Um novo estudo aponta que crianças de apenas 1 ano já são capazes de associar palavras relacionadas a números às quantidades correspondentes.
Conforme foi avançado pela revista Galileu, uma equipa de investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apurou que os bebés aprendem a contar antes mesmo de perceberem o que são os números.
Na pesquisa, publicada no periódico científico Development Science, os investigadores detetaram que crianças de 14 meses já relacionam as palavras associadas a números às respetivas quantidades. Surpreendentemente, os investigadores sublinham que tal acontece mesmo sem que os bebés consigam entender o significado total dessas palavras. Fenómeno que por sua vez tende a ocorrer, mais tardiamente, por volta dos 4 anos anos de idade.
Durante a realização da experiência, bebés entre os 14 e os 18 meses observavam enquanto brinquedos eram guardados em caixas. Por vezes, o cientista armazenava os brinquedos e dizia ‘um’, ‘dois’, ‘três’, ‘quatro’, sendo que simultaneamente ía escondendo os objetos. Já noutras ocasiões, o cientista não contava, afirmando somente ‘este’ cada vez que guardava um dos brinquedos.
Segundo a revista Galileu, os cientistas notaram que quando contavam em voz alta os bebés mostravam um interesse mais prolongado pela a ação que estava a decorrer. Identificaram ainda que dizer os números, ao invés de só indicar os objetos tornava o processo de memorização das crianças acerca da quantidade de brinquedos mais preciso.
“Os resultados foram realmente surpreendentes porque pesquisas anteriores, da década passada, mostraram como é difícil para as crianças dominar o significado das palavras utilizadas na contagem”, afirmou Jenny Wang, coautora da pesquisa, num comunicado emitido à imprensa. Destacando que se trata do primeiro estudo a provar que bebés muito pequenos são realmente capazes de associar a contagem numérica à ideia de quantidade.
NAOM
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