segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Conheça 40 Animais Únicos Que Não Parecem Reais

Estes animais bizarros e únicos dão-lhe um vislumbre aproximado e pessoal da diversidade da vida no nosso planeta.

1) Porco Mangalitsa
A maioria dos porcos têm pelo curto e grosso da mesma cor do corpo, mas os Mangalitsas são exceção a esta regra. Estes porcos húngaros têm uma impressionante camada de pelo grosso semelhante à lã da ovelha. Estes híbridos de porco e ovelha são realmente únicos.


2) Pichiciego-menor
A espécie mais pequena de tatu, o tatu-fada-rosa é mais conhecido pela sua armadura superior. Proveniente da Argentina Central, este animal de aspeto estranho habita áreas arenosas e sai apenas de noite.


3) Rã-de-vidro-de-coração-descoberto
A zona inferior transparente da rã-de-vidro-de-coração-descoberto deixa ver quase totalmente os órgãos internos. Sendo uma rã de árvore, habita as florestas tropicais da América Central e do Sul.


4) Vaca Das Terras Altas
Nos campos da Escócia, encontrará uma raça de vacas única: a Vaca Das Terras Altas. Estas vacas fofas e castanhas são famosas pelos seus cornos longos e pontiagudos e pelo pelo desgrenhado. Estes animais têm um aspeto interessante que as distingue de todas as outras raças de vacas.


5) Lobo-guará
O lobo-guará da América do Sul não é um lobo nem uma raposa, embora se pareça com ambos. Este animal de crina grossa pertence ao género Crysocyon, ou cão dourado.


6) Axololote
Muitas vezes chamado de peixe andante Mexicano, o Axolote é na verdade uma forma de salamandra e é anfíbio, sendo capaz de sobreviver na água e em terra. Nativo do México Centra, o Axolote está em vias de extinção devido ao crescimento da população humana e poluição.


7) Caranguejo-dos-coqueiros
O caranguejo-dos-coqueiros é o maior caranguejo no mundo. As pinças são super fortes, podendo partir cocos facilmente! Este caranguejo gigante é um dos artrópodes mais invulgares.


8) Polvo-dumbo
o polvo-dumbo deve a sua alcunha às barbatanas proeminentes em forma de orelhas na sua cabeça. Vivendo numa profundidade de cerca de 3000 a 4000 metros, apenas crescem até cerca de 30 centímetros.


9) Salamandra-gigante-da-china
A salamandra-gigante-da-china é o maior anfíbio do mundo. Estas salamandras gigantes vivem em riachos montanhosos na China e são noturnas.


10) Golfinho-do-irrawaddy
Encontrado no Sudeste Asiático, o golfinho-de-irrawaddy é conhecido pela sua cabeça redonda. Parecido à baleia-beluga, crescem até cerca de 1 metros e trinta de comprimento.


11) Peixe-lua
Conhecido como o peixe de água quente mais pesado do mundo, o peixe-lua consegue ultrapassar os 907 quilos de peso. Nativo das águas temperadas e tropicais, tem um corpo achatado e são da mesma família do peixe-balão.


12) Solenodonte
O solenodonte é famoso pelo seu focinho longo e pontiagudo. Este focinho é mais flexível do que parece. Está ligado a uma rótula que permite que mova o nariz e explore pequenos buracos e fendas.


13) Dugongo
Relacionado com os manatins, o dugongo é um herbívoro que habita águas quentes costeiras no Pacífico Ocidental e ao longo da Costa Leste de África.



14) Saiga
Nativo da Rússia, Cazaquistão e Mongólia Ocidental, a Saiga é conhecida pela forma distinta do seu crânio e focinho. Outrora era uma espécie numerosa que abrangia o Alasca, Ilhas Britânicas e Ásia Central, recupera de momento da quase extinção.


15) Patola-de-pés-azuis
Os patolas-de-pés-azuis têm o nome devido à cor das patas. Estas são tão azuis devido aos pigmentos de carotenoide que obtêm através da alimentação e se concentra nas patas.


