sábado, 30 de novembro de 2019

GREVE DE QUINZE DIAS NO HOSPITAL SIMÃO MENDES SERVIÇOS MÍNIMOS PODEM FICAR PARALISADOS

No maior hospital da capital guineense, as coisas vão de mal à pior. Porque, o sindicato dos funcionários contratados do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), que estão a observar desde o dia 11 deste mês, uma greve de 15 dias, ameaçam suspender os serviços mínimos caso o patronato não cumprir com as suas exigências.

Em entrevista exclusiva á Agência de Notícias da Guiné (ANG), o porta-voz da Comissão Negocial de sindicato dos funcionários do Hospital Simão Mendes, Nanhacra Sami revelou que, na última ronda negocial com o patronato, exigiram a liquidação dos cinco meses de dívidas em atraso, assim como outros pontos alencados no caderno reivindicativo.
        
Aquele sindicalista, afirmou que depois de reivindicação feita pelos funcionários contratados e técnicos de saúde, o patronato iniciou o pagamento do mês de setembro ou seja um dos cinco meses, à apenas uma parte dos trabalhadores, tendo prometido liquidar os restantes nos próximos tempos o que não aconteceu até a data presente.

 “Mas em breve o Sindicato convocará uma reunião com os seus associados,  para tomar uma posição perante a situação e tudo indica que se tudo continuar como está, irão suspender os serviços mínimos em todos os serviços que compõe aquele estabelecimento hospitalar”, sustentou o Porta-Voz.

O sindicalista acrescentou ainda que, depois de terem constatado esta situação, convocaram uma reunião de imediato com o Director de Hospital Nacional Simão Mendes, para inteirarem de motivo que está a impedir o pagamento de restantes técnicos de saúde.
“E este por sua vez, informou-nos que o governo está a carecer no momento de meios financeiros, mas fará de tudo para liquidar a dívida com os restantes funcionários que ainda não recebem o mês de Setembro”, disse o Sindicalista.

Explicou que o Director Geral do Hospital Simão Mendes alegou que por motivo de falta de dinheiro, é que está á condicionar o atraso no comprimento de acordo existente entre ambas as parte, e ao mesmo tempo autorizou o estágio com direito ao ordenado, a alguns estudantes de curso de contabilidade, provenientes de Centro de Formação Profissional (CIFAP).

“E nos aqui dando os nossos esforços, salvando vidas humanas, levamos tempos sem receber e o governo tem ainda coragem de nos dizer que carece de meios para cumprir com as nossas exigências”, sustentou Nanhacra.

Notabanca; 29.11.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário