sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Pelo menos 33 mortos em naufrágio no noroeste da Nigéria

Um barco que transportava 150 comerciantes naufragou no rio Níger, no estado de Kebbi, no noroeste da Nigéria, fazendo pelo menos 33 mortos, declarou hoje um responsável local dos serviços de emergência.


"O barco transportava 150 passageiros, de acordo com o testemunho dos sobreviventes", indicou Suleiman Mohammed Karim, coordenador da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA) do vizinho estado de Sokoto.

A embarcação, com capacidade para 70 passageiros, "virou-se num rio, porque estava sobrecarregada", acrescentou o responsável, precisando que o acidente ocorreu na quarta-feira.

"Trinta e três cadáveres foram recuperados do rio e 23 pessoas estão ainda desaparecidas (...) Após dois dias na água, supomos que estejam todas mortas", observou.

O coordenador da NEMA referiu que 82 passageiros foram salvos pelas agências de socorro dos dois países -- Níger e Nigéria -- com a ajuda de mergulhadores locais daquela região fronteiriça. As operações de resgate continuavam hoje em curso.

As condições meteorológicas na altura do naufrágio eram calmas, apesar de ser a estação das chuvas.

"Os rios estão cheios, o que pode provocar acidentes de barcos mais facilmente. Mas neste caso, a sobrecarga foi um fator", declarou Karim.

Os passageiros, comerciantes procedentes do sul do Níger, viajavam para um mercado local na aldeia de Lolo, no estado nigeriano de Kebbi. O comércio transfronteiriço, nomeadamente de gado e cereais, está muito desenvolvido na região.

Por Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário