terça-feira, 2 de novembro de 2021

A Embaixadora reuniu-se ontem, dia 01 de Novembro com a comunidade guineense residente em São Vicente, no Museu de Mindelo.

 Embaixada da Guiné- Bissau em Cabo Verde

A Embaixadora reuniu-se ontem, dia 01 de Novembro com a comunidade guineense residente em São Vicente, no Museu de Mindelo. 

A visita faz parte de um leque de atividades que a Embaixada pretende desencadear junto dos seus cidadãos, no sentido de sensibilizá-los para a importância da Regularização Extraordinária do Governo caboverdiano que irá iniciar no dia 15 de Dezembro do ano em curso.

O Senhor Albertino Graça,  Vereador de Relações Externas, Cooperação e Geminação, em representação da Câmara Municipal de São Vicente, não escondeu a satisfação em receber a equipa da Embaixada. 

Reiterou a disponibilidadebda Câmara que representa em colaborar com as comunidades imigradas e informou que "logo quando tomamos conhecimento da aprovação do Diploma de Regularização Extraordinária, a Câmara convocou uma reunião com os Imigrantes e, de seguida, criou um Gabinete de Apoio ao Imigrante,  para prestar assistência aos cidadãos estrangeiros residentes em Mindelo", explicou Graça. 

Ainda o Responsável pela área de Geminação da Câmara, avançou que brevemente a Câmara irá orginizar um Fórum onde irão participar os Embaixadores residentes na Praia, para discutirem a questão da integração e reiterou a sua disponibilidade em colaborar com as comunidades imigradas. 

Abubacar Sambú, Presidente da Associação dos guineenses residentes em São Vicente, deu boas vindas à equipa da Embaixada e enfatizou a iniciativa de informar e sensibilizar os conterâneos residentes em diferentes Municípios de Cabo Verde.

Para Sambú, a comunidade guineense está muito bem integrada em São Vicente. A única preocupação é a dificuldade de acesso à documentação (Passaportes), devido à insaularidade das Ilhas e pediu a ajuda da Embaixada no sentido de minimizar este constrangimento.

A Senhora Embaixadora Basiliana Hopffer Soares Tavares agradeceu a presença de todos e parabenizou a Câmara Municipal de São Vicente pela criacão do Gabinete de Apoio ao Imigrante. À semelhança das recentes visitas aos Municípios onde residem os guineenses, a Chefe da Missão Diplomática guineeses em Cabo Verde apelou aos presentes a terem os documentos em dia, antes do início da Regularização Extraordinária prevista para meados de Dezembro. 

Aproveitou para acoselhar e convidar os cidadãos a dirigirem-se à Embaixada para fazerem a transcricão de registo das crianças, outros assuntos que lhes dizem respeito. 

Quanto à preocupação do Presidente da Associação, a Embaixadora diz tomar notas e irá reportar ao seu superior hierárquico as preocupações apresentadas e prometeu colaborar com a comunidade, mostrando a sua disponibilidade para uma melhor integração dos seus cidadãos no território caboverdiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário