segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Rússia ataca Kyiv, Kharkiv e Dnpiro. Há vários edifícios atingidos... Vários edifícios foram atingidos, ao início da madrugada de terça-feira, na capital ucraniana. Para além da capital ucraniana, foram também lançados mísseis balísticos para Kharkiv e Dnipro.

Por  LUSA  02/02/2026

A capital ucraniana foi atacada, ao início da madrugada de terça-feira, por mísseis balísticos. Vários edifícios foram atingidos.

De acordo com o que o chefe da administração militar de Kyiv, Tymur Tkachenko, explicou, no Telegram, foram atingidos edifícios residenciais, mas também escolas.

Para além da capital ucraniana, foram também lançados mísseis balísticos para Kharkiv e Dnipro. 

A imprensa ucraniana adianta ainda que para além de mísseis balísticos, este ataque em larga escala contou também com drones.

A agência de notícias ucraniana RBC explica que os alertas de ataque aéreo começaram a ouvir-se em Kyiv às 00h24 locais (22h24 de segunda-feira em Portugal continental), e, poucos minutos depois, explosões.

Haverá pelo menos duas pessoas feridas em Kharkiv, de acordo com o que o governador da região explicou, citado pela publicação The Kyiv Independent.

Recorde-se que, na quinta-feira, o presidente dos EUA anunciou que o homólogo russo, Vladimir Putin, se tinha comprometido com um cessar-fogo temporário no que diz respeito a infraestruturas energéticas. 

Na sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu que a Rússia cessou os seus ataques às infraestruturas energéticas após o acordo mediado por Washington, afirmando que Moscovo intensificou, no entanto, o bombardeamento de instalações logísticas.


Leia Também: Ucrânia, Sudão e Gaza prioritários para presidência britânica do Conselho de Segurança

O Reino Unido anunciou hoje que os conflitos na Ucrânia, Sudão e em Gaza serão prioridades da sua presidência do Conselho de Segurança da ONU, defendendo tratar-se das "ameaças mais graves à paz e à segurança internacionais".


Sem comentários:

Enviar um comentário