De acordo com um novo estudo da Universidade de Bedfordshire, no Reino Unido, existe um tipo de dieta que pode ajudar a reduzir o risco de progressão do cancro da próstata. A investigação sugere que o consumo regular de um determinado tipo de alimentos pode reduzir o risco nos homens.
O estudo mostrou que uma dieta rica em vegetais e probióticos pode retardar a progressão do cancro da próstata. A investigação acompanhou 212 homens com cancro da próstata de baixo risco ao longo de quatro meses.
Cancro da próstata: A dieta que pode salvar vidas
O grupo foi dividido, um deles recebeu suplementos à base de plantas, enquanto o outro um suplemento placebo. No caso do primeiro grupo, o suplemento era composto por brócolos, curcuma, romã, chá verde e gengibre.
“Certos tipos de cancro são mais afetados pelo estilo de vida do que outros. O cancro da próstata é realmente sensível a muitas das coisas. Assim, recomendamos levar um estilo de vida saudável”, revelou Jeff Foster, especialista em saúde masculina, ao WalesOnline.
A investigação destacou ainda algumas mudanças no dia a dia que podem ter um impacto na saúde dos homens. “Se estiver em boa forma física, terá uma reserva fisiológica melhor e será mais provável que recupere melhor da cirurgia, tolere melhor a quimioterapia e consiga manter um sistema imunitário saudável de forma eficaz”, continua.
Diz ainda que “quanto mais em forma estiver, melhor seu corpo estará para combater a doença”, continua Jeff Foster.
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
De acordo com um estudo do Arthur G. James Cancer Hospital, aqui citado pelo Health, grande parte dos homens nos Estados Unidos, onde foi realizada a investigação, não sabe que o cancro da próstata num estágio inicial não apresenta qualquer tipo de sintomas.
"É muito importante que todos entendam que o cancro da próstata é assintomático até os estágios avançados e que quase ninguém com cancro da próstata num estágio inicial apresenta qualquer sintoma", revela o urologista Jairam Eswara.
Explicou que é importante mudar a mentalidade e fazer com que os homens se preocupem mais com o estado da sua saúde. A investigação entrevistou mais de mil homens com mais de 18 anos.
Cerca de 80% dos entrevistados não sabiam que o cancro da próstata num estágio inicial não apresentava qualquer tipo de sintomas físicos. Também 59% revelou que não sabiam que a disfunção sexual poderia ser um alerta para este tipo de cancro.
O cancro que não tem sintomas na sua fase inicial
"Como o cancro próstata está localizado profundamente no corpo, não é fácil determinar se alguém tem cancro da próstata ou não", começou por dizer o especialista. Esta acaba por ser uma preocupação para os profissionais de saúde.
"Faz com que as pessoas pensem que não correm risco de cancro quando, na verdade, correm, o que leva à relutância em fazer o exame", explica. Revelou ainda alguns dos sinais que devem funcionar como alerta para os homens.
Se não consegue perder peso ou está sempre com falta de energia, o seu metabolismo pode ser uma das razões. Contudo, existem formas de conseguir fazer com que o consiga acelerar. Siga estas dicas e veja os resultados.


Sem comentários:
Enviar um comentário