16) Fossa
Um carnívoro parecido com o gato, a fossa chama casa à ilha de Madagáscar. O maior mamífero predador remanescente da ilha é conhecido pela sua habilidade para subir e descer árvores de cabeça apontada para a frente.


17) Gavial
Um tipo de crocodilo de focinho fino, o Gavial é nativo da Índia, habitando rios e afluentes na região. Alimentando-se maioritariamente de peixe, cresce entre os 3.35 e 4.50 metros.


18) Cabra-selvagem-paquistanesa
A cabra-selvagem-paquistanesa tem um impressionante par de cornos que a distingue das outras cabras. Os cornos em espiral destas cabras montanhesas podem alcançar um metro e 20 centímetros de altura!


19) Sunda Colugo
O sunda colugo é parente do lémure voador e nativo do Sudeste Asiático, Malásia, Singapura e Tailândia. Ativo de noite, pertence à espécie colugo, uma espécie de mamíferos voadores.


20) Morcego-de-lábios-vermelhos
Encontrado nas Ilhas Galápagos e costa do Perú, o morcego-de-lábios-vermelhos, um tipo de tamboril, não é um bom nadador, deslocando-se pelo oceano usando as barbatanas peitorais.


21) Pangolim
Os pangolins são conhecidos pelas suas escamas únicas que parecem uma armadura. Estas são feitas de queratina, o mesmo material de que é feito o nosso cabelo!


22) Toupeira-nariz-de-estrela
Encontrada no norte da América do Norte, a toupeira-nariz-de-estrela é conhecida pela estranha forma do focinho. Usa o focinho, que contém anexos, chamados órgãos de Eimer, para sentir as vibrações quando caça as presas.


23) Diabo-espinhoso
Encontrado apenas na Austrália, dorso do diabo-espinhoso está inteiramente coberto por espinhos cónicos que ajudam a defender-se dos predadores. Desempenham também um papel nas capacidades de camuflagem do lagarto, tornando mais fácil esconder-se entre as rochas e solo do seu habitat natural.


24) Mara
A mara pode parecer um pequeno canguru com orelhas de lebre, mas na verdade é um roedor. Este animal tem um comportamento interessante condizente com o seu aspeto singular. Ao contrário de outros roedores, está acordado durante o dia e é monogâmico.


25) Babirussa
Encontrada na Indonésia, a babirussa tem um conjunto de presas curvas na mandíbula inferior e em cima do focinho. Pinturas pré-históricas da babirussa datam de há 35,000 anos, embora estejam de momento em vias de extinção.


26) Velella
A velella é um tipo de medusa que flutua na superfície do oceano e é conhecido pela sua distinta barbatana e coloração azul. Alimenta-se de larvas de peixes pequenos e zooplâncton, sendo inofensivas para os humanos.


27) Colugo Malaio
Estes fantásticos lémures voadores têm olhos grandes que ajudam a detetar a presa facilmente. Os lémures usam as asas para planar de árvore em árvore em procura de folhas jovens, a sua comida preferida!


28) Gazela-girafa
Uma forma de gazela, as gazelas-girafas têm pescoços compridos e membros esguios. Enquanto que os machos têm cornos, as fêmeas, não. Ambos os géneros usam os pescoços compridos para se alimentarem nos ramos das árvores na sua nativa África.


29) Cacajau
Habitando a floresta tropical bacia noroeste da Amazónia, o cacajaus têm uma cabeça vermelha distinta que se assemelha a um crânio. Outra característica deste habitante das árvores é a cauda mais curta que o habitual, tendo os macacos que depender mais dos saltos quando se movem.


30) Traça-poodle-venezuelana
A fofa traça-poodle-venezuelana foi apenas descoberta em 2009. Esta estranha traça consegue de alguma forma parecer engraçada e ligeiramente aterradora ao mesmo tempo.


