quinta-feira, 24 de março de 2022

Países do G7 prontos a aplicar "sanções adicionais" à Rússia

© Getty Images

Notícias ao Minuto  24/03/22 

Num comunicado conjunto, os líderes frisam que não têm queixas contra o povo russo. "É o presidente Putin, o seu governo e os seus apoiantes que estão a impor esta guerra e as suas consequências aos russos", escrevem.

Os países do G7 garantem estar prontos a aplicar sanções adicionais à Rússia "conforme necessário" e asseguram que não pouparão esforços para responsabilizar Vladimir Putin e os seus apoiantes pela invasão à Ucrânia.

Numa declaração conjunta esta quinta-feira, os líderes do G7 condenaram a "guerra de escolha" do presidente russo e sua agressão "injustificável, não provocada e ilegal" na Ucrânia e alertaram ainda a Rússia contra o uso de armas químicas, biológicas ou nucleares.

"Avisamos contra qualquer ameaça de uso de armas químicas, biológicas e nucleares ou materiais relacionados", escreveram os líderes após a reunião em Bruxelas. 

No comunicado, os países do G7 denunciaram também a campanha de desinformação russa, que classificaram como "maliciosa e completamente infundada" 

"Expressamos preocupação com outros países e atores que amplificaram a campanha de desinformação da Rússia", escreveram ainda. "Estamos preocupados com a repressão crescente e reforçada contra o povo russo e a retórica cada vez mais hostil da liderança russa, inclusive contra cidadãos comuns".

Os líderes do G7 pediram à Bielorrússia que "evite uma nova escalada" do conflito e que "se abstenha de usar as suas forças militares contra a Ucrânia", ao mesmo tempo que, sem referirem a China, exortam "todos os países a não prestarem assistência militar ou de outra natureza à Rússia".

"O povo da Rússia deve poder saber que não temos queixas contra eles. É o presidente Putin, o seu governo e os seus apoiantes, incluindo o regime de Lukashenko na Bielorrússia, que estão a impor esta guerra e as suas consequências aos russos e é a decisão deles que mancha a história do povo russo", lê-se ainda.

Leia Também: 

Os países do G7 e da União Europeia vão sancionar as transações envolvendo reservas de ouro da Rússia, para evitar que Moscovo contorne as sanções impostas pelo Ocidente, anunciou hoje a Casa Branca.

"Qualquer transação envolvendo ouro, relacionada com o banco central da Rússia, fica abrangida pelas sanções existentes", indicou a presidência norte-americana, enquanto decorre em Bruxelas uma série de cimeiras internacionais dedicadas à guerra na Ucrânia, incluindo uma cimeira do G7 e uma cimeira do Conselho Europeu.

"Queremos fechar qualquer possibilidade de a Rússia utilizar o seu ouro para apoiar a sua moeda", explicou um funcionário do Governo dos EUA, que sublinhou que Moscovo detém uma reserva "considerável" daquele metal precioso...Ler  Mais

© Getty Images

Notícias ao Minuto  24/03/22 

Embora Sergei Shoigu tenha aparecido na televisão recentemente, os jornalistas russos acreditam que a transmissão não era do mesmo dia.

As especulações sobre o paradeiro do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, aumentaram, esta quinta-feira, quando o porta-voz do Kremlin se recusou a comentar sobre relatos de problemas de saúde de Sergei Shoigu.

Shoigu, um aliado próximo do presidente Vladimir Putin, manteve um perfil discreto recentemente, apesar de ter um papel de liderança na invasão da Ucrânia pela Rússia. 

A agência de investigação independente russa Agentstvo informou, na passada quarta-feira, que Shoigu estava com problemas de saúde, citando fontes anónimas do ministério.

Esta quinta-feira várias perguntas sobre a saúde de Shoigu ficaram sem resposta. "O ministro da Defesa tem muito o que fazer no momento", afirmou o porta-voz do Kremlin quando questionado pela CNN, acrescentando: "A operação militar especial está a acontecer. Naturalmente, agora não é exatamente o momento para a atividade dos media, o que é bastante compreensível”. O porta-voz do Kremlin recusou-se a comentar mais, aconselhando apenas a que as questões fossem dirigidas ao Ministério da Defesa.

Shoigu apareceu no Channel One a 18 de março, contudo os jornalistas russos especulam que o evento que estava sendo transmitido era de 11 de março. O canal de TV estatal Russia 24 transmitiu, esta quinta-feira, imagens de uma reunião virtual com a presença de Shoigu, mas não informou quando a reunião ocorreu.

Sem comentários:

Enviar um comentário