quinta-feira, 17 de setembro de 2020

SEIS PRESIDENTES ESTARÃO PRESENTES NO DIA DA INDEPENDÊNCIA


O ministro do interior confirma que seis (6) presidentes das repúblicas estão a ser aguardados no país, para a celebração dos 47 anos da Independência da Guiné-Bissau.
Botche Candé falava, esta quinta-feira (17), depois de visitar às forças da defesa e segurança que estão actualmente em preparativos para a celebração da festa da Independência, na base área.

Botche Cande pede os saldados a se empenharem nos preparativos a fim de encantarem os chefes de estados que estarão no país para presenciar a comemoração dos 47 anos da Independência da Guiné-Bissau.

“O chefe do Estado convidou os seus homólogos e seis manifestaram a intenção de presenciar na comemoração solene da festa da independência, no dia 24 de Setembro, a situação inédita na história do nosso país por isso peço-vos para engajaram nos preparativos para que os presidentes convidados vejam com bons olhos as exibições que farão naquele dia”, exorta o ministro do interior.

O titular da pasta do Interior assegurou que com a saída da ECOMIB no país a segurança de todos os guineenses assim como as instituições devem ser asseguradas pelos militares e paramilitares.

“Tínhamos os nossos colegas da ECOMIB que estavam a manter a segurança no país e hoje os nossos militares e paramilitares têm a missão de garantir a segurança á todos guineenses e estrangeiros que escolheram o país para suas estadias”, frisou Botche Cande.

A Guiné Bissau foi a primeira colónia a ver a sua independência reconhecida por Portugal, em Setembro de 1974. Um ano antes o movimento de libertação já tinha declarado, unilateralmente, a independência do país.

A cerimónia oficial da celebração da festa da independência está prevista para o estádio nacional 24 de Setembro. 

Por: Marcelino Iambi

Foto: Mutaro Uldada Cisse

Sem comentários:

Enviar um comentário