sábado, 19 de novembro de 2022

PRESIDENTE DA REPUBLICA RECEBE COMISSAO NACIONAL DE ELEICOES, GETAPE E PARTIDOS POLITICOS


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente das Republica e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló dedicou toda esta manha em audiencias relacionadas com a data para a realizacao das eleicoes legislativas.

O Chefe de Estado, tendo em cima da sua mesa uma proposta do Governo concernente a escolha de uma nova data para a realizacao das proximas eleicoes legislativas, recebeu em audiencias sucessivas, a Comissao Nacional de Eleicoes, o Gabinete Tecnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e os partidos politicos com assento parlamentar, nomeadamente, o PAIGC, MADEM-G15, PRS, PND e APU-PDGB.

 Durante as audiencias, o Chefe de Estado disse ter uma proposta concreta do Governo, saída de um entendimento nas discussoes que o Executivo manteve com todos as partes envolvidas neste processo e que o mês de Maio se afigurava como o mais provavel para a realizacao das proximas eleicoes legislativas.

Todas as partes escutadas receberam de forma positiva a proposta apresentada pelo Governo e solicitaram que uma nova data fosse oficialmente anunciada pelo Preasidente da Republica.

O General Umaro Sissoco Embalo disse que iria accionar os mecanismo previstos no sentido de legalmente anunciar uma nova data, entre as duas propostas no mês de Maio, mediante um Decreto Presidencial.

Leia Também:


  • PRESIDENTE DA REPUBLICA E  COMANDANTE SUPREMO DAS FORCAS ARMADAS RECEBE E AUDIENCIA UMA DELEGACAO DO FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL

O Chefe de Estado guineense recebeu ao principio da tarde, no Salao Joao Bernardo Vieira, na Presidencia da Republica uma delegacao do Fundo Monetario Internacional que se encontra no país discutindo com o Governo a assinatura de um novo Acordo.

Durante a audiencia, o Presidente da Republica defendeu a necessidade do país assinar esse Acordo, que considerou como uma das suas prioridades, apesar de reconhecer os esforcos que estao sendo desenvolvidos pelo Governo no sentido do cumprimento de algumas metas, perante uma conjuntura internacional adversa.

Contudo, no termo das discussoes, o Chefe da Missao do FMI disse ter perspectivas positivas de que um Acordo será assinado, pelo facto de terem verificado um real empenhameno da parte guineense em leva ao bom termo o alcance de algumas metas consideradas como importantes e vitais.

A missao do FMI reconheceu perante o Presidente Sissoco Embalo que a Guine-Bissau está reconquistando uma solida credibilidade internacional facto que lhe dá mais força para atingir os seus objectivos, claramente evidenciados pelos apoios ao orçamento que tem recebido de alguns dos seus importantes parceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário