quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

AUMENTO DE CASOS DE DIABETES PREOCUPA AUTORIDADES DE SAÚDE NA GUINÉ-BISSAU

Por  RSM 04-02-2026

A Guiné-Bissau enfrenta atualmente um aumento significativo das doenças crónicas não transmissíveis, com particular incidência da diabetes, alertou esta quarta-feira a diretora clínica do Hospital Nacional Simão Mendes.

A informação foi avançada por Luísa Oliveira Sanca Nhaga na abertura de uma formação de quatro dias destinada aos técnicos de saúde do maior centro hospitalar do país, promovida pela Associação Suíça de Apoio aos Pacientes Diabéticos na Guiné-Bissau.

Segundo a responsável, o número de pessoas diagnosticadas com diabetes tem vindo a crescer de forma acentuada em diferentes faixas etárias, situação que tem contribuído para o aumento de complicações graves e, em alguns casos, para a perda de vidas humanas.

Para a diretora clínica, a resposta a este desafio passa, necessariamente, pelo investimento na formação e capacitação dos profissionais de saúde. Nesse sentido, considera que a ação formativa em curso no Hospital Nacional Simão Mendes representa uma oportunidade para reforçar competências técnicas e melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes diabéticos.

Por sua vez, o médico Jorge Correia, que lidera a equipa do Hospital Universitário de Genebra, reconheceu que, apesar de alguns progressos registados no país, persistem ainda várias limitações ao nível do diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos doentes com diabetes. Garantiu, por isso, que a equipa suíça continuará a apoiar as autoridades de saúde guineenses no desenvolvimento destas áreas.

A parceria entre a Associação Suíça de Apoio aos Pacientes Diabéticos na Guiné-Bissau e as autoridades nacionais dura há oito anos. A atual iniciativa marca a quarta missão médica do Hospital Universitário de Genebra ao país, no âmbito do reforço da cooperação na luta contra a diabetes.

Sem comentários:

Enviar um comentário