para o início de abril. 

O líder do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, terá avisado o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, de que a Ucrânia estará a preparar um "ataque em grande escala", reporta a Sky News.

Numa conferência de imprensa, na segunda-feira, Prigozhin afirmou que uma investida dessa natureza estará a ser planeada para o final deste mês ou para o início de abril. 

O líder do grupo Wagner terá, ainda, revelado que pediu ao governante russo citado para tomar "todas as medidas necessárias para evitar que a empresa militar privada Wagner seja isolada das principais forças do exército russo" no contexto de tal ofensiva, "o que terá consequências negativas para a operação militar especial" de Moscovo.

Yevgeny Prigozhin acrescentou, ainda, estar disponível para revelar o seu próprio plano acerca de como as forças russas devem combater a Ucrânia - não tendo, no entanto, revelado como teve conhecimento de tal alegada contraofensiva das forças de Kyiv.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Também: Xi Jinping convida Putin para visitar a China (ainda) este ano

Sem comentários:

Enviar um comentário