Por LUSA
Numa mensagem nas redes sociais, as forças israelitas relataram que, durante buscas no sul da Faixa de Gaza, os militares descobriram "cerca de 110 projéteis de morteiro, vários foguetes e outros equipamentos de combate".
As armas e munições "estavam escondidos em cobertores e sacos de ajuda humanitária da UNRWA", de acordo com a mensagem do exército.
Os militares israelitas enquadraram as buscas como parte das operações a leste da Linha Amarela, que marca a zona da retirada das tropas no âmbito do cessar-fogo na Faixa de Gaza, "com o objetivo de limpar a área de infraestruturas terroristas e armas pertencentes a organizações terroristas" no enclave palestiniano.
A UNWRA ainda nãos e pronunciou sobre as alegações de Israel.
Uma trégua na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo islamita Hamas está em vigor desde 10 de outubro e as próximas etapas do acordo preveem a desmilitarização do território devastado por mais de dois anos de guerra e sob grave crise humanitária e o desarmamento das milícias palestinianas.
O parlamento israelita declarou ilegal a atividade da UNRWA no país, prejudicando o trabalho durante o conflito na Faixa de Gaza, bem como em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia ocupada, uma vez que os acessos e a circulação nestes territórios são controlados quase na totalidade por Israel.
Em causa estão acusações de Israel de agência da ONU albergar elementos do Hamas, que o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) concluiu que não foram provadas, tal como uma alegada falta de neutralidade da entidade.
Num parecer divulgado em outubro, o TIJ acrescentou que Israel "tem a obrigação" de concordar e facilitar a distribuição das Nações Unidas e entidades na Palestina, incluindo a UNRWA.
O secretário-geral da ONU manifestou já apoio à UNRWA e condenou as leis israelitas que "dificultam o seu trabalho", bem como a demolição recente das instalações da agência em Jerusalém Oriental.
"As instalações da ONU são invioláveis ??e devem ser respeitadas", alertou António Guterres.

Sem comentários:
Enviar um comentário