sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Diretor financeiro do Ministério de Jorge Malú detido por alegado desvio de fundos

Por CNEWS  Outubro 30, 2020

Diretor financeiro do Ministério da Energia e Recursos Naturais, Joaquim António da Silva, foi detido esta sexta feira (30.10), pela Polícia Judiciária guineense (PJ), Informou ao CNEWS, fontes da instituição dirigida por Jorge Malú.

A fonte adiantou que em causa está o alegado desaparecimento de uma soma de mais de 22 milhões de francos CFA, levantado, no tesouro público, pelo agora detido, dia 29 de outubro (quinta-feira), mas que não terá chegado ao destino.

Uma parte da soma, disse a fonte, era para os trabalhos preparativos da reunião do Conselhos de Ministros da Organização para Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), num total de 19 milhões, 947 mil e 500 Francos CFA. O outro valor, de 3 milhões 429 mil e 680 Francos CFA, destinado ao pagamento de uma “Ordem de Missão”, do ministro Jorge Malú.

A fonte do Capital News informou que o diretor financeiro, Joaquim António da Silva, teria contado duas versões, ao ser ouvido pela Polícia Judiciária, sobre o alegado desapareciemnto do referido dinheiro, afirmando numa das versões, que a sua viatura teria sido violada, e em outra, que ele teria esquecido subir os vidros do carro, do lado de trás, tendo os “malfeitores” apoderado do dinheiro.

A reunião do Conselho de ministros da OMVG deve ter lugar em Bissau na primeira semana do Novembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário