sexta-feira, 13 de junho de 2025

Liga Árabe "condena ataques israelitas" contra Irão e pede contenção... A Liga Árabe, formada por 22 países árabes, apelou hoje para a contenção de uma escalada da tensão após o ataque de Israel ao Irão na madrugada de hoje e para se "evitar que a situação fique fora de controlo".

© Thaier Al-Sudani/Reuters/Pool/Anadolu via Getty Images  Lusa   13/06/2025 

"A Secretaria-Geral da Liga Árabe condena os ataques israelitas contra o território iraniano e afirma que constituem uma violação flagrante do Direito internacional", afirmou a entidade pan-árabe, com sede no Cairo, num comunicado.

Além disso, exigiu "uma intervenção decisiva e imediata da comunidade internacional para deter esses ataques, que ameaçam abalar a região", além de sublinhar "a necessidade de conter a escalada e evitar que a situação fique fora de controlo".

O ataque de Israel contra o Irão começou por volta das 03:30 (hora local, 01:00 em Lisboa), quando se ouviram fortes sons de explosões na capital iraniana e noutras zonas do país.

Entre os alvos do ataque está a principal central de enriquecimento de urânio do Irão, Natanz, que foi atingida pelos bombardeamentos, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Nos bombardeamentos também morreram altos cargos militares e políticos, entre eles o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irão, o general Mohammad Hossein Bagheri, informou a televisão estatal iraniana.

Israel anunciou que o Irão lançou uma centena de drones, algo que o país persa não confirmou.


Leia Também: Após ataque matar pelo menos dois generais, Irão já nomeou sucessores...    O líder supremo iraniano, o 'ayatollah' Ali Khamenei, nomeou hoje um novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e um novo chefe da Guarda Revolucionária, após o ataque israelita que matou os seus antecessores.



Sem comentários:

Enviar um comentário