sábado, 29 de julho de 2023

EUA: Três baleias saltaram em simultâneo – e o momento (raro) ficou registado

© Robert Addie

NOTÍCIAS AO MINUTO   28/07/23 

Ainda que tenha passado décadas no mar enquanto pescador em Massachusetts e no Alasca, o homem nunca tinha visto nada parecido com o fenómeno que testemunhou na segunda-feira.

Quando Robert Addie decidiu celebrar o seu 59.º aniversário numa viagem de pesca de atum em Cape Cod, na companhia das três filhas, não poderia pensar que veria um fenómeno tão, mas tão raro, que até deixou cientistas com inveja. Isto porque o homem de New Hampshire viu – e filmou – três baleias-jubarte a saltar de forma quase totalmente sincronizada – seguidas de uma outra, mais jovem.

© Robert Addie

“Foi tão animador de se ver. Simplesmente incrível”, recordou o norte-americano, em declarações à CBS.

Ainda que tenha passado décadas no mar enquanto pescador em Massachusetts e no Alasca, Addie nunca tinha visto nada parecido com o fenómeno que testemunhou na segunda-feira.

“Já vi milhares de baleias. Ainda não encontrei ninguém que tivesse visto um salto triplo”, apontou.

A viagem, que serviu também para comemorar o seu regresso a casa depois de ter passado uma temporada a prestar ajuda humanitária na Ucrânia, tomou outros contornos quando, de repente, Addie foi presenteado com aquilo que classificou como um “balé de baleias”.

“Um salto triplo é raro, e um salto triplo sincronizado é ainda mais raro. É uma experiência de uma vez na vida. É muita sorte. Sinto que Deus brilhou sobre mim para me permitir capturar isso”, confessou.

Como se não bastasse, o grupo viu também uma baleia mais jovem saltar, finda a 'dança'. Especialistas equacionaram que o fenómeno poderá ter sido uma tentativa por parte dos animais de expulsar parasitas ou de auxiliar a digestão. Contudo, Addie acredita que primeiro grupo de baleias poderia estar a tentar ensinar a ‘coreografia’ à mais nova.

“Até alguns dos especialistas em baleias que me contactaram disseram estar invejosos de mim, porque nunca viram isto”, rematou.

Assista à 'dança' na galeria acima.


Leia Também: Avistada (nova) baleia-comum perto de Lisboa. Teria cerca de 18 metros

Sem comentários:

Enviar um comentário