terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Se quer deixar de fumar em 2026, este plano é uma ótima ajuda... Laura Arent é profissional dedicada ao tratamento do tabagismo e revelou um plano que pode ajudá-lo a deixar de fumar. Se esta é uma das resoluções de ano novo que fez, veja como pode cumprir.

Por LUSA 

O início do ano é altura de recomeços e de fazer as típicas resoluções. Quantas irá cumprir? Se deixar de fumar foi uma das que fez, existem alguns truque que vão ajudar a que não desista da ideia.

Laura Arent é profissional certificada em tratamento do tabagismo da Franciscan Health e revelou um plano que pode ser bastante útil para conseguir deixar de fumar ao longo deste ano.

O plano para deixar de fumar

A chave mais importante para o sucesso está no planeamento inicial”, começou por dizer a especialista. Assim, aponta algumas estratégias para alcançar esse objetivo. Veja o que pode fazer.

Defina uma data para parar

“Marque uma data para parar de fumar, marque no calendário, programe um alarme. Defina com bastante antecedência, cerca de quatro a seis semanas, para que se prepare para esse dia.”

Atenção aos momentos em que fuma

“Identifique os gatilhos, como stress, situações sociais ou rotinas específicas que despertam o desejo de fumar.”

Comece a reduzir

“Aos poucos, faça a transição para meio maço, e assim por diante. Desafie-se a adiar o primeiro cigarro do dia, aumente o intervalo entre cigarros e deixe de fumar à noite.”

Atenção ao que bebe

“Além do stress, o principal motivo relatado pelas pessoas para a recaída é a decisão de beber álcool.”

Crie um kit

“Poderá optar por ter por perto pastilhas, rebuçados, alimentos crocantes, como palitos de cenoura, e até fotos de família para se lembrar as razões por estar a passar por este processo.”

Aposte em hábitos saudáveis

“Faça mais exercício, descubra novas maneiras de lidar com o stress e mantenha-se ocupado com várias atividades.”

Seja gentil consigo mesmo

“Tenha paciência consigo mesmo enquanto faz a transição para uma vida sem fumar. Está a mudar toda a rotina que estabeleceu ao longo de cinco, 10, 20 anos num período de algumas semanas.”

Mitos sobre fumar

O Lifestyle ao Minuto falou com a médica Ana Raquel Marques, responsável pela consulta intensiva de cessação tabágica do Agrupamento Centros de Saúde de Matosinhos, para perceber melhor alguns dos mitos associados a este vício.

A nicotina é o principal ingrediente tóxico dos cigarros

A nicotina é a substância que causa a dependência pelo cigarro. Após a combustão, o cigarro convencional gera cerca de 7.500 substâncias e destas aproximadamente 69 são cancerígenos conhecidos. Falamos em metais pesados, nitrosaminas entre outros tóxicos que existem quer no tabaco convencional quer nos novos produtos do tabaco.

Fumar ajuda a aliviar o stress

Fumar alivia o stress gerado pela abstinência do tabaco. A nicotina é um excitante e não um calmante. Por isso, não, a nicotina não alivia o stress em geral. 

Fumar apenas alguns cigarros é inofensivo

A verdade: Basta fumar menos de cinco cigarros por dia para ter maior risco cardiovascular e maior risco de ter cancro do pulmão, quer em homens quer em mulheres. Só é inofensivo não fumar.

Sem comentários:

Enviar um comentário