sexta-feira, 13 de junho de 2025

Jornalismo Económico: Mídia e especialistas irão debater desenvolvimento económico da UEMOA na era digital

Por: Laercia Valeriana Insali   CAP GB

Bissau, 13-06-2025– A cidade de Abidjan prepara-se para acolher, entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, o colóquio sub-regional que visa repensar o papel dos meios de comunicação social no desenvolvimento económico dos países da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

Sob o lema “O jornalismo económico na era das transformações tecnológicas e da integração regional: desafios, oportunidades e perspetivas para a UEMOA”, o evento reunirá jornalistas, académicos, empresários e representantes de instituições internacionais. A iniciativa é organizada pela Plataforma dos Media da UEMOA (PDM-UEMOA), em colaboração com a Comissão da UEMOA, e conta com o patrocínio oficial de Abdoulaye Diop, presidente da referida comissão.

Numa altura em que os Estados-membros enfrentam desafios de modernização e digitalização das suas economias, a UEMOA está empenhada na execução do seu novo plano estratégico para o período 2025-2030 – IMPACT 2030, bem como na construção de uma visão comum até 2040. Nesse contexto, o colóquio surge como uma oportunidade para discutir o papel transformador dos media, em especial do jornalismo económico, no fortalecimento da integração regional e na promoção de uma cidadania informada.

“O jornalismo económico deve ser reposicionado como uma ferramenta essencial de desenvolvimento e coesão social”, afirmam os organizadores. Através de debates, partilhas de experiências e propostas de ações concretas, o evento pretende valorizar as boas práticas, fortalecer as capacidades dos profissionais da informação e estimular o diálogo entre os media e os atores económicos.

Criada em 2021 em Ouagadougou, a Plataforma dos Media da UEMOA atua como um espaço interprofissional com vista a consolidar a presença e a influência dos media no processo de integração da região e tem a missão de reforçar o papel da comunicação como alavanca para o progresso económico e social dos Estados-membros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.