© Maksim Konstantinov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images Por LUSA 21/02/2026
"Recebemos informações de que dezenas de bandidos atacaram a aldeia de Dutsin Dan Aniya na noite de quinta-feira e mataram pelo menos 50 residentes", disse à agência de notícias EFE o secretário da Coligação da Sociedade Civil de Zamfara (ZASCON), Attahiru Mohammed.
"Segundo os residentes, cerca de 100 bandidos que se deslocavam em motocicletas dispararam (...) contra as vítimas. Bloquearam todas as vias de entrada e saída enquanto realizavam os ataques, tornando quase impossível a fuga. Transformaram a aldeia num campo de extermínio", relatou.
De acordo com Attahiru Mohammed, o ataque, cujo motivo ainda não foi determinado, ocorreu durante a noite de quinta-feira, quando a maioria das vítimas --- mulheres e crianças --- foram assassinadas, enquanto um número indeterminado de pessoas foi sequestrado pelos "bandidos", que as mantiveram em cativeiro até às 02:00 hora local (01:00 em Lisboa), sem que as forças de segurança interviessem.
"Exortamos o Governo e as agências de segurança a agirem com determinação e a porem fim ao massacre imediatamente. Não podemos continuar à mercê de bandidos que atacam as nossas aldeias e comunidades à vontade", afirmou o secretário da ZASCON.
A EFE tentou contactar as autoridades policiais do estado de Zamfara, mas não obteve resposta.
Leia Também: Grupo armado mata 33 pessoas no noroeste da Nigéria em novos ataques
Pelo menos 33 pessoas foram mortas após militantes islâmicos lançarem ataques simultâneos num distrito no noroeste da Nigéria, de acordo com a polícia local, noticia hoje a agência norte-americana The Associated Press (AP).


Sem comentários:
Enviar um comentário