terça-feira, 26 de março de 2024

Senegal: PR ELEITO DIZ QUE O SEU PAÍS CONTINUARÁ A SER O “ALIADO SEGURO E CONFIÁVEL” DE TODOS OS PARCEIROS ESTRANGEIROS

 O DEMOCRATA  26/03/2024 

O vencedor das eleições presidenciais no Senegal, Bassirou Diomaye Faye, garantiu na segunda-feira que o seu país continuará a ser o “aliado seguro e confiável” de todos os parceiros estrangeiros “respeitosos”, durante a sua primeira aparição pública desde o anúncio da sua vitória histórica.

Faye, que completou 44 anos na segunda-feira, libertado da prisão há apenas dez dias, apresentou-se como a “escolha para a separação”. Ele se tornará o quinto e mais jovem presidente deste país da África Ocidental de 18 milhões de habitantes, após o reconhecimento, na segunda-feira, pelo seu principal adversário, do seu sucesso no primeiro turno das eleições presidenciais, o que equivale a um terremoto político.

Declaraçāo à imprensa do Presidente eleito de Senegal Bassirou Diomaye Diakhar FAYE.  @Radio Voz Do Povo  

“Gostaria de dizer à comunidade internacional, aos nossos parceiros bilaterais e multilaterais que o Senegal manterá sempre o seu lugar, continuará a ser o país amigo e o aliado seguro e confiável de qualquer parceiro que se envolva connosco numa cooperação virtuosa e respeitosa. e mutuamente produtivos”, disse ele em comunicado à imprensa.

No plano interno, indicou que os seus “projectos prioritários” seriam a “reconciliação nacional”, a reconstrução das instituições” e “uma redução significativa do custo de vida”.

“Estou empenhado em governar com humildade, transparência e combater a corrupção em todos os níveis”, declarou.

Em doze eleições presidenciais baseadas no sufrágio universal, esta é a primeira vez que um candidato da oposição vence na primeira volta. Um acontecimento ainda mais marcante desde que a vitória, aparentemente motivada por um apetite de mudança, se não de ruptura, após anos difíceis, foi anunciada em grande escala.

“As pessoas têm sede de mudança quando vemos o que está a acontecer neste país em termos de corrupção, de desrespeito pela lei, e quem mais encarnou essa mudança é Ousmane Sonko”, o opositor que nomeou Faye para o substituir. depois de ser desqualificado das eleições presidenciais, disse à AFP El Hadji Mamadou Mbaye, professor e pesquisador da Universidade de Saint-Louis.

Falou mais do voto “emocional” do que da razão, por parte dos jovens e das mulheres.

Era amplamente esperado que Faye vencesse as eleições de domingo com base nos resultados provisórios publicados na mídia e nas redes sociais. Mas a sua vitória ficou pendente do reconhecimento do candidato no poder, Amadou Ba, na ausência de publicação oficial dos resultados agregados, o que deverá demorar mais alguns dias.

Ba admitiu a derrota na segunda-feira e ligou para Faye para parabenizá-lo. O presidente cessante, Macky Sall, também parabenizou o vencedor.

“Amizade” americana

Após três anos de agitação e crise, a eleição ocorreu sem grandes incidentes. Apesar das tensões dos últimos anos e de um adiamento de última hora das eleições, esta é a terceira vez que o Senegal pratica a alternância nas urnas desde a independência da França em 1960, enquanto uma sucessão de golpes de Estado instalou regimes militares no seu país. vizinhos adiando as eleições para uma data indefinida.

A extrema confusão que precedeu as eleições deu origem a múltiplas expressões de compromisso com a prática democrática.

“O compromisso do povo senegalês com o processo democrático faz parte dos alicerces da nossa profunda amizade e dos nossos fortes laços bilaterais”, respondeu o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller.

As eleições foram acompanhadas de perto no estrangeiro, sendo o Senegal considerado um dos países mais estáveis ​​da África Ocidental abalado pelo golpe. Dakar mantém relações fortes com o Ocidente, enquanto a Rússia fortalece as suas posições circundantes.

A certeza da vitória de Faye desencadeou cenas de júbilo entre os seus apoiantes na capital e em Casamança (sul) na noite de domingo.

“Soberania”

Beneficiando de uma lei de amnistia, o Sr. Faye foi libertado de onze meses de prisão dez dias antes das eleições, ao mesmo tempo que o seu guia e líder do partido dissolvido, Ousmane Sonko.

Faye quer ser o “candidato à mudança do sistema” e ao “pan-africanismo de esquerda”. O seu programa insiste no restabelecimento da “soberania” nacional, que ele acredita ter sido vendida no estrangeiro. Prometeu combater a corrupção e distribuir melhor a riqueza, e comprometeu-se também a renegociar os contratos de mineração, gás e petróleo celebrados com empresas estrangeiras.

O Senegal poderá começar a produzir gás e petróleo em 2024.

Desde 2021, o Senegal tem vivido vários episódios de agitação causados ​​pelo impasse entre Ousmane Sonko e o governo, combinados com tensões sociais. A pobreza afecta pelo menos um em cada três senegaleses e o desemprego afecta pelo menos 20% da população activa.

O país mergulhou numa das crises mais graves em décadas, quando o Presidente Sall decretou, em 3 de Fevereiro, o adiamento das eleições presidenciais marcadas para três semanas depois.

A agitação deixou dezenas de mortos em três anos e levou a centenas de prisões.

In le360


Leia Também: O Presidente eleito do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, prometeu lutar contra a corrupção e promover a reconciliação nacional, depois de uma grave crise política que se seguiu ao adiamento da votação.


Leia Também: O presidente francês Emmanuel Macron felicitou hoje Bassirou Diomaye Faye pela vitória nas eleições presidenciais do Senegal e disse, através de uma mensagem na rede social X, estar ansioso por "trabalhar com ele".

Sem comentários:

Enviar um comentário