Por LUSA
O navio "Stena Imperative" foi abordado por seis pequenas embarcações dos Guardas da Revolução "enquanto atravessava o estreito de Ormuz, a cerca de 16 milhas marítimas a norte de Omã", afirmou a empresa britânica.
As embarcações contactaram o navio por rádio e ordenaram ao capitão que "parasse os motores e se preparasse para ser abordado".
Apesar da ordem, o petroleiro aumentou a velocidade e prosseguiu o trajeto, explicou a Vanguard Tech, precisando que o navio não entrou em águas territoriais iranianas.
"É agora escoltado por um navio de guerra norte-americano", acrescentou a empresa, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).
A agência de segurança marítima britânica UKMTO já tinha relatado o incidente anteriormente, mas sem especificar a nacionalidade do navio ou das embarcações que se aproximaram.
O estreito de Ormuz, uma passagem estratégica para o transporte mundial de petróleo e de gás natural liquefeito, tem sido palco de vários incidentes e voltou a estar no centro das atenções devido às tensões entre o Irão e os Estados Unidos.
Um responsável das forças navais dos Guardas da Revolução, o exército ideológico da República Islâmica, ameaçou na semana passada bloquear o estreito em caso de ataque norte-americano.

Sem comentários:
Enviar um comentário