O curso que terá a duração de quatro meses, dois meses de aprendizagem teórica e dois de estágio em Costa de Marfim na área de frio e refrigeração.
Ao presidir a cerimónia, o chefe do Executivo guineense apelou aos jovens contemplados com a bolsa para representar o país de forma condigna, comprir as regras do país acolhedor e aproveitar o máximo de conhecimento.
Rui Duarte de Barros afirmou que o mundo hoje é uma competição e os jovens bolseiros terão oportunidades de criar as suas próprias empresas, através de empreendedorismo.
Por sua Vez, a Ministra da Administração Pública realçou a importância deste acordo para a formação dos jovens guineenses na área de frio e refrigeração.
Mónica Buaro da Costa lembrou que esta bolsa foi um processo iniciado pelo Ministério da Educação e foi trabalhado em conjunto e resultou neste acordo.
A Ministra da Costa esclareceu que a selecção foi criteriosa e os dez selecionados foram àqueles que demonstraram interesses e superaram a concorrência dos restantes vinte e três.
Como perspectiva, Buaró da Costa anunciou que está em manga, no âmbito deste acordo, a construção de um centro de formação profissional na Guiné-Bissau no regime de enternamento, a obtenção de mais trinta vaga por ano, na área de formação profissional com a duração de três anos, a formação de formadores, entres outros.
Ao terminar a sua comunicação, a Ministra da Administração Pública aconselhou aos jovens bolseiros à comportarem por forma a dignificar a Guiné-Bissau.
Na sua curta comunicação, o Ministro da Educação Nacional, afirmou que o grupo que se segue para Abidjam vão dar a continuidade dos estudos de colegas guineenses que estão a formar na área de agronomia em Yamoussoukro.
Uma cerimónia que decorreu na salão de reunião de Prematura e contou com a presença de staff do Primeiro-ministro, staff da Ministra da Administração Pública, Vice-cônsul de Costa de Marfim na Guiné-Bissau, o Director-geral do Instituto Nacional da Segurança Social, representante de pais e ou encarregados de educação e os dez bolseiros que devem partir ainda esta sexta-feira para Abidjam, Costa de Marfim.
De referir que a selecção dos bolseiros à formação profissional em Abidjam, foi feita por uma equipa técnica de Costa de Marfim, chefiada pela Assistente técnico principal do Ministério de Ensino Técnico, Formação Profissional e Aprendizagem deste país membro da CEDEAO, através das avaliações escrita e oral.
De salientar ainda que em Yamoussoukro, capital de Costa de Marfim, trinta e dois jovens guineenses estão a frenquentar o curso técnico profissional na área de engenharia.
Costa de Marfim é um país agrícola como a Guiné-Bissau, mas lidera a produção de caju a nível de África e maior produtor de cacau no mundo.






Sem comentários:
Enviar um comentário