sexta-feira, 28 de novembro de 2025

FAMÍLIA SIMÕES PEREIRA CONDENA DETENÇÃO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA E PEDE INTERVENÇÃO URGENTE DA COMUNIDADE INTERNACIONAL

 Por Rádio Sol Mansi

A família do presidente da Assembleia Nacional Popular e líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, divulgou hoje um comunicado urgente no qual condena a detenção do dirigente político, classificando-a como “flagrante, ilegal e absolutamente arbitrária”. No mesmo documento, a família denuncia ainda a detenção do deputado Octávio Lopes e de outros cidadãos, afirmando que se trata de uma “violação gravíssima do Estado de Direito” e de “um ataque à democracia na Guiné-Bissau”.

De acordo com a nota, os familiares responsabilizam “direta e inequivocamente” os autores morais e materiais da operação que levou à detenção dos dirigentes, alertando para as consequências que poderão daí advir. A família manifesta também “profunda gratidão” ao povo guineense, à diáspora e a todos os que têm demonstrado solidariedade, apelando ao uso de todos os mecanismos legais, nacionais e internacionais, para exigir a libertação imediata e incondicional dos detidos.

O comunicado dirige igualmente um apelo urgente à CEDEAO e à União Africana para que atuem “de imediato, com determinação e coragem”, no sentido de restaurar a ordem constitucional no país. A família solicita ainda a intervenção da comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, a União Europeia e parceiros bilaterais, pedindo que não permaneçam indiferentes e ajam “de forma resoluta para resgatar a democracia e a justiça na Guiné-Bissau”.

A família Simões Pereira reafirma que continuará a lutar até que a liberdade dos detidos e os direitos de todos os cidadãos guineenses sejam plenamente restaurados e respeitados.

RSM: 28 11 2025

Fonte: Família Simões Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário