O secretário-geral da Agência de Gestão e Cooperação entre a Guiné-Bissau e o Senegal revela que o país poderá começar, em Setembro do ano corrente, uma nova ronda de negociação sobre a exploração dos recursos naturais na zona fronteiriça com o Senegal.
Inussa Baldé falava, hoje (21), depois da audiência com o presidente Umaro Sissoco Embalo. A exploração tem sido uma das fontes de polémica no país e criticada pela diferente franja a sociedade guineense.
O secretário-geral da Agência explica que o processo ainda está em negociações que deverão ser retomadas dentro de dois meses.
“Devo deslocar à Dacar brevemente e se chegar la irei inteirar da situação, e em princípio se tudo correr bem no mês de Setembro haverá uma nova ronda de negociação”, sustenta.
Desde 2014 Guiné-Bissau e senegal têm vindo a negociar para obtenção de um novo acordo da exploração da zona conjunta. Por isso, Inussa Balde o fundamental é reforçar a cooperação entre a Guiné-Bissau e o Senegal.
“Não há outro caminho porque temos recursos comuns e somos vizinhos, é o interesse dos países reforçar esta cooperação e garantir uma boa vizinhança para que possamos, na verdade, beneficiar desta zona económica comum”, explica
A agência coordena a aplicação do Acordo de Gestão e Cooperação entre os dois países, assinado em Outubro de 1993 e que incluiu a criação de uma Zona de Exploração Conjunta, que comporta cerca de 25 quilómetros quadrados da plataforma continental.
A Guiné-Bissau dispensou 46% do seu território marítimo para constituir a Zona de Exploração Conjunta e o Senegal 54%.
Por: Turé da Silva
radiosolmansi.net
Leia Também:
À Proteção dos Nossos Recursos Marítimos!
(...) cuidar dos nossos recursos marítimos é uma das prioridades das prioridades, os recursos de todos os sectores, são para os filhos da Guiné-Bissau e das gerações vindoras; por isso, todo cuidado é pouco, nunca devemos fechar os nossos olhos, quando se trata da requeza do país para o benefício de todos os Guineenses;Para que todo corra bem, é necessário que todos estejam atentos na nossa sub-região face ao desafio contemporâneo, a nossa riqueza deve ser bem protegida e bem tratada, bem gerida cuidadosamente para todos;
No mês passado, foi nomeado através do Decreto Presidencial, o Engenheiro Inussa Baldé, como Secretário-geral da agência de gestão e cooperação entre Guiné-Bissau e República Senegalesa;
Hoje, dia 21 de Julho de 2020, antes da sua deslocação a sede da agência no Senegal 🇸🇳, foi recebido em audiência pelo o Primeiro Magistrado de Nação, General Umaro Sissoco Embaló, no palácio da República, na presença do Membro da sua equipa avançada, Senhor Soares Sambú;
Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.