domingo, 26 de janeiro de 2020

O conteúdo audio envolvendo a Ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral da Guiné-Bissau, Odete Semedo, igualmente primeira Vice-presidente do PAIGC, não tem nada de montagem, e sim, de real

Por  Fernando Casimiro 

O conteúdo audio envolvendo a Ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral da Guiné-Bissau, Odete Semedo, igualmente primeira Vice-presidente do PAIGC, não tem nada de montagem, e sim, de real. 

Permita-se, obviamente, à visada, a defesa do seu bom nome, da sua honra, face ao envolvimento do seu nome numa matéria gravíssima, por via da presunção da inocência, contudo...

Os assuntos de ordem pessoal, por exemplo, a recepção de uma chamada telefónica, que ela atribuiu à filha, que deu a conhecer onde estava a estudar e o quê; as referências das conversas pessoais com o Primeiro-ministro; com o Presidente da Comissão Nacional de Eleições; a sua actividade para além de Ministra, entre o INEP, o PAIGC e a actividade enquanto escritora e outros... Tudo isso, e, para quem a conhece e reconhece sua voz mesmo volvidos tantos anos sem ouvi-la, é sério demais, para que uns e outros, em sua defesa, venham propalar a tese de que foi tudo montagem, manifestando solidariedade com a visada...

E assim vai a nossa Guiné-Bissau, infelizmente...


O Ministério Público da Guiné-Bissau deve avançar com uma rápida investigação sobre o assunto e a própria envolvida e visada deve fazer a sua parte: desmentir ou confirmar a autenticidade do material divulgado, e não, ficar no silêncio de uma suposta vitimização sob protecção de claques nas redes sociais.

O que foi revelado é gravíssimo e requer a intervenção urgente do Ministério Público da Guiné-Bissau, para que outras diligências possam vir a ser feitas.


Positiva e construtivamente.

Didinho 26.01.2020

4 comentários:

  1. Bem, o autor deste presente “post” continua na mesma posição. Tal como já manifestada num outro lugar neste espaço. Seja qual for o conteúdo certo, justo ou não deste áudio, montado ou não montado, o assunto sobre a mesa da CNE, mais premendo neste momento, é o do cumprimento escrupuloso dos dois Acórdãos do nosso STJ, nomeadamente o N° 1/2020 e N° 1-A/2020, sob risco de vir levar uma “COMINAÇÃO PENAL”! Tem que se desbloquear a situação antes virmos chegar a este outro ponto.

    Senão, na verdade, o assunto aí deste áudio, se assim é, é coisa também para os tribunais. Isto é, se há alguém sentindo-se lesado pelo registado. Que vá entregar este áudio à PJ ou outra instituição do direito nos casos do género. Se a autora for sentenciada, acabou, cumpra-se a sentença. Pois só assim, a Guiné-Bissau entrará no concerto dos Estados-Nações modernos, geridos na base dos princípios Democráticos, de Estado de Direito e do império das Leis da República.

    O resto é cantiga. Simples divertimento, para fazer distrair os menos cautos do essencial. A saber:

    AS DECISÕES DE TRIBUNAIS SÃO SEMPRE PROVIDAS DA FORÇA OBRIGATÓRIA GERAL PARA TODAS E TODOS. Incluso para a CNE neste momento, no assunto dos dois Acórdãos antes indicados.

    Obrigado.
    Um muito bom dia e um bom domingo a todas e todos.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor A.Keita, deixe de fazer Coppy ando paste dos teus comentários e caia na real, perante todo este facto de tentar ao mais alto nível (CEDEAO/UNIAO AFRICANA/CPLP) corromper que nao deu certo, só poque deus é bom e protetor dos fracos ainda achas que existe alguém ou entidade que vai cair nesta de acórdão de STJ? O mundo sabe que como não conseguiram corromper nem a CNE e muito menos estas organizações acima citadas recorreram aos mais esfomeados e corruptos dos juízes de STJ para assim poderam anular aquilo que foi a expressão de todo um povo.
      digo te uma coisa,não sei se vives em Guiné-Bissau ou não, mas saiba que durante todu o período das eleições todas as religiões existentes na Guiné-Bissau se reuniram muitas vezes para pedir que deus nos ponha na presidência quem realmente tem amor pela Guiné-Bissau e não pelo seu égo, grupo ou familia, por isso nos deu Sissoco General.
      A força de deus é superior á toda a força do mal do PAIGC e dos seus líderes.

      DEUS KA STA NA RABADA DI NINGUIN

      Eliminar
  2. Boa tarde Didinho,Averdade sempre na nossa Guiné custa-nos muito acreditar na propiaverddade dita, vejamos 1,a verdade que as pessoas que penssao que soa mais atento para desvertua-lo mais é tarde neste momento na Guiné ninguém engana ninguém pode en tentar advogar para uma pessoa neste caso não vão gonseguir porque as pessoas aqué não digo todas mais afarza já não têm lugar na Guiné essa Ministra devi ser prossesada pelo crime que cometeu não entendo em qué ou porque da tanta trafulissi para só manter no poder, mais só tem uma resposta CORUPÇÃO. 2,seraque os que penssao que são mais atento nos pode mostrar que essa conversa não existe. 3,a era mais áudio tenho pressentimento que vaicorer muita tinta viva Didinho.

    ResponderEliminar
  3. A Keita, em vez de serem claqueiros desastrosos, seria fantástico que aconselhassem o vosso líder politiquece DSP para tomar bom exemplo de Malam B. Sanhá. Ele perdeu as eleições, aceitou a derrota e eleições seguintes venceu-as.

    ResponderEliminar