sexta-feira, 2 de outubro de 2020

LÍDER DO PAIGC DENUNCIA “PLANOS” QUE ENVOLVEM A GUINÉ-BISSAU PARA DESESTABILIZAR A GUINÉ-CONACRI


02/10/2020 / Jornal Democratica

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, denunciou que existe um suposto plano, por parte de alguns países da sub-região, incluindo a Guiné-Bissau, para desestabilizar a República vizinha da Guiné-Conacri.

A Guiné-Conacri, que realiza eleições a 18 de Outubro de 2020, encerrou as suas fronteiras com a Guiné-Bissau e com o Senegal na semana passada.

A decisão estaria ligada, segundo Domingos Simões Pereira, a um movimento, a nível da Costa Ocidental Africana, para pôr em causa o escrutínio na Guiné-Conacri. Denunciou que haveria uma tentativa de condicionar a escolha livre do povo e desestabilizar aquele país membro da CEDEAO.

Ao dirigir-se, esta sexta-feira, 02 de outubro de 2020, aos militantes do PAIGC, na sua página virtual no Facebook, Domingos Simões Pereira disse: “Um presidente, uma pessoa que foi declarada Presidente da República entende que pode declarar apoio oficial a um candidato noutro país e que pode pôr em causa o quadro de estabilidade num país vizinho, ao ponto de estarem a preparar um contingente que vai sair do Senegal, da Serra – Leoa e da Guiné-Bissau para entrar na Guiné-Conacri, a fim de aumentar o número de eleitores que votarão no candidato que apoiam” acusou.

Em relação à Guiné-Bissau, Simões Pereira disse esperar que as novas autoridades estabilizem o país.

“É chegada a hora de provarmos que eu sou hoje, Presidente e serei melhor do que o meu antecessor. Serei melhor que aquela pessoa que podia ser presidente. Isso significa tranquilizar, mobilizar, mostrar o rumo do país e passar em frente no trabalho de mobilização de esforços, determinação e empenho para atingir os objetivos fixados” disse, adiantando que o país pode atingir esse objetivo se o Presidente da República for sinal de união, da paz e tranquilidade e se Assembleia Nacional Popular for principal órgão de legislação.

“Deixemos os tribunais funcionar com liberdade. Deixemos, sobretudo, que o Procurador geral da República seja uma pessoa que moralmente tenha condições de regular a justiça. Uma pessoa que vai ser considerada neutra e equidistante de jogo político – partidário” disse, desafiando os atores políticos a não instrumentalizar as estruturas da sociedade e que sejam capazes de dar oportunidades a si mesmas e dar oportunidades a um arranque fresco para que o povo guineense se reúna e tenha um objetivo que una os guineenses.

Por: Tiago Seide

12 comentários:

  1. Quilis qui tà apoia bu mensagem cà sibi cuma cu ianda bu entra na partido na cal base conta elis inda que cu bu fasi là?na pera bo resposta

    ResponderEliminar
  2. Bem uma pessoa já denegriu a imagem da Guiné-Bissau no mundo já não esperava mais nada dele. Optou mais esta via para denegrir a imagem da Guiné-Bissau. Será aquele velhaco não se intrometeu nos assuntos da Guiné-Bissau? DSP, estás no processo de autodestruição política que é pena. Já não tem nada para dizer nem para dar a nossa Guiné-Bissau e optas por essa via de calúnia.

    ResponderEliminar
  3. Aboss malandros. Bandidos que kamisti bardadi burros pá força dsp midjor líder de mond, o

    ResponderEliminar
  4. Bu ma preocupa ku utro terra di ki bu terra, el ku manda buna dana so nome di é terra. Nka sibi és i kal tipo di djiressa!

    ResponderEliminar
  5. És propi ku bu papel fassi oposição...

    ResponderEliminar
  6. Este miserável, segregacionistas, tribalistas, fugitivo, irresponsável político chamado DSP quer que a Guiné Bissau entre em guerra com a vizinha Guinee por não ter conseguido fazer guerras étnicos no nosso País devido a alta maturidade do nosso povo. DSP é pior filho que este país teve.

    ResponderEliminar
  7. Devemos ter a capacidade de discernimento e de reconhecer quem é o melhor. Insulto não nos levará nenhum avante. Força DSP. Toda a construção requer vigilância, trabalho e parseverança. Continua vigiar, trabalhar ser perseverante um dia chegarás a meta.

    ResponderEliminar