terça-feira, 10 de setembro de 2019

MADEM-G15 DEFENDE RECENSEAMENTO DE RAIZ OU ATUALIZAÇÃO DOS CADERNOS ELEITORAIS


O porta-voz do Movimento para a Alternancia Democratica(MADEM-G15), Arcénio Djibril Baldé, informou esta segunda-feira, 09 de setembro de 2019, que o partido confirmou à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que a sua posição em relação ao processo de realização das eleições na Guiné-Bissau continua  a ser a mesma defendida na anterior reunião. Ou seja, que se faça um recenseamento de raiz ou uma atualização dos cadernos eleitorais.

O porta-voz de MADEM-g 15 fez esta observação à saída do encontro com a delegação interministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), uma missão política de acompanhamento de toda a preparação do processo eleitoral de 24 de novembro na Guiné-Bissau.

“São duas disposições legais que a nossa legislação prevê, nós defendemo-las. Ou seja, não podendo ser feito um recenseamento de raiz, que se faça uma atualização dos cadernos para incluir todos aqueles que ficaram excluídos dos cadernos eleitorais, e incluir também os que não foram recenseados devido a erros técnicos do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e  todos os que completaram 18 anos de idade depois das eleições legislativas de 10 de março ultimo”, notou.

Djibril Baldé assegurou que a ambição do seu partido é que as eleições sejam realizadas a 24 de novembro e lembra que o MADEM-G15 tinha feito um memorando e um calendário de que a CEDEAO tomou boa nota e que não comprometia de modo algum a realização das eleições na data prevista, 24 de novembro. 

“Esperemos que a  CEDEAO trabalhe e nos diga qual é o seu entendimento relativamente à proposta do nosso partido e é bom que fique claro que apenas devemos seguir a lei”, avisou Djibril Baldé.

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário