segunda-feira, 27 de abril de 2020

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 27 de abril de 2020 Registada primeira morte associada ao coronavirus, em Bissau. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

GUINÉ-BISSAU REGISTA 20 NOVOS CASOS E NÚMERO SOBE PARA 73 INFETADOS POR COVID-19


A Guiné-Bissau registou nas útimas 24 horas, em Bissau, 20 novos casos  e o número  subiu para 73 infetados, dos quais 18 recuperados (curados) ,55 em tratamento e um óbito confirmado ontem, 27 de abril de 2020, pelas autoridades sanitárias do país.

Tumane Baldé, porta-voz do Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES),  revelou em conferência de imprensa, no quadro da informação epidemiológica diária sobre a evolução do COVID-19 na Guiné Bissau, que dos 18 casos já recuperados, 15 são do Setor Autónimo de Bissau (SAB).  Os restantes  são as primeiras pessoas recuperadas depois da pandemia ter sido declarada no país.

Tumane Baldé não confirmou um eventual contado entre os atuais ministros do Interior e o da saúde com o malogrado declarado morto por sintomas associados à Covid-19 e nem algum membro do governo  que tenha sido testado positivo.

“Apenas recebemos do laboratório a idade e sexo do paciente. Outros detalhes são da responsabilidade da equipa que atendeu o paciente”.

O Democrata soube de uma fonte que todos os pacientes recuperados do COVID-19 são cidadãos nacionais e que  estão internados quatro pacientes, dos quais um cidadão estrangeiro pertencente a primeiro grupo dos infetados no país.

Numa curta entrevista ao semanário, o coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde  (COES), Dionísio Cumba, assegurou que estão a ser rastreados grupos de contato direto com o paciente morto pelo Coronavirus, assim como dos que testaram positivo.

Dionísio mostrou-se, por isso, preocupado com o disparo do número de novos casos, tendo em conta a possibilidade de um maior número de contato direto com outras pessoas, disseminando assim a infeção, “o que poderá aumentar o número dos infetados’’. Contudo,  garantiu que até este momento não se registou nenhuma informação de suspeitos nas regiões por onde passou o paciente morto há dezasseis dias.

Segundo Dionísio Cumba, o país tem testes de diagnóstico do COVID-19 suficientes e que para breve terão os equipamentos necessários para análises de Coronavirus nas regiões para evitar o transporte das amostras para Bissau.

Exortou a população a seguir as orientações das autoridades sanitárias para que a Guiné Bissau possa travar a dessiminacão do vírus.

“Mesmo que tenhamos grandes condições sanitárias, mas se a população não colaborar teremos grandes dificuldades em combater esta pandemia no país”, frisou.


Por: Epifânia Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário