sábado, 19 de novembro de 2022

SAÚDE MENTAL: Formas de aumentar os níveis de endorfinas sem fazer exercício físico... Leia com atenção.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  19/11/22 

Os dias estão frios, as noites também e fica difícil fazer exercício físico no exterior. É, no entanto, algo muito importante para a saúde física, mas também mental, porque ao fazer exercício liberta endorfinas, também conhecidas como hormonas da felicidade. 

Aliás, ao Huffpost, agregador de blogues, Elizabeth C. Gardner, cirurgiã de ortopedia, diz que as endorfinas ajudam a aliviar o stress, aliviar dores e até reduzir sintomas de ansiedade e depressão. 

Felizmente, existem outras formas de aumentar os níveis desta hormona, algumas mais ativas do que outras, e que o vão deixar muito bem-disposto.

Formas de aumentar os níveis de endorfinas sem fazer exercício físico: 

  • Massagem e acupuntura; 
  • Fazer meditação; 
  • Dar gargalhadas; 
  • Estar exposto à luz ultravioleta; 
  • Fazer sexo; 
  • Praticar ioga; 
  • Ouvir música


Leia Também: 

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  18/11/22 

Deixei o fogão ligado? Será que apaguei mesmo aquela vela? São perguntas que toda a gente já fez, no entanto, ao preocupar-se com isto, o mais provável é que esteja a piorar a sua saúde mental (e não só).

É que, segundo o DailyMail, uma equipa de investigadores descobriu que alguns traços de personalidade podem afetar a memória e entre os mais esquecidos estão as pessoas que têm ansiedade. 

O jornal explica que os cientistas chegaram a esta conclusão através de um questionário onde se testou quão bem as pessoas se lembravam de eventos em diferentes alturas da vida. Depois, estas respostas foram comparadas com os testes de personalidade. 

Assim, concluiu-se que, em todas as faixas etárias, "as pessoas com pontuação alta em 'abertura' [termo que define pessoas que gostam de variedade em detrimento da rotina, é mais curioso, aventureiro e está em contato com o seu interior] tiveram melhor desempenho em testes de memória", já as que demonstravam comportamentos mais neuróticos, como preocupação, mau humor e sentimentos negativos, conseguiram resultados piores.

Ao jornal, Weixi Kang, que liderou o estudo na Imperial College London, no Reino Unido, explicou que isto acontece porque estes comportamentos negativos estão "associados a mais sofrimento psicológico, o que pode então afetar os sistemas neurais que suportam a memória episódica". 

Com o termo memória episódica, o investigador refere-se à capacidade que os humanos têm de recordar eventos que aconteceram tanto num passado distante, como num mais próximo. 


Leia Também: O que deve fazer para cuidar da saúde mental durante esta época de crise


Sem comentários:

Enviar um comentário