quarta-feira, 3 de julho de 2024

Em Angola - “Por este rio acima”

No dia 2 de julho, foi publicado no jornal “Público” online o artigo do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, alusivo ao cantor Fausto e que sairá, também, no dia 5 de julho no “Novo Jornal” de Angola.

Pela natureza do artigo, relacionando Fausto com o mundo de língua portuguesa, logo com os países e cidades lusófonas, levamo-lo ao conhecimento de todos.

Em Angola - “Por este rio acima”


Não o sabia doente e engoli em seco após a leitura da notícia que me chegou pelo ecrã do computador, de manhã, quando o abri.

Revi-me e revi-o nos anos sessenta do século passado, no bairro académico da então cidade de Nova Lisboa, atual Huambo, Angola, a ouvir os ensaios dos “Rebeldes”, primeiro conjunto musical que criou com outros jovens, entre os quais um seu irmão.

Nessa altura, ambos com dezassete anos, o imaginário das novas gerações navegava pela criatividade de sons de novos ritmos musicais, surgidos em concertos de quatro jovens, numa caverna de Liverpool.

Eram estes quatro jovens que compunham as letras e as músicas das canções.

Tal como Fausto já então o procurava fazer nos “Rebeldes”.

Adotou o nome de Fausto, mas o seu nome era Carlos Fausto Bordalo Dias.

Todos os doze discos que o divulgaram nasceram da fronteira comum dos países de língua portuguesa – os oceanos.

Não admira.

Fausto nasceu a bordo do navio “Pátria”, numa viagem entre Portugal e Angola.

Ainda muito criança, sobreviveu a uma doença muito grave, graças ao diagnóstico de um veterinário, conhecedor de doenças tropicais e outras maleitas.

No disco a que deu o nome de “A preto e branco”, Fausto não podia deixar de ter uma faixa com uma poesia de Alexandre Dáskalos, o veterinário que sempre se assumiu angolano, de descendência grega.

Nos anos cinquenta do século passado foi dos primeiros a erguer a bandeira da independência de Angola.

Ficaria feliz se soubesse que um dia Fausto daria ao disco que tem uma canção com um poema seu, o título de “A preto e branco”.

Com naturalidade, sempre com uma postura reservada, distanciada dos holofotes, Fausto haveria de ressurgir com a reconquista da liberdade, em Abril, depois de ter recebido o primeiro prémio revelação da Rádio Renascença.

Ressurgiu porque as letras que escreveu e as músicas que compôs cantam a alma do que somos, resultado de encontros seculares de culturas.

Para mim, a canção “Por esse rio acima”, de 1998, que ao invadir as margens com base na língua universal, que é o português, é a que mais me toca.

Os seus discos são indissociáveis do sabor da liberdade que cantou logo nos princípios de Abril, com Vitorino, Zeca Afonso, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire e outros.

A condecoração, que em 1994 o Presidente Mário Soares o agraciou, como oficial da Ordem da Liberdade, traduz o corolário do que sempre foi – um homem livre que cantou pela liberdade.

No final do segundo mandato da presidência de Mário Soares e sendo eu membro da sua Casa Civil coube-me co-organizar a sua última viagem oficial a Angola e Fausto foi nela integrado.

Chegámos a idealizar um concerto no Huambo, navegando “Por esse rio acima”, em memória dos “Rebeldes”.

Esteja onde estiver, iremos realizá-lo.

Vítor Ramalho
(Secretário-geral da UCCLA)

Artigo: https://www.publico.pt/2024/07/02/opiniao/opiniao/angola-rio-acima-2096088

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