31) Rato-toupeira-nu
Um roedor escavador nativo do Este de África, o rato-toupeira-nu não tem pelo e não tem sensibilidade na pele. Isto permite que resista melhor ao rigor do ambiente nativo.


32) Fragata-comum
A fragata-comum é famosa pela sua bolsa vermelha em forma de balão na garganta. Esta bolsa é encontrada nos machos, e é insuflada para obter a atenção feminina.


33) Cervo-de-topete
Uma espécie pequena de cervo, distingue-se pelo tufo de pelo negro e caninos proeminentes. Reside na China Central e Nordeste do Myanmar. Vive maioritariamente em terreno montanhoso florestal até quase 5,000 metros de altitude, tornando difícil estudá-los.


34) Foca-de-crista
Encontrada apenas no Centro e Nordeste do Oceano Atlântico, a foca-de-crista tem um capuz insuflável no topo da cabeça. A foca insufla-o através das cavidades nasais e esvazia-o debaixo de água para comunicar com outras focas e avisar da presença de predadores.


35) Macaco-dourado
Estes macacos coloridos são conhecidos pelo pelo dourado e face azul-clara. Se quiser ver um destes macacos na natureza, terá de ir até à China Central. Os 8,000 a 10,000 espécimes vivem lá.


36) Tubarão-duende
Habitando o mar profundo, o tubarão-duende é conhecido pelo seu focinho achatado e alongado e mandíbula saliente, que põe para fora quando se quer alimentar. Não sendo um nadador veloz, captura as suas pesas, maioritariamente teleósteos, usando táticas de emboscada.


37) Ai-ai
Da família dos lémures, o ai-ai de Madagáscar é conhecido como o maior primata noturno do mundo. Alimentando-se principalmente de larvas, é erroneamente considerado mau por algumas culturas e morto assim que avistado.


38) Cão-guaxinim
Este animal pode parecer um guaxinim com pernas longas, mas nem sequer está relacionado com os guaxinins. Pertencem à família canídea, que inclui os cães, lobos e raposas. Estes animais de aspeto interessante existem há milhões de anos.


39) Sagui-imperador
O sagui-imperador é famoso pelo impressionante pelo facial. Estes pequenos macacos engraçados têm este nome porque o bigode parece o ostentado pelo Imperador Alemão Wilhelm II.


40) Antílope-nuvem
Este “antílope nuvem” é realmente demasiado bizarro e único para ser real. Foi criado por um artista na Internet e é um boneco artístico!

news.shareably.net

É o fim dos problemas de visão! Cientistas israelenses criaram um colírio que cura miopia, hipermetropia e outras condições oculares.



Fatos Desconhecidos

O 1º congresso Ordinário do Madem-G15 será esta próxima 5ª feira, 16 de Agosto no Ilhéu de Gardete.

Haverá muitas surpresas e ingressões


MADEM G-15

ELEIÇÕES - Responsável de mesa de voto no Mali morto por homens armados

O responsável de uma mesa de voto na segunda volta das eleições presidenciais no Mali foi morto este domingo por homens armados, suspeitando-se de um ataque extremista, anunciaram fontes das forças de segurança e locais.


"Os 'jihadistas' chegaram pelas 13h30 [14h30 em Lisboa] a uma mesa de voto em Arkodia", cerca de 100 quilómetros a sudoeste de Timbuktu, descreveu um eleito local, citado pela agência France-Presse (AFP).

O homem relatou que o presidente da mesa de voto "quis fugir", mas "os 'jihadistas' dispararam sobre ele e mataram-no".

A mesma fonte indicou que os atacantes "impediram o voto".

"Seis pessoas entraram na mesa de voto e assassinaram o presidente", confirmou à AFP uma fonte próxima da polícia maliana.

Segundo o Centro de Observação Cidadã do Mali, que tem mais de 2.000 observadores no terreno, quatro trabalhadores "foram molestados" e a mesa de voto "foi queimada".

Os grupos 'jihadistas', expulsos desta região em 2013 por uma intervenção militar francesa, consideraram esta eleição uma "ilusão".

Também no norte do Mali, na aldeia de Kiname, a 120 quilómetros de Timbuktu, "homens armados chegaram e incendiaram todos os materiais eleitorais, antes de partirem", descreveu um habitante local à AFP.

Os observadores relataram ainda que não houve votação em outras mesas no país devido a "ameaças à segurança", mas não mencionou a existência de mais vítimas.

Na primeira ronda das presidenciais, em 29 de julho, os extremistas mataram três pessoas que trabalhavam nas eleições e destruíram alguns materiais de voto.

Além disso, cerca de 3% dos cerca de 23 mil locais de voto permaneceram fechadas devido à violência, impedindo cerca de 250 mil malianos de ir às urnas, sobretudo no centro e no norte do país.

Para evitar que esta situação se repita, cerca de 36 mil militares, mais 6 mil do que na primeira volta, foram mobilizados para garantir a segurança do escrutínio, com o apoio dos capacetes azuis da missão das Nações Unidas no Mali (Minusma), das forças francesas da operação Barkhane e, no norte, onde o Estado tem pouca ou nenhuma presença, por grupos armados signatários do acordo de paz.

O Presidente cessante do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta (IBK), e o líder da oposição, Soumaila Cissé, defrontam-se hoje na segunda ronda das eleições presidenciais.

Há duas semanas, IBK obteve 41,7% dos votos, muito distante dos 17,78% obtidos por Cissé, segundo os dados divulgados pelo Tribunal Constitucional, que rejeitou recursos apresentados pela oposição.

Os dois também se defrontaram em 2013, quando IBK venceu com mais de 77% dos votos.

Por Lusa

“GOVERNO É UMA AMBULÂNCIA QUE TRANSPORTA DOENTE PIOR SE DISPARARMOS CONTRA ELA”-PUN

Líder do Partido da Unidade Nacional (PUN) acusa o Presidente da República de envolver-se na subversão da ordem democrática, destruindo a legislatura e agora estar a inviabilizar as eleições na data prevista.

Em conferência de imprensa promovida na sexta-feira, na sede nacional do PUN, Idrissa Djaló anunciou que, o Chefe de Estado guineense bloqueou o país durante mais de três anos impedindo que os guineenses beneficiarem dos fundos da Mesa Redonda.

O político indica que, a realização de eleições legislativa, está orçada em nove milhões de euros. Mas, até aqui, o país nem se quer ainda dispõe de dois milhões de euros. Pelo que, pediu o empenho de todos os guineenses para que as eleições legislativas do mês de novembro sejam uma realidade.

“Este Governo é uma ambulância que transporta doente ao hospital. Pior coisa que podemos fazer, quando dispararmos contra essa ambulância. Convicção que eu tenho é que, todos nós devemos estar empenhados para se transformar a data numa realidade.”

Notabnca soube que, a conferência nacional do PUN, sob lema: “Criação de Uma Nova República na Guiné-Bissau”, foi agendada para os dias oito e nove de Setembro.

Notabanca; 12.08.201 8

Mensagem do PM sobre o dia Mundial da Juventude




ditaduraeconsenso

PROMOVER A COMPETIÇÃO NA ESCOLA!


Muita coisa pode ser dita sobre este tema, tanto antes como em momentos oportunos. Mas quero que saibam que cheguei, prematuramente ou até mesmo tardiamente, a esta reflexão devido a diversas situações amargas que o país atravessa e o rumo que o nosso processo de ensino está a seguir há décadas, sem realizações palpáveis e plausíveis. Não duvido que os decisores sejam os grandes responsáveis por tudo isso, mas todos devem engajar-se a volta do setor. Justamente, porque a componente “competição” dentro da escola foi aniquilada.

