quinta-feira, 12 de março de 2020

Guiné-Bissau: UE pede que se evitem "ações unilaterais"

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) pediu hoje às partes na Guiné-Bissau que "se abstenham de qualquer ação unilateral" que aumente as tensões, devendo priorizar o diálogo, para assim concluir o processo eleitoral após as presidenciais.


"As eleições presidenciais na Guiné-Bissau ocorreram em 24 de novembro e em 29 de dezembro de 2019, [mas] o processo ainda não foi concluído e todas as partes devem respeitar o quadro legal e constitucional para resolver a crise pós-eleitoral", sublinhou o Alto-Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, em comunicado.

Para o chefe da diplomacia europeia, as partes na Guiné-Bissau devem "priorizar o diálogo e abster-se de qualquer ação unilateral que possa exacerbar ainda mais as tensões".

Na posição hoje assumida, Josep Borrell vinca ser "importante que as forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau não interfiram no processo", ao mesmo tempo que a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) no país deve "garantir a segurança das instituições e órgãos do Estado" na sua missão enquanto mediadora da crise guineense.

Por noticiasaominuto

1 comentário:

  1. A Uniao Europeia constitua assim a pior organizaçao na Guine Bissau, aproveitam os recursos halieuticos do pais por alegado acordo de pesca que beneficia somente seus parceiros de complot. A Guine pertence aos Guineense é portanto, todos merecem beneficiar

    ResponderEliminar