Por noticiasaominuto.com 06/02/2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partilhou um vídeo nas suas redes sociais onde retrata o ex-presidente do país Barack Obama e sua mulher, Michelle, como macacos. As imagens já foram descritas como "racistas" e "repugnantes" pelos democratas.
Em cauas está um vídeo partilhado na rede social Truth Social na noite de quinta-feira que tem a duração de cerca de um minuto.
Perto do final do vídeo, os Obama aparecem com os seus rostos em corpos de macacos durante um segundo, com a música "The Lion Sleeps Tonight" no fundo.
O vídeo, que reúne milhares de gostos e partilhas, repete alegações falsas de que a empresa de contagem de votos Dominion Voting Systems ajudou a roubar votos a Donald Trump nas eleições presidenciais de 2020, das quais o democrata Joe Biden saiu vitorioso.
Democratas condenam imagem "repugnante" e "racista"
O democrata Gavin Newsom, governador da Califórnia e apontado como candidato democrata à Casa Branca em 2028, já condenou a publicação, lamentando o "comportamento repugnante do presidente".
"Todos os republicanos devem denunciar isto. Agora", lê-se na conta do gabinete de imprensa de Newsom no X.
Também Ben Rhodes, ex-conselheiro adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca e aliado de Barack Obama, condenou a imagem.
"Que assombre Trump e os seus seguidores racistas que os futuros americanos irão abraçar os Obamas como figuras amadas, enquanto o estudam como uma mancha na nossa história", escreveu no X.
Barack Obama, recorde-se, foi o primeiro e único presidente negro da história dos Estados Unidos, tendo liderado o país durante dois mandatos, entre 2009 e 2017.

Sem comentários:
Enviar um comentário