quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Saúde Pública - “Com a saída da Brigada Médica Sem fronteiras Guiné Bissau passou a registar um aumento ligeiro da taxa de mortalidade neo-natal”, diz ministro da saúde


Bissau, 15 Dez 22 (ANG) – O Ministro da Saúde Pública revelou que, com o fim das operações  da Brigada Médica Sem Fronteiras, a Guiné-Bissau voltou a registar um aumento ligeiro da taxa de mortalidade neo-natal.

Em declarações conjunta, esta quarta-feira, aos órgãos de comunicação social públicos, em jeito de balanço das atividades realizadas em  2022, Dionísio Cumba disse que a principal  causa de mortalidade nos menores tem a ver com a falta da ar, e diz ser  uma situação da responsabilidade das mães, pelo que a intervenção deve começar por aí, por forma a reduzir o nivel de mortes de crianças.

Reconcheceu que o população tem dificuldades de acesso aos cuidados de saúde primários, sobretudo para diagnóstico pré-natal, e diz que alguns partos ocorrem fora de cuidados médicos.

Dionísio Cumba relaciona o aumento do número de mortes de  crianças à emigração dos médicos guineenses formados pela Brigada Médica Sem Fronteiras,  e à falta de  condições de trabalho em algumas estruturas sanitárias.

Segundo o ministro da Saúde, a média da mortalidade por cada 100 nados é quase de 50 por cento, de acordo com os dados fornecidos pelo hospital Nacional Simão Mendes.

Para inverter essa situação, Dionísio Cumba disse que contatou  um grupo de neonatólogos italianos, que dispõe de um projecto de dez anos, que, para além da assitência  medica vai incluir a componete de formação local.

“Uma missão de avaliação deste grupo deixou o pais recentemente, e vai apresentar  relatorio aos seus financiadores para análise,  e, em caso de aprovação, o projeto vai ser executado em todas as regiãos do país”, disse Dionísio Cumba.

Instado a falar sobre os equipamentos de hemodiálise explicou que aquando da visita do Presidente  Umaro Sissoco Embaló ao Brasil,  o seu homólogo prometera ajudar com cadeiras de hemodiálise para responder à alguns situações de emergência, promessa que Cumba acredita poder ser honrada pelo novo presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva.

Para além do Brasil, disse que o governo do Irão, da Turquia e de Portugal haviam manifestado a intensão de apoiar as autoridades sanitárias nacionais para que os doentes de hemodiálises possam ser tratados  internamente.

“O terreno já está disponível para construção de um centro de internamente e acolhimento para tratamento de doentes que vêm das regiãos, no  hospital  Simão Mendes”, explicou Dionísio Cumba.

Relativamente a fábrica de oxigénio, o ministro da saúde nega a sua privatização, e diz que a sua gerência foi entregue à uma entidade para garantir a sua manutenção e reparação, em caso de avaria.

“Não é possivel garantir o fundo de manutenção, na ordem de 25 milhões de fcfa, por ano, no ministério das finanças”, disse.

A manutenção requerida para essa fábrica é  assegurada por uma empresa portuguesa de nome “Sis Advance”, contratada para o efeito.

No âmbito desse contrato, o Hospital Simão Mendes compra oxigénio a 20 mil fcfa por garrafa, e outras estruturas hospitalares regionais também compram, diz Donísio, num “valor simbólico” e mesmo não tendo denheiro são lhes fornecido o oxigénio para depois pagarem.

Em relação à alegadas atribuições  da  Junta Médica à pessoas que não têm qualquer tipo de problema de saúde, o ministro da Saúde disse ser uma questão do passado.

Referiu que em 2019 fazia parte da equipa de avaliação da Junta e que na altura tinha mais  de 1000 processos,mas que na verdade, como médico ficou envergonhado, com o fato de os próprios  médicos serem complices dessa situação. “Foram encontrados processos aprovados que não têm nenhuma ligação clínica”, disse.

“Hoje em dia, quem administra o processo de Junta Médica, depois da nossa aprovação é a Direcção geral de Saúde de Portugal,porque após a sua validação pela comissão nacional todas as informações ligadas ao caso são introduzidas numa plataforma para serem anailisadas em Portugal”, explicou.

Relativamente a falta de pessoal que se regista em  algumas  estruturas sanitárias, Dionísio Cumba afirmou que as vezes não é bem assim.

Disse que o problema é o incumprimento de  compromissos da parte dos  técnicos, porque “pouca gente está disposta a trabalhar fora de Bissau”.

Para resolver essa situação,Dionísio Cumba defende a realização de concurso para colocação de pessoas em função da necessidade de cada centro. 

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário