terça-feira, 10 de setembro de 2019

Seis polícias morreram em ataque no Burkina Faso

Seis polícias morreram na segunda-feira em Inata, uma localidade situada na província de Soum, no norte do Burkina Faso, anunciaram hoje as forças de segurança locais.


"Uma equipa de polícias, que regressava de uma missão de entrega de abastecimento, sofreu uma emboscada efetuada por elementos armados na entrada de Inata", disse uma fonte das forças de segurança, citada pela France-Presse.

Segundo a mesma fonte, o ataque ocorreu na manhã de segunda-feira e causou seis mortos, estando a ser atribuído a grupos armados terroristas que operam na região.

No domingo, pelo menos 29 pessoas morreram no Burkina Faso em dois ataques diferentes, alegadamente perpetrados por extremistas, disse o porta-voz do Governo.

Desde 2015, a empobrecida região do Sahel no norte do Burkina Faso -- que partilha fronteira com o Mali e o Níger -- luta contra uma onda crescente de ataques 'jihadistas' que, nos últimos tempos, se estendeu também ao leste, próximo da fronteira com Togo e Benim.

A deterioração da segurança levou as autoridades de Ouagadougou a declarar o estado de emergência em dezembro em várias províncias do norte limítrofes com o Mali.

A maioria dos ataques na antiga colónia francesa são atribuídos ao grupo local Ansarul Islam, fundado em dezembro de 2016, e ao Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos, leal à Al-Qaida no Magrebe Islâmico.

Leia Também: Violência no Burkina Faso levou cerca de 300 mil a deixar as suas casas


Leia Também: Pelo menos 29 mortos em ataques no Burkina Faso

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário