quinta-feira, 12 de março de 2020

CORONAVÍRUS - OMS declara o novo coronavírus como uma pandemia

A organização afirma que este agravamento na sua avaliação do Covid-19 não altera "o que vai fazer, e o que os países devem fazer".


A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na tarde desta quarta-feira que o novo coronavírus, o Covid-19, é uma pandemia. O agravamento da avaliação feita por esta autoridade foi anunciado na conferência de imprensa diária pelo diretor-geral Tedros Ghebreyesus. 

"Pandemia não é uma palavra que se possa usar de ânimo leve ou de forma imprudente. Esta é uma palavra que, se for mal empregue, pode provocar um medo irracional, ou uma aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento ou mortes desnecessárias", frisou Tedros Ghebreyesus.

O responsável da OMS acrescentou ainda que "descrever a situação como pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por este coronavírus. Não altera o que a OMS está a fazer, e não altera o que os países devem fazer". 

"WHO has been assessing this outbreak around the clock and we are deeply concerned both by the alarming levels of spread and severity, and by the alarming levels of inaction"-@DrTedros
🚨 BREAKING 🚨

"We have therefore made the assessment that can be characterized as a pandemic"-@DrTedros
Ver imagem no Twitter

🚨 BREAKING 🚨

"We have therefore made the assessment that can be characterized as a pandemic"-@DrTedros
Ver imagem no Twitter
"Pandemic is not a word to use lightly or carelessly. It is a word that, if misused, can cause unreasonable fear, or unjustified acceptance that the fight is over, leading to unnecessary suffering and death"-@DrTedros

"Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus", salientou o diretor-geral da OMS, deixou ainda um apelo aos países afetados pelo Covid-19. "Não podemos dizer isto de forma mais clara: todos os países podem mudar o curso desta pandemia", realçou. "Os países podem ainda mudar o curso desta pandemia se detetarem, testarem, tratarem, isolarem, rastrearem e mobilizarem as pessoas na resposta", ressalvou Tedros Ghebreyesus.

Um apelo que foi acompanhado de uma crítica à resposta dos governos dos países. "Alguns países estão a debater-se com a falta de capacidade. Alguns países estão a debater-se com a falta de recursos. Alguns países estão a debater-se com uma falta de determinação", sublinhou Tedros Ghebreyesus.

A OMS salientou que Itália e Irão são nesta altura as linhas da frente no combate ao Covid-19. 

A epidemia do novo coronavírus, que teve origem na cidade de Wuhan, na China, causou a morte a mais de 4.200 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 115 mil. 

[Notícia atualizada às 17h22]

Sem comentários:

Enviar um comentário