segunda-feira, 27 de abril de 2020

Segunda Prorrogação de Estado de Emergência

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Segunda Prorrogação de Estado de Emergência

Nha Ermons
Fidjus di Guiné
No passado dia 11 de abril, em virtude do agravamento da situação de calamidade pública provocada pela pandemia COVID-19, com registo de um número significativo de novos infetados, fui obrigado a renovar por mais 15 dias, o período de vigência do Estado de Emergência que declarei há cerca de um mês, ou seja, no dia 27 de março deste ano.

Nos últimos quinze dias, as medidas regulamentares do Estado de Emergência adotadas pelo Governo tiveram um impacto positivo na prevenção e combate ao COVID-19.

Os dados atrás indicados são bastantes animadores e revelam a nossa capacidade de resiliência. Contudo, não nos podemos iludir! Ainda não estamos em condições de afirmar que temos o controlo total da situação.

Por isso, para que os esforços e sacrifícios coletivos consentidos nos últimos trinta dias continuem a ter efeitos desejados, temos que continuar a adotar algumas medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias fundamentais, na medida do estritamente necessário para a prevenção e combate ao COVID-19.
Nesta perspetiva, venho aqui, mais uma vez, anunciar-vos que, após muita reflexão e ponderação, e tendo analisado o relatório da Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção do COVID-19, tomei a decisão de renovar, pela segunda vez, o período de vigência do Estado de Emergência em todo o território nacional.

Nha Ermons,
Nos próximos quinze dias, temos que ser capazes de aumentar a nossa capacidade de fazer testes diagnósticos do COVID-19; reduzir o número de infetados e evitar a sua propagação, em particular, para as regiões ainda sem casos positivos detetados. As medidas que o Governo irá adotar para regulamentar esta segunda renovação do Estado de Emergência, devem ser capazes de assegurar o equilíbrio necessário entre a prevenção e o combate ao covid-19, com a necessidade premente de garantir a segurança alimentar e evitar o colapso da nossa economia.

Quero aproveitar esta ocasião para exortar o Governo, no sentido de estudar e adotar medidas para minimizar o impacto do covid-19, particularmente, na campanha de cajú do presente ano, sem esquecer as medidas higiénico-sanitárias de prevenção e combate à pandemia.

Fidjus di Guiné,
Tenho acompanhado com bastante agrado, a crescente onda de apoios que o nosso país tem recebido de países amigos, assim como de algumas individualidades nacionais e estrangeiras para a prevenção e combate ao covid-19. Em todas as regiões do país e na diáspora, multiplicam-se o número de voluntários e de iniciativas com o mesmo propósito.
Enquanto Presidente da República, quero, em nome do povo da Guiné-Bissau, agradecer todos os apoios que o país tem recebido e encorajar a mobilização de cidadãos em iniciativas cívicas e humanitárias para o combate ao covid-19 e à insegurança alimentar.
Permitam-me reiterar as minhas felicitações a todos os profissionais de saúde que, apesar das limitações e debilidades do nosso sistema nacional de saúde, têm conseguido dar respostas e estar na linha de frente na luta contra o COVID-19.
Quero igualmente felicitar as nossas forças de defesa e segurança e à comunicação social pelo elevado sentido patriótico que têm demonstrado durante este período difícil que o nosso país atravessa.

Nha Ermons
Fidjus di Guiné
No passado, apesar das nossas limitações, fomos capazes de unir e lutar para que pudéssemos alcançar a liberdade e a autodeterminação enquanto povo.
Hoje, face a este inimigo invisível que certamente, venceremos, somos todos convocados a ser resilientes e a seguir o lema da nossa república:
Unidade,
Luta e
Progresso
Temos que continuar unidos, para que a nossa luta contra o COVID-19 seja gloriosa!
Juntos venceremos o COVID-19!
Viva Fidjus di Guiné!
Viva a Guiné-Bissau!


Sem comentários:

Enviar um comentário