Essa atitude de aniquilar esse método que incentivava a maior competitividade entre alunos na escola é, honestamente dizendo, um exemplo da maior desonestidade dos nossos detratores, pois são eles que mais estavam interessados na implementação do modelo que resultava na elevação do ensino guineense e que dele mais teriam beneficiado, e são agora os mesmos que o condenam publicamente. 

Com que fundamento? Alguém já experimentou outro método melhor? Alguém já presou por um ensino de qualidade ou na dignificação do professor (vetor principal do processo)? – No Para! Nundé Curriculu que se adeque a nossa realidade? A coisa está a ficar feia dia-após-dia, e ninguém propõe soluções.

Em tempos, este método era a pedrinha nos calçados do “Djila” guineense. Porque era difícil lidar e cumprir, todas as sextas-feiras, nos últimos 15 minutos que os educadores tiravam do seu tempo letivo diário e entregavam aos alunos para se “desafiarem” entre eles.

Os 15 minutos de todas as sextas-feiras eram disputados em cheio e o “vencedor” de cada edição, ou seja, quem tivesse a sorte de responder mais-correto, batia nos colegas. Era logo tido como alvo a abater de sexta seguinte. E isto ajudou, não digo muito, mas pelo menos bastante. Incentivava que cada aluno desafiasse a si mesmo para ser “o Herói da semana”. Como resultado, os estudantes guineenses que iam em bolsas de estudo eram inquestionáveis. 

Hoje, só quem lida com esse setor tão sensível pode falar do desastre e traumatismo que sofreu. E não esqueçam que precisa de terapia profunda e longa!

Além disso, este método que o atual sistema do ensino levou e colocou entre inferno e sol de Quaresma tem contribuído grandemente, não só na elevação do nível dos alunos naquela altura, como também na assimilação da matéria. Incutia neles (alunos) um espírito de competir para saber, não para empobrecer a capacidade humana. É claro que quem saía como vencedor criava inveja nos outros, mas ao mesmo tempo era também uma pressão a que se submetia o melhor posicionado no sentido de se dedicar mais e mais para não perder a sua posição e manter a sua performance anterior e conservar a liderança.

Outra vantagem: esse método trouxe o chamado “Quadro de Honra”- que, ignorantemente, agora desconheço se ainda existe ou não nas escolas. As bolsas de estudo que eram atribuídas aos estudantes guineenses para estrangeiro era com base neste processo “seletivo inteligente e justo”. Salvo a minha ignorância, duvido que ao nível das escolas públicas este processo ainda esteja ativo. 
Mesmo que esteja, colocaremos em causa a sua transparência, porque os vícios crónicos de diferentes comissões de bolsas de estudo do Ministério da Educação Nacional provaram que lá dentro anda um vírus mortífero que dá cabo das pessoas. E quem não duvidará, se assim for, de tudo e todos, num país onde a imprevisibilidade é tamanha e recorrente! Sobretudo, quando falamos de transparência de um processo? Talvez não esteja a ser sincero comigo mesmo, mas acredito que os decisores próximos “deste inferno” –Educação – estarão neste momento a questionar como nos encontrou? Quem é esse homem? Se for o caso, diria que: sou quem sou, não de quem pensam que sou ou querem que eu seja!

Hoje, por exemplo, se provarmos que essa minha pequena reflexão tem algum nexo dentro do atual contexto educacional guineense, acreditem que quero acreditar também que qualquer intelectual que se prese e que queira um ensino dinâmico e competitivo dentro da escola ou do processo de ensino aprendizagem estará, com certeza, longe de ignorar ou afastar qualquer possibilidade que abra as portas para a discussão a volta deste pormenor (competição na escola). Também tenho a consciência clara de que nem todos concordariam comigo, claro, porque a diversidade de ideias constrói uma sociedade equilibrada e culta. 

Contudo, espero que concordem comigo se disser que: se destruirmos ou ignorarmos a “competição” entre os alunos na escola estaremos a desarmá-los e relegá-los a vários condicionalismos que, às vezes, os inibem (alunos) e desmoronam a sua competência humana. Como consequências, jamais serão capazes de se exteriorizarem, exprimindo livremente o seu lado intelectual humano – já que ninguém nasce vazio! Concordem comigo quando digo que: é frustrante acompanhar tamanha desonestidade das decisões guineenses ligados a este setor!

Paradoxal ou não, é verdade que a escola como instituição educativa de excelência e detentora de uma função social tem de cumprir a sua missão de ensinar, no mais amplo sentido da palavra e “preparar as pessoas para a vida”, quer seja ela social, quer laboral ou intelectual para que possam, cada um a sua medida, contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país. Por um lado, a escola tem, até certo ponto, de responder às exigências da sociedade em que está inserida; por outro, deve também responder às exigências de cada indivíduo. Tudo isso deve ser a missão dos decisores para salvar o “grasnar” dos alunos impotentes.

Não é menos verdade também que a competição grassa na sociedade em que vivemos. Analisando estes dois fatores e tendo em consideração o que me levou a essa reflexão poderia concluir-se que: a escola terá de fomentar a competição, usando todos os “dispositivos” necessários. No entanto, a escola como instituição educativa tem de fazer triagem dos valores concorrentes na sociedade. Bom, quiçá se tal for oportuno, os decisores devem ter a coragem de opor-se à realidade aquilo que considere mais valido, tendo em vista desenvolver nos seus alunos aquelas capacidades que tornam o homem “mais humano”.

Caros leitores de O Democrata! Não estou a falar aleatoriamente de qualquer “competição” muito menos da violência na escola, não! Longe disso. Tem que ser a competição que obedeça às regras estabelecidas e aceites dentro do circuito para balizar o setor moribundo! Porquê? Porque o simples fato de também existir competição fora da escola, ainda que de outra natureza, muitas vezes feita e encarada de forma inimiga e em condições pouco morais, não justifica que a escola, enquanto instituição educativa, compactue com esse estado de coisas e aceite que se crie dentro de si essas mesmas condições que, em grande medida, colocam em causa os valores e os princípios que ela (escola) advoga no processo de ensino. 

Insisto dizendo que: dadas as diferenças individuais entre os alunos (diferenças de interesses), de ritmos, de aprendizagem, de aquisições extra-escolares e escolares (anteriores), não creio que estimular a competição entre alunos nestes moldes seja a atitude ou fórmula ideal, senão deseducativa e injusta. Neste sentido, aconselho que sejam integradas mais elementos morais que criem condições necessárias e objetivas para que ela (competição) decorra num ambiente de aceitação recíproca tanto do lado dos alunos como dos professores, salvando o processo.

Porque não acredito se será tão necessário ou valerá a pena conseguir que o aluno atinja um elevado nível de conhecimento, à custa do seu empobrecimento como ser humano? Com certeza não. Então, na minha modesta opinião, o professor só dará um grande e importante passo na sua nobre missão que lhe está a ser negado, se conseguir que nenhum dos alunos se “arme em Herói” pelo simples fato de ser melhor que outro.

Por isso, é fundamental que numa sociedade ou num mundo em que a todo o momento a criança, o adolescente, o jovem tem a visão de “salve-se quem poder”, a escola intervenha, mostrando que a competição só é louvável quando cada um se compara consigo mesmo, isto é, numa tentativa de auto-superação, procurando sempre apoiar-se na ajuda dos outros e o que deles recebe. Tudo isso é mais na perspectiva de alcançar as metas educacionais, e que estas não se resumam a saber coisas mas também a crescer como ser humano.

Por: Filomeno Sambú
Jornalista e Estudante do 3º ano de licenciatura em Língua Portuguesa pela Escola Normal Superior “Tchico Té”

Fonte: radiojovem

PAIGC: DSP no Luxemburgo



Fonte: ditaduraeconsenso